USB-C vai receber atualização para suportar carregadores de até 240 W

Atualização para o padrão USB-C conta com nova especificação que aumenta a potência máxima de cabos de 100 W para 240 W

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
USB-C (imagem: Pixabay)

Os cabos USB-C terão suporte a carregadores de até 240 watts em breve. Nesta terça-feira (25), o USB Implementers Forum (USB-IF) revelou uma nova atualização ao padrão que prevê aumento na potência da energia transmitida pelos acessórios a celulares, notebooks e outros aparelhos com o conector. O limite atual é de 100 watts.

USB-C vai receber suporte a carregadores de até 240 W

A alteração vem com a especificação Extended Power Range (EPR). Segundo o documento sobre a revisão 2.1, o novo padrão expande a potência máxima e garante segurança às recargas que ultrapassam o teto atual de 100 watts. Os cabos, porém, terão de seguir alguns requisitos extras para que sejam compatíveis com a opção.

Os acessórios devem trazer marcação eletrônica e um indicador visível para informar se há compatibilidade ou não com o EPR. Outro requisito é o suporte a uma operação funcional relatada de 50 V e 5 A. Também é preciso ter um capacitor de amortecimento no conector de cada extremidade para evitar a formação de arcos ao desconecta-lo quando ainda houver transmissão de energia.

A novidade tende a beneficiar dispositivos que dependem de muita energia para funcionar. Além de celulares, alguns notebooks mais recentes também utilizam a porta USB-C para carregar a bateria, por exemplo. Entre eles, está o MacBook Pro de 16 polegadas (Intel), que é acompanhado por um adaptador de 96 W.

Porta USB-C do Dell XPS 13 (2020) (Imagem: Tecnoblog)

Porta USB-C do Dell XPS 13 (2020) (Imagem: Tecnoblog)

O portal CNET destacou outros dispositivos cuja potência de 240 W é suficiente para permanecerem ligados ou para repôr as suas forças. É o caso de algumas impressoras e monitores maiores. Os notebooks para o público gamer também entram para a relação.

Os primeiros cabos USB-C com a especificação devem começar a aparecer no fim do ano. Ainda de acordo com o documento, os cabos SPR (Standard Power Range) existentes de 5 A estão sendo descontinuados e substituídos pelos cabos EPR. Os acessórios com corrente superior a 3 A também serão marcados eletronicamente.

Com informações: Android Central e CNET

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados