Início » Internet » O que é o W3C? [World Wide Web Consortium]

O que é o W3C? [World Wide Web Consortium]

Saiba o que é o W3C, como esse consórcio trabalha para definir as futuras diretrizes web e quais empresas fazem parte dele

Leandro Kovacs Por

Pode parecer que a internet é um terreno sem padrões e diretrizes, mas na verdade não é. Veja abaixo, o que é o W3C e como esse consórcio funciona para garantir os passos futuros da World Wide Web (www), a nossa famosa internet de todos os dias. Esse grupo é composto pelas maiores empresas do setor e conta com funcionários dedicados em tempo integral.

O que é o W3C? (Imagem: W3C/Divulgação)

O que é o W3C? (Imagem: W3C/Divulgação)

O que é o W3C?

O W3C é uma comunidade internacional que inclui uma equipe em tempo integral, especialistas do setor e várias organizações membros. Esses grupos trabalham juntos para desenvolver padrões para a World Wide Web.

Qual o papel da W3C?

A missão do W3C é levar a Web a todo o seu potencial, desenvolvendo protocolos e diretrizes relevantes. Isso é obtido principalmente pela criação e publicação de padrões da Web.

Ao adotar os padrões da Web criados pelo grupo, os fabricantes de hardware e desenvolvedores de software podem garantir que seus equipamentos e programas funcionem com as tecnologias da Web mais recentes.

Por exemplo, a maioria dos navegadores da Web incorpora vários padrões do consórcio, o que permite interpretar as versões mais recentes do código HTML e CSS.

O que é p W3C (Imagem: Pankaj Patel/Unsplash)

A linguagem HTML é um padrão do W3C (Imagem: Pankaj Patel/Unsplash)

Quando os navegadores estão em conformidade com os padrões, isso também ajuda as páginas da internet a aparecer de forma consistente em diferentes navegadores.

Desde quando existe?

O World Wide Web Consortium desempenha um papel importante no desenvolvimento da internet desde que foi fundado em 1994. Com a constante evolução das tecnologias Web, o consórcio trabalha publicando novos padrões. Muitas das tecnologias incluídas nos sites da Web 2.0 são baseadas em padrões desenvolvidos pelo W3C.

O que produziu?

A organização é guiada por seus princípios de padrões abertos. Ela os chama de OpenStand, ao qual se refere como “O Paradigma Moderno para Padrões”. Entre as principais contribuições da W3C para os padrões de internet temos:

  • CGI;
  • CSS;
  • DOM;
  • HTML;
  • HTTP;
  • XHTML;
  • XML.

Quais são os principais membros do W3C

O W3C, atualmente, tem 438 membros. Os membros da organização adotam os padrões e defendem ao W3C por diversos meios, incluindo participação em grupos, patrocínio de eventos, presidindo grupos e implementando especificações. Damos destaque aos membros:

Com essas informações definimos o que é o W3C e suas funções mais importantes para o desenvolvimento da plataforma World Wide Web, que tanto facilita a vida dos milhões de conectados.

Com informações: Techopedia, W3.org, Techterms.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando