Início » Aplicativos e Software » Windows 10: ex-Microsoft conta por que som de inicialização fica inativo

Windows 10: ex-Microsoft conta por que som de inicialização fica inativo

Windows 10 tem som de inicialização, mas recurso vem desativado por padrão; ex-funcionário da Microsoft explica a decisão

Emerson Alecrim Por

Se você tem um notebook com Windows 10, talvez já tenha notado (ou vai notar agora) que o sistema operacional não executa nenhum som durante a inicialização, recurso que era padrão no Windows 7 e versões anteriores. Jensen Harris, ex-funcionário da Microsoft, explicou o porquê recentemente.

Notebook com Windows 10 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Notebook com Windows 10 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Harris liderou por bastante tempo a equipe de Experiência do Usuário de Windows (WUE, na sigla em inglês). Em um vídeo publicado em seu canal no YouTube durante o fim de maio, o designer e engenheiro revela que, por decisão dele, o Windows 8 e, posteriormente, o Windows 10, deixaram de vir com o som de inicialização ativado.

O recurso existe e você pode ativá-lo a qualquer momento. Mas Harris e sua equipe decidiram não manter o som de inicialização como uma funcionalidade padrão por conta de uma mudança de foco: quando o Windows 8 foi desenvolvido, o número de usuários que priorizava notebooks no lugar de desktops já era bastante expressivo.

Enquanto a Microsoft se concentrava em adequar o Windows para uma abordagem “mobile-first” (que prioriza notebooks, portáteis 2 em 1 e afins), Harris percebeu que o som de inicialização poderia ser inadequado na nova realidade.

Laptops e afins ampliam as possibilidades de uso do computador. O usuário pode abrir o seu notebook na cama, durante a noite, ou em uma viagem de avião, por exemplo. Em circunstâncias como essas, o som de inicialização pode ser inconveniente ou até irritante.

Harris dá um exemplo baseado em sua própria experiência. No vídeo, ele conta que precisava cuidar de seu bebê recém-nascido em uma noite e, enquanto isso, queria acessar a internet. Porém, ele não se lembrava sobre ter deixado o seu notebook em modo silencioso. Havia 50% de chance de ele ligar o equipamento e o som de inicialização acordar a criança, portanto.

Embora Harris pudesse resolver esse problema com fones de ouvido, ele se deu conta de que o som de inicialização era inútil, pelo menos em laptops e afins, razão pela qual esse recurso foi desativado a partir do Windows 8.

A maioria dos PCs vendidos eram laptops ou netbooks e essa porcentagem aumentava a cada ano. Com a mobilidade vieram diferentes situações. PCs sendo usados em lugares que não eram comuns quando o Windows 3.1 surgiu, como o quarto ou o sofá.

Jensen Harris

A Microsoft até considerou reintroduzir o som de inicialização no Windows 8, mas desistiu da ideia porque os engenheiros estavam preocupados em cortar funcionalidades não essenciais que pudessem aumentar o tempo de inicialização do sistema operacional, principalmente na versão para ARM.

Como ativar o som de inicialização

O meu PC principal é um desktop com Windows 10. O som de inicialização está habilitado, mas não lembro de alguma vez ter feito essa configuração, o que me faz suspeitar que desktops podem ativar o recurso por padrão ou que, talvez, isso seja efeito do fato de essa instalação contar com uma licença migrada do Windows 7 para o Windows 10.

Seja como for, saiba que você pode habilitar o som de inicialização no Windows 10. Para isso, você precisa apenas clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone de áudio no canto direito da Barra de Tarefas, escolher Abrir Configurações de Som e ir em Painel de Controle de Som (role a tela para isso).

Na janela que surgir, vá à aba Sons e marque a opção Tocar som de Inicialização do Windows.

Ativando som de inicialização no Windows 10 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Ativando som de inicialização no Windows 10 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Ao fazer isso, talvez você perceba que, no Windows 10, esse som é o mesmo que existia nos Windows Vista e 7. Harris comenta que, quando o Windows 8 estava sendo desenvolvido, um novo som de inicialização vinha sendo preparado, mas como o recurso não foi adiante, essa tarefa foi deixada de lado. De todo modo, ele promete divulgar o som que seria empregado no Windows 8 em breve.

Com informações: Windows Latest.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
9 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

imhotep (@imhotep)

Faz tempo q eu não inicializo o sistema…

@ksio89

Só de vingança eu vou por o som de inicialização do Windows 95 no meu PC:

Sérgio Alexandre de Faria Júnior (@serFar)

Sempre questionei a utilidade desse som, sempre desativei toda vez que instalava o sistema de novo.

Tori Niwikari (@Tori)

Antigamente era pra alertar ao usuário que o sistema iniciou.
Digo, a experiência da década passada era fazer o computador ser algo pessoal e intuitivo.
Sons de sistema ligando e desligando faziam com que fosse mais claro para todos como o dispositivo funcionava.
(Além de servir pra verificar que o Codec de áudio está funcionando)

Hoje em dia não se é mais necessário, mesmo que eu goste dessa experiência de usuário.

Higo Ferreira (@higoff)

Eu acho maneiro, saudosismo puro. Embora eu seja um cara bastante adepto a mudanças, por várias vezes me pego jogando Duke Nukem, Doom 2 e assistindo à Caverna do Dragão. Rsrsrs…

Eu (@Keaton)

Em circunstâncias como essas, o som de inicialização pode ser inconveniente ou até irritante.

Só nessas situações que esse som pode ser irritante? Sério… o som era irritante pra caramba. Pior são os outros sons do sistema… tanto que mudar o esquema de sons para “(nenhum)” é literalmente a primeira coisa que eu faço ao instalar o Windows pra mim…