Sucessor do Snapdragon 888 para celulares Android é detalhado em vazamento

Possível sucessor do Snapdragon 888 deve ser fabricado em processo de 4 nanômetros e trazer suporte à conectividade 5G

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Qualcomm Snapdragon 888 5G (Imagem: Divulgação/Qualcomm)
Qualcomm Snapdragon 888 5G (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

A Qualcomm ainda não apresentou o sucessor do Snapdragon 888. Mesmo assim, os detalhes do futuro processador para celulares e tablets Android da companhia foram revelados por Evan Blass nesta quinta-feira (3). Entre os destaques, estão a fabricação em processo de 4 nanômetros, núcleo baseado na arquitetura ARMv9 e suporte ao 5G.

O vazamento fala de um chip da Qualcomm identificado pelo modelo SM8450. Espera-se que o componente seja o sucessor direto do Snapdragon 888, processador da Qualcomm voltado a celulares e tablet com ficha técnica avançada e que é referenciado pelo código SM8350. Mas o nome da peça, até o momento, é um mistério.

Sucessor do Snapdragon 888 deve ser produzido em 4 nm

O tweet de Evan Blass fala sobre o modem Snapdragon X65 5G integrado. A cargo de comparação, o componente anunciado no ano passado traz o Snapdragon X60 5G, também com conectividade 5G. O novo processador ainda deve ser produzido em um processo de 4 nanômetros, enquanto o Snapdragon 888 é feito em 5 nanômetros.

Sobre os núcleos, o próximo componente tende a trazer o Kryo 780 baseado em ARMv9. A arquitetura foi introduzida em março com a promessa de mais velocidade e mais segurança. Além disso, o processador da Qualcomm pode contar com o chip gráfico Adreno 730 e o processador de sinal de imagem (ISP, em inglês) Spectra 680.

Os demais detalhes antecipados na publicação do Twitter ficam pelo suporte ao Qualcomm FastConnect 6900, ao codec de áudio Qualcomm Aqstic WCD9380/WCD9385 e à RAM LPDDR5. As unidades de processamento seguro (SPU260), de processamento de vídeo Adreno 665 (VPU) e de processamento de exibição Adreno 1195 (DPU) também devem marcar presença no chip.

Ainda não há previsão de lançamento para o sucessor do Snapdragon 888.

Com informações: Evan Blass (Twitter), GSMArenaphoneArena e XDA-Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados