Modo escuro do Facebook “sumiu” para alguns usuários nesta quarta (26)

Um bug no aplicativo do Facebook inativou o modo escuro (dark mode) no Android; opção teria desaparecido para alguns usuários

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
modo escuro do facebook para android
Facebook com modo escuro no Android. (Imagem: Reprodução/Facebook)

Usuários do Facebook relataram problemas com o modo escuro nesta quarta-feira (26). De acordo com as reclamações feitas em redes sociais a partir do fim desta tarde, o tema do aplicativo teria voltado automaticamente para o modo claro, e a opção de dark mode teria sumido das configurações.

O modo escuro do Facebook foi lançado primeiro na web e, em junho de 2020, passou a ser distribuído gradativamente no Android e no iPhone. A função chegou a mais usuários em outubro, à medida que ganhava mais adeptos. A versão Lite do app também conta com o recurso.

O problema relatado nesta quarta-feira não atinge todos os usuários e, segundo a apuração do Tecnoblog, parece ter afetado somente os aplicativos para Android.

Em nossos testes iniciais, foi possível usar o dark mode do Facebook normalmente em um Galaxy S20 com Android 11 (One UI 3.1). Entretanto, após desativar o modo escuro do sistema e tentar usá-lo apenas no app do Facebook, a opção para exibir o tema escuro não apareceu mais.

Modo escuro do Facebook não aparece nas configurações do Android, mas aparece no iOS (Imagem: Reprodução/Facebook)

Modo escuro do Facebook não aparece no Android (esq.), mas aparece no iOS (dir.) (Imagem: Reprodução)

No Twitter, usuários da rede social afirmam que “o modo escuro do Facebook simplesmente sumiu” e “não quer mais voltar”.

Modo escuro do Facebook "sumiu" para alguns usuários (Imagem: Reprodução/Twitter)

Modo escuro do Facebook “sumiu” para alguns usuários (Imagem: Reprodução/Twitter)

Facebook reconhece problema com modo escuro no Android

O Tecnoblog entrou em contato com a assessoria do Facebook para apurar mais informações sobre o problema com o modo escuro e obteve a seguinte nota:

“Estamos cientes de que algumas pessoas estão com dificuldade para acessar alguns recursos no aplicativo Facebook para Android. Estamos trabalhando para restaurar os serviços o quanto antes” – porta-voz do Facebook.

Portanto, se você é usuário da rede social, não precisa entrar em pânico – o Facebook não está removendo o dark mode do Android. Basta esperar para que tudo volte ao normal, o que deve ocorrer em breve.

Matéria atualizada em 26/05/2021 às 19:22 para incluir a nota do Facebook.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados