Primeiras impressões do leitor: FaceTime para Mac

Convidado
Por
• Atualizado há 1 semana

A Apple anunciou nessa semana a disponibilidade do FaceTime para Mac OS, por meio de um aplicativo ainda em estágio Beta. Ele está aí para qualquer um baixar, e foi o que o Ale Johnny (@alejohnny), leitor assíduo do TB, fez. Abaixo você confere as primeiras impressões do Ale sobre o FaceTime para Mac.

Não custa lembrar que o aplicativo é beta e pode ser modificado no futuro.

• • •

Quem reclama da Apple, dizendo que a empresa ignorou a vídeo-chamada anterior ao lançamento do FaceTime e depois proclamou-se a criadora do recurso, está enganado. O modo antigo era complicado, proibitivo e nada intuitivo. O usuário dependia da operadora, precisava pagar a mais para ter os minutos de vídeo-conferênca, e ainda ficava à mercê da compatibilidade com os mais variados dispositivos, de diferentes fabricantes.

A Apple simplificou isso tudo. Tendo um iPhone ou iPod compatível com o FaceTime, você cadastra o número de telefone (no iPhone) ou seu endereço de e-mail (no iPod Touch), e pronto. Não precisa de operadora (exceto na hora de mandar o SMS para cadastrar o número de telefone), só de internet.

FaceTime no Mac e no iPhone 4 (reprodução/Apple)

Com o FaceTime para Mac OS, mais um dispositivo torna-se capaz de comunicar com os iPhones 4 e iPods Touch. Mas será que o aplicativo funciona como promete? Seu que a versão ainda é beta, mas realizei alguns testes e defini os pontos positivos e os negativos do FaceTime.

Pontos positivos

  • O aplicativo pode ser fechado, pois ele abre sozinho quando uma chamada é recebida.
  • Interrompe a reprodução de músicas do iTunes quando uma chamada é iniciada ou recebida, e depois torna a reproduzir a música.
  • A janela gira automaticamente quando o interlocutor coloca o iPhone/iPod Touch em modo paisagem ou ajusta a câmera do iSight pata modo paisagem. (O inverso também acontece, com o modo retrato.
  • Cadastro simples. Quem tem uma conta na iTunes (ou qualquer Apple ID) só precisa inserir o e-mail e a senha.

Pontos negativos

  • A agenda de contatos do Mac ainda não indica quem tem FaceTime. No iPhone/iPod Touch é diferente: o aparelho mostra um botão para iniciar a conversa por FaceTime quando a pessoa tem o recurso disponível.
  • O formato de números de telefone ainda não é compreendido corretamente. Meus contatos registrados na agenda costumam usar o formato DDD + Telefone, como 21-987654321. No entanto, o FaceTime depende do formato Código do País + DDD + Telefone, como 55-21-987654321. Com isso, ele não identifica quem está ligando, mas apenas mostra o número de telefone.

E a versão para Windows?

Todo mundo que testou o FaceTime falou: “Cara, imagina isso no Windows?!” e “Tem que ter um uma versão para Windows!”. E o que acho é o seguinte: o FaceTime depende da agenda de contatos. Portanto, ou a Apple lança uma versão que fosse compatível com o Office Outlook (principal programa para Windows com suporte a contatos, já que o próprio Windows não tem) ou ela lança uma versão da agenda de contatos do Mac OS para Windows, tal qual iTunes e Safari (o que é mais improvável ainda).

Download | FaceTime para Mac
Baixatudo | FaceTime para Mac

Aviso | As opiniões do autor do texto não refletem necessariamente as do Tecnoblog.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter

Relacionados