Google vai construir “cidade” na Califórnia com escritórios e 4 mil casas

Projeto quer construir em uma área de quase 330 mil metros quadrados; Google investiu US$ 1 bilhão em obras na Califórnia

Pedro Knoth
Por
• Atualizado há 4 meses
Projeto de Campus do Google em San Jose (Imagem:Google)
Projeto de Campus do Google em San Jose (Imagem: Divulgação/Google)

O Google recebeu aprovação unânime do Conselho da Prefeitura de San Jose, nos EUA, para construir uma “cidade” que deve misturar residências e escritórios. O projeto urbano, aprovado nesta semana, foi criado em 2017 . No acordo, a big tech planeja incorporar uma área de quase 330 mil metros quadrados no centro de San Jose para construir casas, escritórios, lojas, parques, hotéis e centros culturais.

Novo campus do Google terá moradia acessível

De acordo com o projeto de desenvolvimento urbano, o Google deve aproveitar um espaço de cerca de 60 mil metros quadrados para construir 4 mil casas – um quarto delas a um preço mais acessível – e escritórios para 20 mil funcionários. Além disso, a big tech planeja construir 300 quartos de hotel, espaços de lazer e cultura, parques e residências provisórias para quem visitar San Jose à negócios. O novo campus será aberto a todos os residentes da cidade.

Para destravar o projeto urbano na prefeitura, o Google pagou um valor inédito em benefícios comunitários: 200 milhões de dólares. A maior parte do dinheiro vai para programas de capacitação profissional de San Jose. A empresa ainda teve de chegar a um acordo em cima da hora com o time de hóquei local, o San Jose Sharks, para evitar futuras disputas judiciais.

No projeto, está escrito que as obras começam no início de 2022, mas podem demorar entre 10 e 30 anos para serem concluídas. A aprovação é um alívio ao Google: na primeira reunião do Conselho da Prefeitura de San Jose para discutir a proposta, em 2018, houve protesto de residentes em frente ao prédio municipal.

Muitos culpam o Google e outras empresas de tecnologia do Vale do Silício pelo aumento no custo de vida em cidades da costa oeste, como San Francisco.

Google investiu 1 bilhão em expansão na Califórnia

A “cidade” do Google em San Jose representa apenas uma fração de um grande plano de expansão imobiliária da gigante de tecnologia. A empresa investiu mais de 1 bilhão de dólares em projetos de infraestrutura no estado da Califórnia.

Obras para colocar de pé novos campi em Sunnyvale e em Mountain View, local da matriz da big tech, já começaram. O Google ainda planeja abrir sua primeira loja física em Nova Iorque, junto com um novo escritório.

Contudo, o momento do empreendimento é delicado. Sundar Pichai, CEO do Google, afirmou que a empresa deve adotar um modelo híbrido, variando entre o home-office e o trabalho presencial. Funcionários terão mais liberdade para escolher se querem retornar ao escritório – Pichai diz que 60% devem frequentá-lo apenas por três dias na semana e 20% devem trabalhar somente à distância.

Com informações: The Verge, Engadget e East Bay Times

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Pedro Knoth

Pedro Knoth

Ex-autor

Pedro Knoth é jornalista e cursa pós-graduação em jornalismo investigativo pelo IDP, de Brasília. Foi autor no Tecnoblog cobrindo assuntos relacionados à legislação, empresas de tecnologia, dados e finanças entre 2021 e 2022. É usuário ávido de iPhone e Mac, e também estuda Python.

Canal Exclusivo

Relacionados