Pix terá mecanismo para reembolso em caso de erro ou fraude

Banco Central (BC) anuncia Mecanismo Especial de Devolução do Pix para padronizar processo de reembolso da plataforma

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Pix (Imagem: Divulgação/Banco Central)
Pix (Imagem: Divulgação / Banco Central)

O Banco Central (BC) revelou, nesta terça-feira (8), um mecanismo para incrementar o processo de reembolso no Pix. Conhecida como Mecanismo Especial de Devolução do Pix, a novidade padroniza as regras e procedimentos para viabilizar a devolução de valores em casos de erros ou fraudes. A mudança entrará em vigor no fim do ano.

A norma está na Resolução BCB de número 103. O mecanismo chega para incrementar a devolução já existente no Pix. Segundo o BC, atualmente, o recebedor pode devolver o valor total ou parcial da transação. Mesmo assim, não há previsão para que a devolução seja iniciada pela instituição do usuário recebedor, o que pode dificultar o processo:

“Atualmente, em uma eventual fraude ou falha operacional, as instituições envolvidas precisam estabelecer procedimentos operacionais bilaterais, de forma a efetuar as comunicações relacionadas a solicitações e recebimentos de pedidos de devoluções, dificultando o processo e aumentando o tempo necessário para que o caso seja analisado e finalizado, reduzindo a eficácia das devoluções”, disseram.

BC anuncia Mecanismo Especial de Devolução do Pix

As regras chegam para padronizar este processo. O Banco Central informa que o mecanismo especial de devolução oferece mais celeridade e eficiência ao retorno de uma transação feita via Pix. Além disso, a novidade é capaz de aumentar a possibilidade de os usuários reaverem os valores em casos de fraude.

“A instituição que efetuar uma devolução utilizando-se do mecanismo especial, precisará notificar tempestivamente o usuário quanto a realização do débito na conta”, explicaram. “Além disso, a transação constará do extrato das movimentações”.

Ainda de acordo com o BC, a devolução poderá ser iniciada pela instituição do usuário recebedor por iniciativa própria ou por solicitação do banco do usuário pagador. O recurso está previsto para entrar em funcionamento em 16 de novembro de 2021, data que marca um ano de operação do Pix desde o seu lançamento em 2020.

Com informações: Poder360

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados