Início » Aplicativos e Software » Próxima geração do Windows 10 chega em breve, diz CEO da Microsoft

Próxima geração do Windows 10 chega em breve, diz CEO da Microsoft

Windows 10 Sun Valley deve ser revelado em junho com novo menu Iniciar, cantos arredondados e animações mais rápidas

Felipe Ventura Por

A Microsoft está realizando esta semana a conferência Build 2021 para desenvolvedores: o foco não está no Windows 10, mas o CEO Satya Nadella prometeu revelar “a próxima geração do Windows” muito em breve. Ela deve trazer melhorias na interface, uma loja repaginada de apps, entre outras novidades.

PC com Windows 10 e Windows Hello (Imagem: Divulgação / Microsoft)

PC com Windows 10 e Windows Hello (Imagem: Divulgação / Microsoft)

Em sua apresentação na Build 2021, Nadella disse: “em todas as oportunidades que destaquei hoje, o Windows está implícito. Ele nunca foi tão importante quanto agora. O Windows 10 é usado por mais de 1,3 bilhão de pessoas”.

O CEO continuou: “em breve, compartilharemos uma das atualizações mais significativas do Windows na última década para abrir maiores oportunidades econômicas para desenvolvedores e criadores”.

Nadella vem rodando essa prévia do sistema operacional nos últimos meses. Ele diz: “estou incrivelmente animado com a próxima geração do Windows”. A promessa é gerar mais oportunidades para que todos os desenvolvedores possam criar, distribuir e rentabilizar seus aplicativos.

Windows 10 Sun Valley deve ser anunciado em junho

Novos ícones do Windows 10 à esquerda (imagem: MegaMarian12350/Reddit)

Novos ícones do Windows 10 à esquerda (imagem: MegaMarian12350/Reddit)

Acredita-se que a Microsoft está planejando um grande evento sobre Windows para o mês de junho, no qual ela deve revelar a versão Sun Valley (21H2) com um redesign para o sistema.

Há rumores de que o Sun Valley trará um novo menu Iniciar, cantos arredondados na interface, animações mais rápidas, melhorias na barra de tarefas, entre outros.

Já estamos vendo alguns indícios de uma repaginação no visual: em versões de preview, o Windows 10 ganhou novos ícones de pasta; trocou ícones que não mudavam desde o Windows 95 e 98; ajustou a interface do Explorador de Arquivos; adicionou um menu flutuante na barra de tarefas; e migrou para uma fonte mais fácil de ler.

Novos ícones do Windows 10 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Novos ícones do Windows 10 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Além disso, a Microsoft Store do Windows 10 deve passar por mudanças significativas, permitindo que qualquer aplicativo seja oferecido para download. Atualmente, é necessário que o programa use a plataforma UWP (universal) de forma nativa ou seja convertido a partir do Win32.

A Microsoft planejava lançar o Windows 10X para PCs com tela dupla com uma interface repensada do zero. Então, a empresa mudou o foco e quis usar essa versão em dispositivos com uma só tela.

Este mês, ela decidiu cancelar o projeto para focar no Windows 10: “estamos aproveitando os aprendizados de nossa jornada até agora e acelerando a integração da tecnologia fundamental do Windows 10X em outras partes do Windows e produtos da empresa”.

Com informações: The Verge, XDA Developers

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
14 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Brad da Silva (@Brad_da_Silva)

Esses ícones de pastas coloridas ficaram HORROROSOS! Parece coisa do KDE de 2001.

Enfim, " Ela deve trazer melhorias na interface, uma loja repaginada de apps, entre outras novidades."

E lá vamos nós para mais um ciclo de 326 bugs pra cada degradê trocado pra mostrar as “novidades”.