Usuários do iOS 14 são rastreados mesmo com recurso de privacidade da Apple

iOS 14.5 traz recurso de privacidade que exige o consentimento dos usuários para que apps possam coletar dados de navegação

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Apple libera iOS 14.5 para iPhone (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)
Apple libera iOS 14.5 para iPhone (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

A Apple introduziu, com a chegada do iOS 14.5, um novo recurso que só permite que os apps rastreiem os dados de navegação do iPhone com o consentimento do usuário. Ainda assim, isto não impediu que alguns aplicativos buscassem outros meios para ter acesso a essas informações. É o que relata uma reportagem do Financial Times.

A publicação do Financial Times fala de plataformas que alegam ter acesso aos dados mesmo com a nova função do iOS 14.5, liberado em abril. É o caso de um fornecedor de apps que, em um email aos seus clientes, diz que conseguiu uma forma de coletá-los via endereços de IP e informações do dispositivo. Outros grupos de anunciantes, por sua vez, também recorrem a métodos de correspondência probabilística.

Apesar das estratégias para se esquivar do recurso, as práticas podem estar contra as regras da fabricante. Em abril, por exemplo, a Apple começou a rejeitar apps de iOS que rastreiam usuários via fingerprint. O termo é designado à técnica que coleta uma grande quantidade de dados sobre um dispositivo para que se torne identificável.

Alerta de privacidade do iOS

Alerta de privacidade do iOS (Reprodução/Apple)

Os relatos, ainda assim, não renderam bons comentários de pessoas do mercado ouvidas pelo site. “Qualquer pessoa que opte por sair do rastreamento agora está basicamente tendo o mesmo nível de dados coletados de antes”, disse Eric Seufert, consultor de estratégia de marketing. “A Apple não impediu o comportamento que eles chamaram de ser tão repreensível, então eles são meio cúmplices de isso acontecer”.

Alex Austin, executivo-chefe da plataforma de marketing móvel Branch, observou que o iOS 14 “foi muito mais uma promoção de marketing do que uma iniciativa de privacidade real”. O mesmo tom é dado por Sean O’Brien, fundador do Yale Privacy Lab. Para ele, a Apple é “extremamente insincera” ao promover suas medidas de privacidade sem aplicá-las adequadamente.

Ao Financial Times, a Apple afirmou que acredita “firmemente que os usuários devem conceder permissão antes de serem rastreados”. Ainda de acordo com a fabricante do iPhone, os aplicativos que desconsiderarem a escolha do usuário serão rejeitados.

Novo painel de privacidade do iOS 15 (Imagem: Divulgação/Apple)

Novo painel de privacidade do iOS 15 (Imagem: Divulgação/Apple)

Apple anuncia iOS 15 com novo painel de privacidade

A Apple apresentou, nesta segunda-feira (7), o iOS 15. A atualização chega com um novo painel de privacidade, onde é possível ver quais dados foram acessados pelos apps do celular. O App Privacy Report também mostra os domínios de terceiros com os quais os apps entraram em contato.

As demais novidades ficam pelas melhorias em notificações, para que o usuário mantenha o foco em suas atividades do cotidiano. O FaceTime também recebeu novos recursos, como o SharePlay. O iOS 15 está previsto para chegar a todos os usuários até o fim do ano que tenham iPhone 6S ou mais recente, incluindo o iPhone SE.

Com informações: MacRumors

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados