iOS 14 chega a 90% dos dispositivos Apple lançados nos últimos quatro anos

Os números do iOS 14 são animadores e foram divulgados poucos dias antes da provável apresentação do iOS 15, e do iPadOS 15

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
iOS 14 (Imagem: Reprodução/Apple)

iOS 14 (Imagem: Reprodução/Apple)

A Apple divulgou nesta quinta-feira (3) que o iOS 14 já está presente em 90% de todos os iPhones lançados ao menos nos últimos quatro anos. A divulgação deste dado acontece poucos dias antes do WWDC deste ano, evento para desenvolvedores da empresa da maçã onde um novo sistema operacional móvel deve ser apresentado ao público.

Se tem um número que a Apple gosta de utilizar em praticamente qualquer evento, seja ele voltado para desenvolvedores ou não, é a adoção de seu sistema operacional móvel dentro da base instalada de aparelhos. Este tende a ser um momento de alfinetada direta para o Android, sempre atrás. Aparentemente este será o cenário da semana que vem, pois neste momento 90% de todos os celulares lançados pela marca nos últimos quatro anos já rodam o iOS 14.

Abrindo os números, enquanto a imensa maioria dos iPhones já roda o sistema operacional mais recente, 8% ainda estão dentro do iOS 13. Levando em conta o alcance dos dados, o iOS 14 pode ser instalado até mesmo no iPhone 6S, lançado em 2015 e que em setembro deste ano faz seis anos de vida. Olhando a adoção para dentro dos quatro anos, o aparelho mais antigo é o iPhone 8 e ele nasceu já dentro do iOS 11.

Abrindo a pesquisa para colocar todos os iPhones já lançados e ainda ativos, o iOS 14 está em 85% dos celulares, com o iOS 13 em 8% e sistemas ainda mais antigos em 7%. Já para os iPads, 91% dos tablets rodam a versão mais recente do sistema operacional móvel da Apple, com 8% também dentro do iPadOS 13.

Como o iPad é um dispositivo presente na vida das pessoas por mais tempo, o iPadOS 14 está em 79% de todos os modelos já lançados e ainda em funcionamento, com 9% deles no iPadOS 13 e 12% em versões ainda mais antigas do sistema operacional.

iPadOS 14 (Imagem: Paulo Barba/Tecnoblog)

iPadOS 14 (Imagem: Paulo Barba/Tecnoblog)

iOS 14 cresceu desde fevereiro deste ano

A última divulgação de participação das versões de seu sistema operacional em dispositivos da marca aconteceu no final de fevereiro, quando o iOS 14, lançado em setembro do ano passado, figurava em 80% de todos os iPhones ativos e 86% dos celulares lançados nos últimos quatro anos.

De lá até a primeira quinzena de junho, o iOS 14 ganhou quatro pontos percentuais e o iPad subiu 7%.

O iOS 15 (junto do iPadOS 15) deve ser apresentado já no próximo dia 7. Os rumores mais quentes apontam modificações na tela inicial, levando widgets também para o iPad. As notificações devem aparecer no pacote de recursos alterados, com a possibilidade do usuário escolher se quer ou não o barulho de algumas delas enquanto dirige, dorme, trabalha ou qualquer situação preenchida dentro de um perfil.

A conferência anual da Apple para seus desenvolvedores também deve apresentar novidades para o watchOS que roda dentro dos Apple Watch, tvOS dos modelos de Apple TV e também para o macOS dos computadores iMac, MacBook e Mac Mini.

Com informações: Apple e MacRumors.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados