Windows 10 força atualização de PCs na versão May 2020 Update

A Microsoft tira proveito de aprendizado de máquina para entregar a atualização para o Windows 10 da melhor forma possível

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Tela do Windows Update (Imagem: reprodução/Windows 10)

Tela do Windows Update (Imagem: reprodução/Windows 10)

A Microsoft anunciou no final da semana passada que está trabalhando para que a atualização mais recente do Windows 10 esteja nas máquinas de usuários, com foco para quem ainda não saiu da versão May 2020 Update (2004). Para estas pessoas, o update é mandatório e a gigante do software promete entregar e instalar o pacote da melhor forma possível.

Se você é um usuário que atualiza constantemente o computador, ou não impede o trabalho automático da máquina para este objetivo, já deve estar rodando o Windows 10 May 2021 (também conhecido por 21H1). O pacote contendo o update foi liberado a partir do dia 18 de maio e traz algumas correções de segurança e desempenho, junto de novidades como a barra de tarefas com previsão do tempo e notícias.

Mesmo sendo gratuita, algumas pessoas ainda não permitiram que o computador aplicasse a atualização. O sistema operacional 0 não empurra o update quando ele ainda é novo, mas passa a tomar essa atitude para quem vem negando a instalação por algumas vezes. É o caso de usuários ainda dentro do Windows 10 2004, lançado em maio do ano passado.

“Iniciamos a primeira fase do nosso lançamento para o treinamento do aprendizado de máquina, visando os dispositivos com Windows 10 na versão 2004 para atualização automática para o Windows 10, versão 21H1. Continuaremos a treinar nosso aprendizado de máquina por todas as fases, para entregar de forma inteligente as novas versões do Windows 10 e oferecer uma experiência de update tranquila”, diz a Microsoft em nota.

Microsoft já forçou atualização do Windows 10 no passado

Este tipo de atitude não é nova para a Microsoft. A gigante do software já utilizou essa mesma abordagem em outros momentos, ao menos desde 2019. Uma delas foi em novembro do ano passado, quando a empresa finalizou o suporte para o Windows 10 em sua versão 1903 (ou 19H1).

O fim da vida significa o fim de qualquer update de segurança mirando essa versão do sistema operacional, junto da atualização mandatória para usuários que entram em contato com a empresa para pedir algum tipo de suporte. Só após este último passo o atendimento pode prosseguir normalmente.

Se você está em uma versão mais antiga do Windows 10 e quer instalar o update para o 21H1, que é a mais recente, basta entrar nas configurações do sistema operacional, clicar em Atualização e Segurança, para depois clicar em “Verificar se há atualizações”. Também é possível baixar e instalar qualquer update ainda não mandatório ao clicar na opção que pode aparecer logo abaixo deste botão.

Com informações: Microsoft e Bleeping Computer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados