Início » Jogos » Como jogar Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown [Guia para iniciantes]

Como jogar Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown [Guia para iniciantes]

Confira dicas de como jogar Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown, a remasterização lançada para o PlayStation 4

André Leonardo Por

Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown foi lançado para PlayStation 4 em junho de 2021 e se trata de uma remasterização de Virtua Fighter 5, utilizando a Dragon Engine, motor gráfico da série Yakuza. O jogo tem características de gameplay bem próprias, o que o diferencia de seus rivais. Veja agora, como jogar Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown.

Como jogar Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown

Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown (Imagem: Reprodução / Sega)

O que é

Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown é uma remasterização do quinto game da série de luta criada pela Sega. Esse remaster é baseado em Virtua Fighter 5 Final Showdown, última atualização do game, que conta com mais balanceamento e com todos os personagens que apareceram na série, lançada originalmente em 2012 para Xbox 360 e PlayStation 3 em 2012.

Um dos maiores destaques desta nova versão que pode ser jogada tanto PlayStation 4, quanto PlayStation 5, são os gráficos. O uso da Dragon Engine se mostrou muito eficiente deixando o jogo muito bonito. O título tem um foco nos combates online. Embora exista um modo arcade, boa parte da lista de troféus vai te estimular a partir para lutas online.

Como jogar Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown

A série Virtua Fighter tem uma gameplay bem única, por isso, confiram algumas dicas básicas de como jogar e se divertir com Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown.

1. O básico e os combates

O jogo se divide em partidas ranqueadas e partidas amistosas em salas criadas pelos jogadores que pode tem configurações específicas, Modo Arcade em que você enfrenta a CPU como nos fliperamas, versus offline para tirar uns contras no sofá com amigos e o modo de treino.

Os combates podem ser vencidos acabando com a barra de energia do oponente ou jogando o adversário para fora do ringue. Contudo em Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown há uma boa variedade de arenas e algumas não permitem que você jogue o adversário para fora.

Como jogar Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown

Virtua Fighter 5 Ultimate Shodown (Imagem: André Leonardo/ Tecnoblog)

2. Virtua Fighter não é Tekken

Embora sejam franquias contemporâneas, a forma de jogar cada série é bastante diferente. Enquanto Tekken tem muitos golpes de comando, como o tradicional “meia-lua pra frente e soco”. Virtua Fighter, utiliza a maioria dos golpes através de combinações do botão direcional e os botões de soco, chute e defesa.

Tekken permite mais combates de longa e média distância, já Virtua Fighter, foca mais em combates entre média e curta distância. É muito importante aceitar essa diferença e se adaptar ao estilo do jogo, pois isso fará com que você goste do game e chegue ao caminho das vitórias mais rápido.

3. Teste vários personagens

Como o último lançamento de Virtua Fighter foi em 2012, esse game pode ser a porta de entrada para muita gente, então é importante saber que existem personagens mais fáceis de jogar do que outros.

Ok, isso acontece em todo jogo de luta, porém em Virtua Fighter 5, uma escolha errada pode fazer muita diferença entre ficar engajado ou abandonar o jogo.

Se não conhece a série é recomendável começar com personagens como Jacky, Sarah ou Jean, que são mais simples, executam sequências com mais facilidade e seus golpes não necessitam de um “timing” tão preciso de execução.

Uma das “armadilhas” de Virtua Fighter para quem não conhece a série, é tentar começar a jogar com Akira, que em um primeiro olhar pode parecer o “Ryu” do jogo. Contudo, diferente do que acontece com Ryu em Street Fighter, Akira é um personagem difícil, que exige bastante precisão em seus comandos e pode afastar quem não está acostumado com jogos de luta.

4. Passe um tempo no modo treino

Após definir um personagem para jogar é bom passar um tempo no modo treino para entender como funciona a lista de golpes, movimentação do personagem e o tempo de execução dos golpes. Depois disso fica mais fácil partir para os modos online.

5. Configure o Modo online e defina o ranking de adversários

Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown foi lançado com seu foco em partidas online, por isso é bom configurar as opções do modo online.

Por padrão, o jogo vai colocar você para jogar com adversários de nível semelhante ao seu. Para configurar essa opção basta entrar no menu de Matchmaking, selecionar “Similiar rank” ou altere para jogar contra adversários de nível mais alto.

Configurar a qualidade da conexão com adversários é uma opção importante que pode ser alterada e garantir uma melhor experiência. Para definir faça o seguinte:

Em “Connection Quality” o jogo define “Good” como padrão. É possível escolher entre “Best” para filtrar partidas com a melhor conexão possível ou “Any” para jogar contra qualquer qualidade de conexão.

Na minha experiência, usar “Good” como padrão funcionou bem, pois o jogo conseguiu um equilíbrio entre estabelecer partidas com boa conexão, sem me deixar esperando muito tempo entre uma luta e outra. Caso esteja tendo dificuldades, talvez seja válido alterar esses parâmetros.

Como jogar Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown

Configurações do modo online Virtua Fighter 5 Ultimate Shodown (Imagem: André Leonardo/ Tecnoblog)

6. Evite os fujões do online

Outro ponto importante nas configurações de partidas online é ajustar a opção “Disconnect Rate”. Use a opção “Infrequent only” para evitar que o jogo coloque você em partidas contra jogadores que costumam se desconectar quando estão perdendo e assim evitar experiências frustrantes.

Espero que as dicas tenham ajudado, não deixem de jogar Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown e divirtam-se.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando