Início » Computador » Como converter .mpeg para .mp3 ou .mp4

Como converter .mpeg para .mp3 ou .mp4

Otimização de arquivos; saiba como converter .mpeg para .mp3 ou .mp4 e o que muda efetivamente com a conversão

Leandro Kovacs Por

O formato .mpeg é de alta qualidade, mas ocupa algum espaço em disco, apesar de ter sido criado para transferências rápidas. Veja abaixo, como converter .mpeg para .mp3 ou .mp4. O método é relativamente simples, mas o que será que se perde com esse tipo de conversão? Veremos as vantagens e desvantagens desse processo de otimização de arquivos e velocidade de transmissão.

Como converter .mpeg para .mp3 ou .mp4 (Imagem: Nejc Soklic/Unsplash)

Como converter .mpeg para .mp3 ou .mp4 (Imagem: Nejc Soklic/Unsplash)

O que é .mpeg?

O formato .mpeg foi desenvolvido pela MPEG (Moving Picture Experts Group) sendo uma organização que desenvolve padrões para codificação de áudio e vídeo digital.

Trabalham diretamente com a Organização Internacional de Padronização (ISO) e a Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) para garantir que os padrões de compressão de mídia sejam amplamente adotados e disponíveis universalmente.

Como funciona?

Usando a compactação .mpeg, o tamanho do arquivo de um arquivo multimídia pode ser reduzido significativamente, com pouca perda perceptível de qualidade. Isso torna a transferência de arquivos pela Internet mais eficiente, o que ajuda a conservar a largura de banda da Internet.

A compactação .mpeg é tão conhecida que o termo “MPEG” é usado para se referir a um vídeo salvo em um formato de arquivo, em vez da própria organização. Esses arquivos geralmente têm uma extensão de arquivo “.mpg” ou “.mpeg”.

Como converter .mpeg em .mp3 ou .mp4?

Os arquivos .mp3 são exclusivamente de áudio, tendo sua versão audiovisual o .mp4. Fazer conversão de .mpeg para ambos os formatos, significa maior redução de tamanho do arquivo e maior velocidade de transferência, com perda imperceptível de qualidade de áudio no caso do mp3 e vídeo para o mp4.

A melhor solução para converter um arquivo .mpeg é buscar programas de conversão de vídeo gratuitos e serviços online para encontrar um que ofereça suporte ao formato. Alguns exemplos são:

Tirando o Any Video Converter que tem seu próprio método, porém não é complexo, os exemplos Zamzar e FileZigZag funcionam arrastando o arquivo para a página do browser, fazendo seu upload e escolhendo o formato que gostaria de se converter.

No nosso caso, ficamos somente com o .mp3 e .mp4, mas diversos outros formatos estão disponíveis. Com essas informações já somos capazes de converter .mpeg para .mp3 ou .mp4 sem maiores dificuldades, boa sorte.

Com informação: Lifewire, TechTerms.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando