Caixa de som, home theater e soundbar: qual a diferença?

Sistemas de som; caixa de som, home theater e soundbar, qual a diferença entre eles e a utilização mais comum para cada

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 7 meses
Caixa de som, home theater e soundbar: qual a diferença? (Imagem: Jeshoots.com/Unsplash)
Caixa de som, home theater e soundbar: qual a diferença? (Imagem: Jeshoots.com/Unsplash)

Uma das questões que sempre fazemos com o desenvolvimento tecnológico, como tirar o melhor proveito de meus dispositivos? Veja abaixo, qual a diferença entre os sistemas de som: alto falantes, home theater e soundbar. Quais são os usos mais comuns e que podem trazer melhores experiências para cada situação.

O que é caixa de som (alto falantes)

É o sistema mais simples de reprodução sonora, pode ser mono, quando todos os sons são equalizados em 1 mesmo canal, ou estéreo quando divide-se em duas saídas, pela direita e esquerda.

A qualidade de uma caixa de som envolve diversos fatores que determinam a precisão da experiência de audição, incluindo a resposta de frequência, a quantidade de distorção e a direcionalidade (dispersão) do alto-falante.

Tem a mesma teoria tecnológica dos fones comuns, que ao invés de dispersar som, concentram na captação auditiva do usuário (ouvidos). Para simples reconhecimento sonoro são suficientes, mas com o avanço tecnológico do áudio, as vezes se tornam menos efetivos.

Caixa de som, home theater e soundbar: qual a diferença? (Imagem: Soundtrap/Unsplash)
Caixas de som fornecem o estéreo mais simples (Imagem: Soundtrap/Unsplash)

O que é soundbar

Uma barra de som (soundbar) é uma solução compacta para as necessidades de áudio. Oferece conveniência, pois é uma única barra de som que pode-se posicionar perfeitamente na frente da TV. 

A barra produz o áudio de tudo o que está em exibição. Normalmente, se encontram soundbars individuais ou com um subwoofer externo. A percepção será um pouco maior na profundidade do som, em relação à potência e aos graves, com a ajuda de subwoofers. 

Caixa de som, home theater e soundbar: qual a diferença? (Imagem: Jonas Leupe/Unsplash)
As soundbars unem a saída de som sem fundir canais (Imagem: Jonas Leupe/Unsplash)

As mais atuais, agora, vem com diferentes opções de áudio, incluindo som surround. Essa possibilidade de conjunto surround nos leva ao próximo sistema.

O que é Home Theater

Os alto-falantes do home theater geralmente são conjuntos, o que significa que eles permitem uma configuração de som surround adequada, sendo colocadas estrategicamente. 

São vários alto-falantes que podem ser configurados ao redor da sala, o que significa que se obtém som de todos os ângulos. Isso permite que os usuários captem cada batida, na direção indicada. Porém, isso tem um custo, Home Theaters ocupam muito mais espaço e precisam de maior configuração. 

Os alto-falantes do home theater também oferecem a opção de selecionar o tipo de efeito de som surround desejado. O conjunto de alto-falantes depende se é um canal surround 2.1, 5.1, 7.1 e assim por diante. Quanto mais alto o canal surround, mais alto-falantes você tem.

Caixa de som, home theater e soundbar: qual a diferença? (Imagem: Loewe Technologies/Unsplash)
Home theater significa investimento de dinheiro e espaço (Imagem: Loewe Technologies/Unsplash)

Resumindo

Os 3 sistemas funcionam como uma escada na esfera de possibilidades de áudio. Tudo ficará resumido à escolha do usuário, o tipo de som que procura, o espaço disponível e o valor disposto para o investimento. Boa sorte.

Com informação: Michael Kummer.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Home theater na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Canal Exclusivo

Relacionados