Início » Jogos » Como jogar Frostpunk [Guia para iniciantes]

Como jogar Frostpunk [Guia para iniciantes]

Sobrevivência da espécie; saiba como jogar Frostpunk e as principais estratégias para resistir ao mundo gelado e caótico

Leandro Kovacs Por

Como manter a ordem e sobreviver com poucos humanos em um planeta terra distópico, baseado em frio extremo? Veja abaixo, como jogar Frostpunk e o que é necessário, inicialmente, para não perder o controle da comunidade nem ser dizimado pelo frio mortal que o planeta se encontra. O jogo é baseado em estratégia de construção e elaboração de regras de comportamento.

Como jogar Frostpunk (Imagem: Frostpunk/Divulgação)

Como jogar Frostpunk? (Imagem: Frostpunk/Divulgação)

1. Postos de coleta antes de tudo

Tenha certeza de que não é o único a não se preocupar em coletar materiais nas primeiras jogadas de Frostpunk. Em um primeiro momento, este edifício parece ser ruim e com raio limitado.

No início do jogo, existe um conjunto de recursos espalhados em torno do gerador. Para maximizar a produção, você precisará colocar 45 funcionários no trabalho. Porém, com um posto de coleta, são necessárias apenas 10 pessoas para reunir, elas trabalharão em condições mais quentes e farão isso mais rápido, por isso é importante.

Postos de coleta otimizam a mão de obra (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Postos de coleta otimizam a mão de obra (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

2. Aqueça as casas de Frostpunk

As condições climáticas são extremas e o número de sobreviventes limitado em Frostpunk. Prevenir é melhor do que remediar. Pessoas hospitalizadas não trabalham em turnos de 24 horas nas minas.

Aqueles que estão em condições de congelamento têm muito mais probabilidade de adoecer. Os centros de saúde sobrecarregados por baixas causadas pelo frio podem ser a diferença entre sobreviver ao inverno com uma população saudável ou um cemitério saudável. Foco em manter todos aquecidos.

A visão térmica ajuda a ver onde tem aquecimento (imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

A visão térmica ajuda a saber onde tem aquecimento (imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

3. Expedições recorrentes

Reunir material grátis vai te salvar. Assim que você puder enviar expedições, faça-o. Se tiver tempo para pesquisar o segundo grupo de procura, faça isso também. Não há melhor investimento que se possa fazer, grupos que invadem a neve procurando por coisas. Entre os itens encontrados estão comida, recursos, equipamentos e até mesmo um ou dois postos avançados.

4. Quanto mais pesquisa melhor em Frostpunk

Engenheiros são preciosos, coloque-os nas oficinas e faça-os pesquisar para evitar que as coisas comecem a dar errado novamente.

Se você precisar de postos médicos abertos, não vai doer muito levar os engenheiros de volta aos centros médicos. A sua mão de obra é limitada, use-a bem, e não deixe os engenheiros parados. Sua situação é extrema, para sobreviver, precisa de velocidade extrema para encontrar soluções.

Como jogar Frostpunk (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

O primeiro nível de pesquisa deve ser concluído rápido (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

5. Observe mas não escravize-se pelas demandas

O ser humano é complicado e difícil, em situações de extrema necessidade, isso só piora. Enquanto o líder faz o trabalho de salvá-los, a comunidade geralmente vai aparecer com demandas que tornam o trabalho mais difícil. Melhor considerar essas pequenas exigências como “lembretes”, não como obrigações estratégicas.

O bom equilíbrio do “livro de leis” manterá as coisas em ordem. Os caminhos auxiliares como os religiosos e de ordem também são muito úteis. Algumas notícias táticas falsas do prédio da Propaganda podem ser úteis para salvar algumas partidas.

Demandas da população vão dificultar as decisões (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Demandas da população vão dificultar as decisões (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

6. Quais construções fazer primeiro

Em primeiro lugar, para conseguir jogar Frostpunk, a concentração deve ser em fornecer o que há de mais básico para a população: comida e abrigo. Para fazer isso, construa um Posto Médico, uma Cozinha e uma Cabana de Caçador.

Eles determinam os níveis de Descontentamento / Esperança e, consequentemente, sua capacidade de governar a cidade. Além disso, construa algumas tendas dentro da zona aquecida para reduzir o descontentamento causado pela falta de moradia.

Durante os primeiros dias de jogo, você não precisa ter um lar para todos; basta ter abrigo para mais de 50% da população.

Como jogar Frostpunk (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Posto médico evita surtos e pandemias (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

7. Quais tecnologias pesquisar primeiro

Depois de fazer o Workshop em Frostpunk, o jogador poderá usar a Árvore de Tecnologia, dividida em 4 categorias. Cada tecnologia diz respeito a um determinado aspecto do funcionamento da cidade.

Logo no início, o ideal é completar o primeiro nível de pesquisa nas categorias. Isso irá desbloquear todas as construções mais eficientes, essa deve ser a prioridade no início. O melhor dessas construções é economizar a força de trabalho, podendo usar em outro lugar.

8. Quais leis devem ser impostas no início

Durante os estágios iniciais de Frostpunk, o jogador poderá acessar apenas um capítulo do Livro de Leis, “Adaptação”. Nesse trecho, ficam leis que determinam a abordagem à população. Uma vez que as leis têm um impacto significativo sobre a moral dos cidadãos, deve-se equilibrar bem essa situação.

A mudança de emergência deve vir primeiro. Ela permite ao líder abrir qualquer mina em uma situação de emergência por 24 horas. Isso é particularmente útil no caso das minas de carvão, que podem ser abertas se houver risco de falha do gerador.

Leis que exigem sacrifício no trabalho são ideais no início (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Leis que exigem sacrifício no trabalho são ideais no início (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Nunca introduza a “Lei do Duelo”. Se quiser manter o controle das coisas, não pense nessa liberação. Isso levará as pessoas a recorrerem à violência para resolver seus problemas, gerando aumento das taxas de mortalidade e uma queda séria da esperança.

Página oficial: Frostpunkgame

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando