iG lança hospedagem de sites ilimitada; saiba se vale a pena

Thássius Veloso
Por
• Atualizado hoje às 21:27
Painel de controle do host | Clique para ampliar

O portal iG, um dos maiores do País, quer entrar com força total no mercado de hospedagem de websites. Para tanto, a empresa começou a oferecer uma nova hospedagem com armazenamento e tráfego de dados completamente ilimitados, de acordo com informações prestadas por ela. O novo serviço é voltado para pequenas e médias empresas e profissionais liberais.

Concorrendo com gigantes do setor, como a Locaweb e o UOL Host, o iG Hospedagem custa entre R$ 18,90 e R$ 99,90, possibilitando um serviço de baixo custo para quem tem interesse em manter o seu site. Esses valores são tanto para hospedagens baseadas em Windows como para hospedagens baseadas em Linux.

O nosso redator Paulo Graveheart testou o novo serviço do iG Hospedagem, que foi oferecido pela empresa para o TB. Confira abaixo os comentários dele.

Logo de início, somos apresentados a um painel simples e limpo, com as opções dividas por categoria. Ao clicar em um dos ícones, o sistema abre uma div por cima do painel com as opções. Um dos problemas começa justamente aí: embora o visual do painel seja bonito, internamente algumas janelas parecem não ter sido trabalhadas. A configuração do PHP, por exemplo, parece deslocada do resto do visual. Outras opções, como o Gerenciador de DNS e o Gerenciador de Arquivos, são complexas demais.

Mas não para por aí: o Instalador do WordPress e o Redirecionar URL (entre outros) apresentam erro, o que pode frustrar um pouco o usuário. Entendo que a ferramenta é nova e ainda está em fase de testes, mas se a proposta é simplificar o processo de criação de sites, deveria haver um cuidado maior na apresentação das ferramentas. É perfeitamente possível subir os arquivos do WordPress pelo FTP, mas se existe a instalação fácil no painel de controle, ela deveria funcionar.

Francês ou inglês? | Clique para ampliar

Outras ferramentas funcionam bem, com destaque para o Email Marketing, que é simples de usar e intuitivo. Já o construtor de blogs permite criar um blog (usando uma plataforma bem diferente do WordPress) por meio de um wizard rápido. Mas é interessante notar que mesmo essa ferramenta ainda apresenta alguns detalhes bobos: embora o construtor esteja todo em português do Brasil, na primeira tela só existem duas opções de idioma: inglês e francês. Para o usuário comum, isso pode ser estranho.

Fora esses problemas, o construtor de blogs funciona bem; dá para criar um blog novo em apenas 4 etapas. Além disso, você ainda tem uma boa quantidade de temas já disponíveis e separados por categorias, e também diversos add-ons para incluir no blog.

A hospedagem também permite criar lojas virtuais,  sistemas de chat e CMS em poucos cliques. Obviamente que, se você é um usuário avançado não, precisa usar essas opções. É só subir os arquivos pelo FTP e criar a base de dados. Mas, para usuários que planejam ter uma loja online e não querem ter muita dor de cabeça, essa é uma boa saída.

No geral, o painel de controle é bem configurado e simples de utilizar, mas essas pequenas falhas podem ser frustrantes. Espera-se que o iG resolva isso até o lançamento oficial.

O iG informou que mantém uma equipe de suporte técnico 24 horas por dia e 7 dias por semana pronta para auxiliar seus clientes, inclusive nos fins de semana.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados