Início » Aplicativos e Software » Como usar o Instagram [Guia Completo]

Como usar o Instagram [Guia Completo]

Saiba como usar o Instagram em sua totalidade; reunimos tutoriais sobre Reels, Stories, Instagram Shopping, IGTV e mais recursos

Ana Marques Por

O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários globalmente. A plataforma começou como um simples app de compartilhamento de fotos gratuito e hoje engloba diversas funções interessantes para pessoas físicas e empresas, com direito a recursos como o Instagram Shopping, Stories, Reels, IGTV e mais. A seguir, veja um guia completo sobre o Instagram e aproveite ao máximo cada recurso da rede social.

Como usar o Instagram (Imagem: Katka Pavlickova/Unsplash)

Como usar o Instagram (Imagem: Katka Pavlickova/Unsplash)

Criando a sua conta no Instagram

Vamos começar pelo início: a criação da sua conta.

Após baixar gratuitamente o Instagram no seu smartphone, pela Play Store ou App Store, você deve abrir um aplicativo para se cadastrar. Atualmente é possível fazer isso usando uma conta do Facebook ou um outro e-mail. Você também pode criar uma conta usando um número de telefone.

Caso esteja tentando recuperar uma conta desativada, temos este tutorial para te ajudar melhor durante o processo.

Tudo certo? Agora é hora de personalizar o seu perfil do Instagram.

Certifique-se de colocar um nome fácil de ser achado (caso esse seja o seu objetivo) e uma foto de perfil atraente. Trabalhe em uma bio criativa para atrair mais seguidores e passar credibilidade.

Você também pode inserir um link para um site externo (muitas pessoas aproveitam esse campo para incluir um agregador de links que irá redirecionar seus visitantes para um portfólio, outras redes sociais ou uma página que tenha mais informações sobre você ou seu trabalho.

Conta pessoal ou profissional?

E se você está começando agora, pode ter dúvidas em relação ao tipo de perfil que deseja ter – profissional ou pessoal.

Existem algumas vantagens da conta profissional, especialmente se você planeja ter muitos seguidores e pretende planejar seu conteúdo com base no público que construir na rede social. Saiba para quem as contas comerciais do Instagram são indicadas e conheça seus principais benefícios em nosso guia para iniciantes.

Privacidade

Se você ainda não está preparado para compartilhar seus posts com o mundo inteiro, é possível fechar o seu perfil, permitindo que apenas as pessoas que você autoriza o sigam e possam visualizar o que você publica na plataforma.

Mas se o problema é uma pessoa em especial, veja um tutorial de como bloqueá-la para evitar interações indesejadas.

Redes sociais (Imagem: Reprodução/Pexels)

Redes sociais (Imagem: Reprodução/Pexels)

Cuidados com a segurança

Antes de passarmos aos diversos recursos do Instagram, lembre-se de configurar a verificação em duas etapas na rede social para reforçar a segurança da sua conta. Ensinamos como fazer isso neste outro post aqui.

Encontrando conteúdo e pessoas interessantes

Eu duvido que você não tenha um amigo (ou conhecido) para seguir no Instagram. Ainda assim, a primeira coisa a se fazer para tornar o uso do app mais interessante é procurar por contas que publiquem fotos ou vídeos sobre temas dos quais você goste.

Para isso, use e abuse da opção “Explorar” (ícone de lupa na barra inferior do aplicativo). Essa área exibe Reels, publicações do feed e produtos com base nas suas preferências e interações na rede (a minha, por exemplo, é cheia de vídeos de cachorrinhos fofos e cabelos coloridos).

Você também pode pesquisar por assuntos específicos, outras contas, locais ou hashtags na barra superior que aparece nesta tela. Faça bom proveito!

Feed do Instagram

O feed do Instagram é onde você publica as fotos e vídeos que ficarão expostos por tempo indeterminado para seus seguidores. Essa área virou um espaço premium para a maioria dos usuários após o lançamento dos Stories, já que os posts instantâneos agora têm um destino melhor e são apagados após 24 horas.

Diversos usuários gostam de personalizar o feed da rede social produzindo verdadeiros mosaicos com conceitos planejados previamente, e existem diversas formas de fazer isso. Damos algumas dicas neste tutorial sobre como organizar o feed do Instagram.

Feed do Instagram

Inspiração para Feed do Instagram (Imagem: Reprodução)

Como ganhar mais likes?

Não existe a fórmula mágica e perfeita para ser mais curtido ou seguido no Instagram. Entretanto, há boas práticas que devem ser seguidas por quem quer atrair mais público para o seu perfil.

Entre as principais táticas usadas para este fim, destacam-se a criação de uma marca original, o uso de hashtags e a publicação de fotos de qualidade. Veja algumas outras formas de aumentar suas chances de sucesso no Instagram.

Ocultando o número de likes

Por muito tempo acreditou-se que o número de likes do Instagram promovia uma sensação de concorrência que pressionava muito os usuários, exercendo influência direta sobre a sua saúde mental. O Instagram chegou a ocultar a contagem de curtidas para todos os usuários por padrão, mas recentemente voltou atrás, afirmando que esse padrão comportamental não é uma regra.

Portanto, agora cabe a você decidir como lidar com essa métrica. O número de likes ainda te incomoda? Saiba como ocultá-lo.

Mais algumas dicas úteis na hora de fazer publicações no Instagram:

Como usar o Instagram Stories

Se você não era tão ligado em redes sociais até agora, pode não lembrar, mas os Stories do Instagram foram uma cópia do Snapchat, rede social que virou febre há alguns anos entre os mais jovens, permitindo postar vídeos curtos e fotos que somem após 24 horas.

Bem, o Facebook (responsável pelo Instagram) gostou muito da ideia e criou o Instagram Stories, que funciona basicamente da mesma forma – e se tornou um dos principais recursos da plataforma.

Por lá, você pode direcionar sua publicação a todo mundo que te segue ou apenas aos seus melhores amigos. Também é possível escondê-los de apenas algumas pessoas.

Instagram Stories (Imagem: Reprodução/Instagram)

Instagram Stories (Imagem: Reprodução/Instagram)

E há diversas possibilidades de criação de conteúdo, desde fotos tiradas no momento ou importadas da galeria do smartphone, até publicações que promovem interação com seus seguidores, como enquetes, perguntas e muito mais.

Reunimos os principais tutoriais já publicados aqui no Tecnoblog para que você tire o máximo de proveito do Instagram Stories:

Filtros AR no Instagram

Para além dos demais recursos que apareceram com o Instagram Stories, os filtros AR merecem um destaque especial, devido às suas proporções.

Os efeitos podem ser submetidos por meio da plataforma Spark AR, do próprio Facebook. Atualmente, há mais de 400 mil criadores de filtros espalhados por 190 países, e mais de 1,2 milhões de efeitos Spark AR foram desenvolvidos para o Facebook e o Instagram.

Se você quer saber como entrar no mundo dos filtros AR como um criador, veja este tutorial. Mas se a sua praia é apenas usar o que há de melhor na plataforma, saiba como pesquisar filtros no Instagram.

Live no Instagram

Live no Instagram (Imagem: Hans Vivek/Unsplash)

Live no Instagram (Imagem: Hans Vivek/Unsplash)

As lives ficaram bastante populares no início da pandemia, em 2020, e até hoje milhares de pessoas ainda tiram um tempo para fazer uma transmissão ao vivo para seus seguidores. Atualmente, o Instagram permite que você faça live com até 4 pessoas, por meio das Salas ao Vivo.

Saiba também:

Instagram Reels

Assim como os Stories, o Reels foi “inspirado” em outra rede social que ainda faz muito sucesso entre as novas gerações: o TikTok. O recurso começou como uma parte do Instagram Stories, mas tomou proporções bem maiores – a rede social até reformulou seu layout para dar mais destaque à função.

Você pode usar o Reels no Instagram para compartilhar vídeos curtos e criativos em um feed vertical, e também pode criar rascunhos para postar depois. Veja algumas outras possibilidades:

IGTV

Para quem quer ir além dos 30 segundos do Reels ou dos 60 segundos do feed, o Instagram criou o IGTV, que permite publicar vídeos de até 1 hora.

Mas preste atenção: você não tem um canal no IGTV só por estar inscrito no Instagram. É preciso criar esse ambiente – o que pode ser feito pelo aplicativo ou pela versão web da plataforma. Veja como criar o seu canal no IGTV e também como postar o seu primeiro vídeo por lá.

Mais algumas dicas úteis sobre o recurso:

Como usar os Guias do Instagram

Com tantos recursos disponíveis no Instagram, vem aquela dúvida: como organizar todo o conteúdo postado? A resposta é simples: com os Guias. Com essa função, criadores e até mesmo empresas que vendem algum tipo de produto ou serviço na plataforma podem facilitar para seus seguidores encontrar diversas publicações sobre um mesmo tema.

É possível criar três tipos de Guias: lista de locais, lista de produtos ou de publicações. Saiba mais sobre elas e aprenda a usá-las com este tutorial completo.

Guias do Instagram

Guias do Instagram (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)

Como usar o Instagram Shopping e lojas do Instagram

O Instagram se tornou uma poderosa ferramenta para quem trabalha com vendas de produtos ou serviços. Com a Loja do Instagram, você pode criar um catálogo para exibir itens em uma verdadeira vitrine virtual dentro da rede social; saiba como configurar a sua em nosso tutorial.

Além disso, se você vai vender produtos no Instagram é importante diferenciar as lojas do Instagram Shopping – são ferramentas distintas, mas complementares, que podem ajudar você a alavancar o seu negócio.

Cansou disso tudo?

Desativando ou excluindo uma conta do Instagram

Se depois dessa “tour” por todos os principais recursos do Instagram você ainda não vir muita vantagem em aproveitar os recursos da rede social, saiba que há a opção de excluir a sua conta definitivamente ou apenas desativá-la (dar uma pausa). Veja mais informações neste artigo.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando