Início » Jogos » Vale a pena comprar o PSP Go?

Vale a pena comprar o PSP Go?

Avatar Por
pspgo

PSP Go: Novo portátil da Sony

E não é que a Sony resolveu remodelar o seu PlayStation Portable pela terceira vez desde seu lançamento em 2004?  Mal foi anunciado e já saiu o PSP Go (aparentemente a Sony descartou o ponto de exclamação que acompanhava o nome do console), que deu as caras em outubro deste ano na América do Norte, e esse mês no Japão.

Lançar o console primeiro no Oeste não foi o único paradigma que a Sony destruiu com a nova versão do seu portátil.

As mudanças estéticas são as mais óbvias – o PSP Go é menor, mais leve e tem uma tela que desliza sobre os controles, tornando-o mais portátil que seus irmãos mais velhos. O velho conector USB A-to-mini-B foi descartado em prol de um odiável conector proprietário (a lógica por trás da mudança? Irritar os donos, eu imagino). O mesmo conector também faz TV Out, o que nos modelos anteriores exigia uma porta separada. A tela é quase imperceptivelmente menor que a dos PSPs anteriores.

O PSP Go também ganhou Bluetooth, o que permite conectar o console a headsets sem fio e telefones. É uma função útil, já que pessoalmente detesto fios de qualquer espécie, mas que certamente se manifestará na forma de redução de vida da bateria.

Uma característica implorada por donos de PSPs era memória interna, que reduziria a nossa dependência de cartões de memória. Resolvendo sair um pouco do padrão, a Sony decidiu nos ouvir – o PSP Go tem 16 GB de memória flash. De todas as possíveis mudanças do console, essa era provavelmente a mais desejada.

O novo formato do PSP Go viabilizaria uma tela sensível ao toque, e de fato houve boatos a respeito dela, mas infelizmente o input continua sendo feito apenas por botões. É uma pena, na verdade, porque o Nintendo DS e o iPhone mostraram que uma tela de toque abre muitas possibilidades para o desenvolvimento de software.

Até aqui o novo console parece uma atualização atraente do bom e velho PSP, que já estava na idade para um upgrade mais significante. Foi na forma de distribuir os jogos que a Sony enfiou os pés pelas mãos.

A empresa era criticada há anos por causa do ironicamente entitulado Universal Media Disc, o disquinho de filmes e jogos para o PSP. Formato proprietário é sempre uma dor de cabeça desnecessária, mas a Sony insistia em dar apoio ao padrão que ela criou – e todos nós já vimos esse filme antes.

Mesmo quando Hollywood decidiu que a aposta nos UMDs havia sido uma tremenda perda de tempo, a Sony fincou o pé e falou que daria suporte ao formato até a morte. A Sony parecia não aprender com os fracassos do Betamax, Minidisc, Memory stick e todos os outros formatos que ela inventou e empurrou pra cima da gente.

E aí subitamente ela resolveu atender às críticas e livrou o PSP Go do UMD, aderindo ao modelo de distribuição digital. Mas o problema de ser teimoso demais é que, quando você finalmente muda de idéia e aceita sugestões de novas direções, os frutos da insistência de outrora continuarão te dando dor de cabeça.

O que aconteceu é que os gamers já haviam se resignado na insistência da Sony no formato dos discos pro PSP e acumularam vários jogos ao longo dos anos – jogos que eles não poderão jogar em seus PSP Gos novinhos em folha, porque a Sony desistiu de oferecer um programa de download de conteúdo de UMDs. Todos os seus jogos deverão ser recomprados e baixados para o novo console.

Pra usar outro produto da Sony na analogia, isso é equivalente a comprar um blu-ray player que automaticamente inutiliza toda a sua coleção de DVDs.

Permita-me apontar que a Sony não tornará os downloads mais baratos que os jogos físicos. Ou seja, o seu amigo que compra a versão em UMD do jogo que você adquiriu pro teu PSP Go pagará menos que você, e ainda terá a opção de trocar/revender o jogo no futuro.

E já que entramos no âmbito de discutir preços, aí vai a pior parte – o PSP Go custa (por enquanto, ao menos) 299 dólares. É um custo difícil de justificar quando você pode pescar outros 50 dólares da carteira e sair da loja com um PS3 – ou até mesmo um iPod touch de 32 GB.

A comparação da etiqueta de preço com a do iPod touch não é desmerecida – a Sony aprendeu a lição da Apple e resolveu investir nos desenvolvedores independentes, a quem eles estão tentando seduzir pra lançar jogos pro seu portátil.

Tais jogos se chamarão “PSP Minis”, custarão entre 5 e 10 dólares, e o primeiro deles é Fieldrunners, que é justamente um título de muito sucesso da AppStore. Ou seja – aqueles que colocavam os dedos nos ouvidos e berravam “não estou ouvindo, não estou ouvindo” quando dizíamos que o iPod touch ameaçava a área do PSP, não poderão mais ignorar o que está acontecendo ao redor deles. A intercessão entre público de iPod touchs e PSPs é admitida pela Sony.

Vale a pena comprar o PSP Go? Como fã de muitos anos do console, estou profundamente desinteressado neste novo modelo do portátil da Sony. O preço é proibitivo e não há grandes jogos pra plataforma que eu não poderei jogar no meu PSP-2000. A (atual) impossibilidade de instalar programas homebrew no aparelho reduz ainda mais sua autonomia – ou seja, adeus emuladores e ports de Counterstrike.

Por ora, deixarei o PSP Go passar. E não vejo por que você também não deveria.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Darkiino

Engraçado voltar depois de 9 anos e descobrir que o izzy considera esse modelo uns dos melhores portateis

Luh
Genteee!!! Eu ganhei do meu filho um PSP Go e estou apaixonada!!! Ele ja me deu com alguns jogos que ele instalou e hoje ja instalei mais alguns que meus amigos baixaram da net e me deram..Ex.: Axterix obelix, pangya, ja tenho call of dut, gta, god of wars, mortal combat, prince of percia... e muitos outros q passo do note pra ele ou vice versa tranquilamente pelo cabo usb... para pasta iso... acho super bonito e muito compacto e leve, com tela quase do mesmo tamanho que os outros... nao entendo a dificuldade de voces, pois sou totalmente "analfabeta" para esse tipo de coisa e estou muito tranquila... boa sorte!!!
tatyane
concordo eu vou comprar o psp go e ja era se der deu se nao der fazer oque temos que estar abertos a opinioes que sejam realista,de acordo com o nosso amigo ele nem possui o psp go e ja ta falando mau ?aprendi como baixar jogos pra ele pelo pc e colocar no cartao micro sd e pronto ta feito o esqueminha galera
Igor
Quem ai tem PSP, e quer fazer parte de blog de games, fazer vídeos comentados, gameplays, tudo sobre videogames e jogos, mande e-mial para -> [email protected] e fale os jogos que você tem , pode ser homem ou mulher tenha 13 anos ou mais. Não precisa ser experiente em vídeos de jogos. Obrigado !! Pode ser bloqueado ou desbloqueado .
tania
Gente pelo amor de Deus não consigo comprar os jogos para o PSP go tentei fazer como o Gustavo ensinou, mas mesmo assim não consegui, alguém pode me ajudar? agradeço desde já
layoH
Preferencialmente prefiro o PSP 3000 slim ^^ e muito mais bonito e os botões do go e muito esprimido. Mas mudando de assunto, qualquer dúvida sobre desbloquear, colocar jogos, mudar papel de parede, etc, etc... só me add: [email protected]
MAM
Valeu Gabrielr.PP, fiz como voce sugeriu e deu tudo certo! Muito interessante e os preços dos jogos do PSP GO são muito honestos, assim não é necessário "apelar" para pirataria. Muito bom !!
Yusuke
Acho que muita gente aqui ainda não percebeu, mas o desbloqueio do PSP Go já saiu a alguns meses... eu acho o PSP Go ótimo, lógico que os propietários de PSP mais antigos vão defender sua preferência, mas a mim, o fato da aparência diferente e da tela ligeiramente menor não me afeta em nada, adoro meu PSP Go, principalmente agora que ele está desbloqueado! E sobre as pessoas que dizem que pirataria complica as coisas... ACORDEM, a SONY tá pouco se lixando pra nós Brasileiros, prova disso é a complicação pra se conseguir comprar jogos para psp e ps3 via PSN... eu acho que é por esse motivo que os brasileiros tem mais é que entupir seus psp de jogos pirata!
miguel
Quando compra o psp go, na caixa diz que: “Digital Game Pack-Get 3 full game dowloads $80 value”. Como faço para baixar estes jogos?
Gabrielr.PP
você precisa criar uma conta na psn com endereço americano, não existe ainda a playstation Store brasileira!
Miguel
acessei o [email protected], nao consigo acessar [email protected], informa que "este servico nao se encontra disponivel no seu pais/regiao" Como deve proceder? Não consigo utilizar o GAME. Preciso de ajuda!
txiagão
você é engraçado. como diz uma amiga, o que voce quer sei eu. É claro que todos podem ter as suas preferências. Agora, comprar jogos online éuma vantagem e não uma desvantagem. Basta efectuar a compra (com dinheiro, sabe?) e simplesmente instalar no aparelho. as PSP´s andam afogadas em jogos piratas, ou seja, a maioria das consolas têm crack e permitem jogar jogos de borla em vez de estes serem pagos. Ora como deve calcular, as pessoas que estão na Sony não foram parar lá por acaso, e este medida permite uma renovação na forma de lidar com a consola. é tambem uma forma de combater a pirataria, daí cromos como você estarem zangados. não sabe que o que é bom não dura para sempre? enfim, eu nunca tive uma, mas basta olhar para a nova para ver que é melhor em todos os níveis, é lindissima. mais pequena e leve. no seu caso acho compreensivel que não queira mudar, porque para isso tem que comprar jogos, algo que não está habituado. Mas o facto de eu não ter que me deslocar a uma loja, e poder efectuar uma compra e jogar em poucos instantes (sem sair do sofá) é uma vantagem, e todas as teorias são ridiculas. os pais e os avós podem continuar a oferecer jogos como presentes, em vez do disco, oferecem um envelope com saldo para se poder escolher o jogo (vantagem). ;) se é vossa primeira PSP comprem, pois até hoje não conheci nenhum produta da Sony que perdesse qualidade com uma nova geração ou modelo de qualquer gama.
Gabrielr.PP
Para quem quer comprar jogos do PSP GO e não consegue cadastrar o cartão de crédito, pode fazer da maneira que eu costumo fazer!! precisa de 1 cartão internacional e criar uma conta no paypal www.paypal.com.br cadastra o cartão (vai ser descontado algo tipo 1 dolar e alguma coisa, e na fatura do cartão vai ter um codigo junto com a descrição do produto q no caso eh a ativação do cartão no paypal...ae vc digita esse codigo no paypal e o dinheiro é devolvido para vc, não é obrigatório ter a conta no paypal pode comprar direto pelo cartão tbm, feito isso é só acessar esse site http://cardscodes.com/ e comprar creditos para a psn pode ser em euro ou dolar, vc pode mudar isso no site(precisa criar uma conta americana na psn ou européia....eu prefiro americana)se sua conta na psn eh americana compre creditos americanos se for européia compre creditos para européia.... depois vc vai receber em questão de 10 minutos no maximo o codigo no seu e-mail ae eh soh ir na psn em redeem code colocar o numero e tá lá seus creditos em sua carteira na psn para vc comprar o q quiser la!! sempre faço isso e sempre deu tudo certo!!!
Filipe
Eu comprei um cartão pré-pago em lojas especializadas (em Brasília eu comprei na SuperGames). Tem de US$ 20 e US$ 50. Aí você cadastra um endereço americano, como foi falado anteriormente, um McDonalds qualquer e pronto. Compra os jogos que quizer. Uma vantagem é que vários jogos tem demo para vc testá-los. Qualquer dúvida, estamos por aqui! Abç!
mafalda
nao conbsigo abaixar jogos no meu PSP Go, tambem nao consigo comprar creiditos, ja tentei de tudo, tem alguma outra ideia, existe algum local no Brasil que vendam o cartao? AUXILIO, ou tem alguem que quera comprar um!
Exibir mais comentários