Início » Antivírus e Segurança » 7 dicas para evitar golpes na App Store do iPhone ou Mac

7 dicas para evitar golpes na App Store do iPhone ou Mac

Fugindo dos “espertos”; veja 7 dicas para evitar golpes na App Store do iPhone ou Mac e não caia nas iscas maliciosas

Leandro Kovacs Por

Apesar dos esforços da Apple, no processo para aplicativos da App Store, às vezes, golpes podem escapar. No artigo abaixo, separamos 7 dicas para evitar golpes na App Store do iPhone ou Mac. Os aplicativos maliciosos vêm em uma variedade de formas. Alguns se passam por aplicativos populares e legítimos ou falsificam o nome de um recurso do próprio sistema.

7 dicas para evitar golpes na App Store do iPhone ou Mac (Imagem: Pixabay/Pexels)

7 dicas para evitar golpes na App Store do iPhone ou Mac (Imagem: Pixabay/Pexels)

1. Não confie nas estrelas da App Store

A App Store oferece um sistema para rápido diagnóstico da qualidade do app, nota de 1 a 5 estrelas, então está tudo resolvido. Infelizmente, não é tão simples. Nem toda avaliação com estrelas vem com uma testemunho escrito, é fácil para os “espertos” manipularem o sistema gerando avaliações em massa para alterar a balança.

Um aplicativo com muitas críticas negativas, mas milhares de classificações de 5 estrelas pode parecer muito popular, embora a maioria das pessoas que de fato utilizam, não gostem. Por isso, as avaliações escritas devem ter um valor maior do que as estrelas na hora de baixar o app.

2. Leia as críticas (não as de destaque)

Uma vez que as avaliações com estrelas podem ser enganadas, vale a pena ler as críticas. Isso não significa dar uma olhada no texto em destaque, pois também podem ser plantados.

Existe uma pequena indústria de vendedores de falsas avaliações, assim os desenvolvedores “espertos” podem comprar resenhas falsas para impulsionar o desempenho de seu aplicativo. Fazem isso até para prejudicar apps de fato interessantes.

Não se preocupe com estrelas e leia muitos comentários (Imagem: Lucas Lima/Reprodução)

Não se preocupe com estrelas e leia muitos comentários (Imagem: Lucas Lima/Reprodução)

3. Evite comprar sem um teste grátis na App Store

Pior que aplicativos injetando anúncios irritantes em seu telefone, é quando um exige dinheiro por um serviço que ele realmente não executa, é o cúmulo.

Realmente, não importa de que candidato da App Store estamos falando. Nenhum aplicativo deve receber dinheiro a menos que o usuário tenha um bom motivo para acreditar que receberá o serviço.

4. Procure recomendações de conhecidos

As chances são boas de que ao encontrar um novo aplicativo para experimentar, ele estará na App Store, mas não é a única opção. Como citado acima, classificações e avaliações podem ser manipuladas, existem empresas inteiras dispostas a trabalhar dessa forma.

Levando isso em conta, caso esteja procurando por um novo aplicativo de “lista de tarefas” ou qualquer outro, primeiro procure por conhecidos e amigos que possam ter utilizado, ou procure sites e fóruns confiáveis com sugestões sobre cada caso.

5. Cheque as permissões solicitadas na App Store

A Apple trabalha para que aplicativos não invadam a privacidade de seus usuários o tempo todo. Na própria App Store, em “Privacidade do App”, antes de realizar o download de algum, é possível saber quais são as permissões que o app solicitará.

Evite aplicativos que peçam permissões além do necessário. Um app de filtros para fotos pode pedir o acesso aos arquivos e a câmera do aparelho. É demais se pedir acesso à sua lista de contatos ou localização, sem necessidade.

6. Veja se os screenshots mostram funcionalidade

Acessando a página de um aplicativo na App Store, consegue-se mais informações ao conferir as suas capturas de tela. Porém, para esconder uma má intenção ou falso funcionamento de app, muitos “espertos” oferecem screenshots que não representam de fato o programa ou que escondam parte de sua interface.

Verifique as permissões solicitadas (Imagem: Lucas Lima/Reprodução)

Verifique as permissões solicitadas (Imagem: Lucas Lima/Reprodução)

7. Confira outros apps do desenvolvedor

Vale muito a pena, conferir quais são os outros aplicativos oferecidos pelo desenvolvedor. Isso é feito tocando sobre o nome dele, dentro da App Store. A maioria dos “espertos” com aplicativos maliciosos, não possuem muitos programas cadastrados com seu nome ou não ficam restritos a apenas uma marca. Pelo contrário, criam diversos nomes “iscas”.

Conferir a página e produtos do desenvolvedor é útil (Imagem: Lucas Lima/Reprodução)

Conferir a página e produtos do desenvolvedor é útil (Imagem: Lucas Lima/Reprodução)

Não existe receita mágica, para evitar golpes na App Store do iPhone ou Mac é necessário uma série de cuidados antes de efetuar o download do app. Fique atento e boa sorte.

Com informação: Wired.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando