Início » Computador » Como ativar a timeline convencional no iMovie 11

Como ativar a timeline convencional no iMovie 11

Por
7 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

A Apple recentemente apresentou para seus clientes a próxima versão do iLife, que já começou a ser vendida nos Estados Unidos. Há várias novidades para o iPhoto, o aplicativo de fotos do pacote, o Garage Band, que ajuda na edição de áudio, e no iMovie, o software mais básico da plataforma Mac para edição de vídeo.

E o mais legal do iMovie ’11 é poder ajustar sua interface para ficar mais próxima daquela encontrada em aplicativos de edição profissionais, como o Final Cut.

iMovie 11 sem qualquer alteração | Clique para ampliar

Repare como é a interface padrão do iMovie. A janela do aplicativo pode ser dividida em duas metades: numa delas está a versão do vídeo que já passou por edição, com a visualização do resultado final ao lado; na outra, fica todo o conteúdo bruto do projeto, bem como o acesso a recursos como gerador de caracteres (o tradicional letreiro com créditos) e a transições.

O que a gente precisa fazer é inverter essas metades, para ter algo mais agradável de usar e mais próximo dos aplicativos profissionais. Vamos lá?

Tutorial

1. O primeiro passo é ajustar a metade de cima do aplicativo para exibir de forma continuada o que já foi editado, como numa timeline convencional mesmo. Para isso, você deve clicar no botão com três quadradinhos, que fica próximo ao nome do projeto. Em seguida você vai ver que a forma de ver os conteúdos editados mudou: em vez de linhas uma abaixo da outra, com rolagem para cima ou para baixo, agora a timeline vai para a esquerda e para direita, dependendo de uma rolagem na horizontal.

Visualização de timeline ativada | Clique para ampliar

2. Feito isso, é hora de inverter a posição das da timeline e do material bruto. E tem um botão específico para isso no iMovie! Ele fica na barra de ferramentas que corta a interface do aplicativo, ao lado de um botão em formato de câmera. Pressione o botão com duas setinhas, uma para baixo e outra para cima, e aprecie a bela animação que mostra as áreas de conteúdo trocando de posição.

Aperte o botão e aprecie o movimento | Clique para ampliar

3. Estamos quase lá. O próximo passo permitirá visualizar as faixas de áudio com mais facilidade, já que por enquanto elas estão escondidas. Mais uma vez, é questão de pressionar um botão: no canto inferior direito da janela do iMovie há uma seleção de intervalo em segundos entre uma miniatura e outra. Ao lado está o bendito botão, em formato de onda sonora. Clique nele.

Ativar visualização de áudio | Clique para ampliar

Acabou o tutorial. Agora você tem um aplicativo de edição de vídeo que se apresenta de forma similar aos melhores do mercado. E o principal: sua timeline, talvez a área mais importante de um editor de vídeos, ocupa um espaço maior, dando mais conforto na hora de arrastar e soltar os conteúdos que serão adicionados ao projeto.

Ficou bonito, hein? | Clique para ampliar

E não esqueça que, no novo iMovie 11, a alteração no volume da faixa pode ser feita diretamente com o mouse, por isso era tão importante ativar esse recurso.

Com informações: TidBITS.

Mais sobre: , , ,
  • Minha irmã adorou o tutorial.

  • quanto mais eu olho para outros programas de edição, mais eu acho que o premiere detona geral…

  • Excelente tutorial Thassius, continue assim!

  • Muito bom mesmo o tutorial! Só uma correção: o iPhoto é o aplicativos de fotos e não votos e foi escrito Garage Gand ao invés de Band =D

    Agora, acho que tutoriais poderiam tomar mais frequência aqui no TB, mas vamos esperar, quem sabe não surge um TB Wiki How-to xD

  • Demais, mais uma vez, pena que não posso usar T.T

  • Mais um ótimo tutorial. ^^