Android 12: Google vai trocar efeito visual que usuários achavam ser bug

Efeito visual do Android 12 mostra animação granulada ao tocar em elementos clicáveis do novo sistema operacional do Google

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Android 12 (Imagem: Divulgação / Google)
Android 12 (Imagem: Divulgação / Google)

O novo design do Android 12 é um dos destaques da atualização. Mas um efeito visual que surge ao tocar em elementos do sistema tornou-se alvo de queixas de usuários por parecer uma falha do software. Em resposta aos relatos de bugs, o Google anunciou que vai modificar a animação para melhorá-la nas próximas versões de testes.

O efeito surge ao pressionar qualquer elemento do sistema. Quando o usuário toca em um botão, por exemplo, aparece uma animação granulada, como mostra a imagem abaixo. O mesmo acontece ao discar um número de telefone, selecionar uma opção no menu de configurações e em outros itens do sucessor do Android 11.

A animação deu o que falar nas últimas semanas. Em 18 de maio, um usuário do Android 12 Beta informou que o sistema retorna um “efeito ondulado com falhas (estrelas ao redor da área clicável)” no Issue Tracker. Ele ainda explicou que a animação aparece sempre que a pessoa toca “em qualquer área clicável com um efeito ondulado”.

Efeito visual do Android 12 (Imagem: Reprodução/Android Police)

Efeito visual do Android 12 (Imagem: Reprodução/Android Police)

Outras pessoas relataram a mesma situação. “Não posso dizer se a animação é intencional ou falha”, afirmou um usuário. “Parece estranho e assustador”, apontou outra pessoa no tópico do Issue Tracker. “Pensei que algo estava errado com minha tela na primeira vez que aconteceu”.

“É esta a animação que acontece quando você clica em algo e fica pixelado? Isso é um bug ou um novo recurso?”, disse mais um usuário.

A animação, no entanto, não se trata de um bug e sim de uma mudança da nova interface Material You. Mesmo assim, um funcionário do Google marcou o tópico como resolvido e disse que as próximas versões de testes do Android 12 terão alterações.

“Muito obrigado pelo feedback – você verá atualizações contínuas no Beta 2, 3 e em diante para tornar a ondulação mais sutil, menos perturbadora e com menos sensação de falhas”, afirmou.

Android 12 avisa se microfone ou câmera estão sendo usados (Imagem: Divulgação / Google)

Android 12 avisa se microfone ou câmera estão sendo usados (Imagem: Divulgação / Google)

Google anuncia Android 12 com mudanças no visual

O Google revelou o Android 12 em maio. Entre as novidades do sistema, está a interface Material You, que visa ser “pessoal para cada estilo, acessível para todas as necessidades, e adaptáveis ​​para cada tela”. Dessa forma, a nova versão do software aplica os tons de cores do papel de parede em diversos elementos do sistema.

As demais novidade ficam pelos novos recursos de privacidade. É o caso do novo painel para controlar as permissões e saber quais dados estão sendo acessados pelos apps. A atualização ainda vai dar opção para o usuário disponibilizar apenas a localização aproximada e traz um indicador para dizer quando um aplicativo está acessando a câmera e o microfone do celular.

A versão final do Android 12 será lançada no terceiro trimestre de 2021.

Com informações: 9to5Google, Android Police e XDA-Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados