Como achar a pasta com meus arquivos armazenados no Android

Saiba como usar um gerenciador de arquivos para navegar por pastas do Android e encontrar itens salvos na memória do celular

Ana Marques
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Apps no Android (Imagem: Adrien/Unsplash)
Apps no Android (Imagem: Adrien/Unsplash)

Fez download de algum arquivo no celular, mas não sabe como acessá-lo? Alguns smartphones com Android já vêm com um explorador de arquivos nativo. Em todos os outros casos, é possível baixar o app Files do Google, que irá exibir os itens que você salvou na memória do aparelho. Veja, no tutorial a seguir, como achar a pasta “Meus arquivos” no Android.

Onde fica a pasta “Meus Arquivos” no Android?

Para começar, o nome para a pasta que armazena por padrão os arquivos do seu smartphone pode mudar, a depender da fabricante do dispositivo e da versão da interface do sistema.

Em celulares Galaxy com One UI 3, por exemplo, o nome é realmente “Meus Arquivos”. Para encontrá-la, acesse a bandeja de aplicativos do celular e, na barra de pesquisa, localizada na parte superior da tela, busque por “Meus Arquivos”, como mostra o print a seguir:

Encontrando a pasta "Meus Arquivos" em celulares Galaxy (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Encontrando a pasta “Meus Arquivos” em celulares Galaxy (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Em celulares Android de outras fabricantes, é possível encontrar outros caminhos. Você pode buscar por termos como “Arquivos” ou “Downloads”, por exemplo. Caso nada apareça, a maneira mais simples e universal de encontrar seus documentos é baixar o aplicativo Files do Google, na Play Store. Com ele, é possível gerenciar arquivos em qualquer celular com Android.

Usando o Files, gerenciador de arquivos do Google

Após baixar o app Files do Google, você deve abrir o app e confirmar as solicitações de permissão de acesso ao armazenamento do telefone. Em seguida, basta usar o gerenciador para explorar fotos, vídeos e outros documentos armazenados no celular.

Files do Google permite gerenciar arquivos e limpar memória (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Files do Google permite gerenciar arquivos e limpar memória (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Com o Files, você também pode liberar espaço no dispositivo. A ferramenta “Liberar memória” está disponível na barra inferior do app. Ao tocar sobre ela, o software mostra quanto de armazenamento você tem disponível e oferece sugestões para obter mais espaço.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados