Início » Jogos » Como jogar Rust [Guia para iniciantes]

Como jogar Rust [Guia para iniciantes]

A vida não é nada fácil neste jogo. Veja algumas dicas básicas de como jogar Rust e sobreviva por mais tempo

Vivi Werneck Por

Rust é um game multiplayer de sobrevivência lançado para computadores, mas que também ganhou versões para PlayStation e Xbox. O jogo foi criado, inicialmente, como um clone de DayZ (um mod de ARMA 2) e adicionou alguns elementos de criação – como em Minecraft. Está perdido, como seu personagem, e não sabe por onde começar? Então confira algumas dicas de como jogar Rust.

Rust perdeu 25 servidores na Europa com incêndio (Imagem: Divulgação/Facepunch)

Como jogar Rust [Guia para iniciantes] (Imagem: Divulgação/Facepunch)

Como jogar Rust [Dicas básicas]

1. Escolha um servidor amigável para iniciantes

Se esta é sua primeira vez jogando Rust, resista à tentação de escolher um servidor oficial altamente popular só porque terá “mais gente para jogar”. Mais jogadores também significa mais pessoas em potencial para te matar, e pessoas experientes.

Ser abatido constantemente, logo após ressuscitar (ou dar um “respawn”) pode ser extremamente frustrante. Por isso, busque por servidores mais amigáveis com iniciantes. No menu principal do jogo, vá até “Community Servers”. No campo de busca digite algo como “friendly” (amigável), “beginner” (iniciante) ou mesmo “PvE only” (Somente jogador vs ambiente).

Vale ressaltar que outros jogadores ainda podem te matar, mas a probabilidade é menor.

2. Crie um saco de dormir

Seu primeiro instinto, ao chegar na ilha, pode ser querer se armar até os dentes o mais rápido possível (e não é uma má ideia), mas há outros itens dos quais você não pode negligenciar para não passar por ainda mais apuros. Um deles é o saco de dormir, que em Rust pode ser usado como um ponto de renascimento (respawn) customizado, ao ser colocado no chão.

Para fazer um saco de dormir, você precisará de 30 “cloth” (panos ou tecidos). É possível conseguir este item numa planta chamada “hemp”. Cada muda dessa planta dá um estoque de 10 cloth, então encontrar três delas será o suficiente.

3. Acerte o “x” para mais materiais

Pode parecer um pouco estranho encontrar “x” pintados em vermelho por aí, mas a marcação tem um ótimo propósito. Primeiramente, você precisará de pedras e madeiras para criar diversos itens, dentre eles uma machadinha e uma picareta.

Acerte o “x” em árvores, com a sua pequena rocha (sua ferramenta inicial), para conseguir mais material extra por golpe. A mesma ideia vale ao acertar pedras, quando aparecer um brilhinho, acerte bem neste local para conseguir recursos extras.

rust-game

Como jogar Rust [Guia para iniciantes] (Imagem: Divulgação/Facepunch)

4. Atenda primeiro suas necessidades iniciais

Com o saco de dormir já pronto, suas ferramentas iniciais forjadas e com as pedras e madeira que coletou, agora é hora de conseguir… Mais madeira! Priorize conseguir mais deste recurso para criar seus itens de sobrevivência iniciais. Coletando bastante madeira, você poderá construir sua primeira base. Mantenha o foco nisso, por enquanto.

Apenas usando madeira (e nenhuma outra matéria-prima) é possível construir os seguintes itens e bem importantes para quem está começando: building plan (plano de construção), building foundation (alicerce de construção), walls (paredes), wooden door (porta de madeira), wooden lock (fechadura de madeira), campfire (fogueira) e storage box (caixa de armazenamento).

Dica importante: acender uma fogueira à noite pode atrair outros jogadores. Não ponha um alvo em sua cabeça. Se precisar acender uma fogueira para cozinhar, faça isso durante o dia e evite trazer (mais) problemas para você.

5. Encontre o local ideal para sua primeira base

Depois de coletar muita madeira é hora de escolher um cantinho para chamar de seu e construir sua primeira base. Ao procurar pelo local ideal, tenha em mente dois fatores: proximidade de recursos e segurança.

Escolher o lugar certo para sua base pode influenciar muito no seu sucesso no jogo. Tente não se afastar muito e acabar sendo morto de bobeira. Busque, inicialmente, um local próximo de onde já está. Você poderá construir outras bases depois.

Uma sugestão de um bom local, que reúna riqueza de recursos e segurança, é a floresta. Além de ter bastante madeira, você ainda conta com uma camuflagem natural de graça. Num primeiro momento, evite criar bases em locais desérticos ou com neve. Lembre-se, você também pode morrer desidratado ou de frio.

Quando estiver mais experiente, outra dica é construir bases próximas a estradas e cidades antigas. Normalmente há material de melhor qualidade nesses lugares. Apenas tenha cuidado porque outros jogadores podem pensar o mesmo.

Dica importante: sua base não ficará bela e imponente para sempre. Assim como tudo em Rust, seu “porto seguro” começará a se degradar com o tempo. Para evitar isso, construa “upkeeps”, ou seja, locais de manutenção.

Colete 1 mil madeiras para construir um armário de ferramentas para sua base. Vá colocando algumas quantidades de materiais de construção nele. Quanto maior sua base, mais armários de ferramenta você precisará. Sim, a vida é difícil nesse jogo.

rust-game

Como jogar Rust [Guia para iniciantes] (Imagem: Divulgação/Facepunch)

6. Tudo pronto? Agora é hora de explorar!

Mas cuidado… Não somente outros jogadores, a vida selvagem, o clima, a fome, a sede, as doenças e etc querem te matar em Rust. Fique atento ao explorar cidades antigas e, especialmente, locais industriais. Outro inimigo do jogador é a radiação que pode e vai te matar, caso não tenha um traje adequado.

Se ainda estiver vestindo folhas de bananeira, ou algo parecido, que nem de longe lembram um traje de proteção para radiação, fique de ouvidos atentos a qualquer ruído de “estalinhos”, aquela clássica sonoplastia de radiação que os gamers já conhecem. Se ouvir isso, dê as costas e vá embora. Se insistir em prosseguir na direção da radiação… Bom, foi bom te conhecer.

E estas são apenas algumas dicas bem básicas só para começar a jogar Rust. O jogo irá evoluir bem mais que isso e muitas coisas você descobrirá pelo caminho (para o bem ou para o mal). Boa sorte e não esqueça de se hidratar!

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando