Início » Aplicativos e Software » Como desinstalar uma atualização do Windows 10

Como desinstalar uma atualização do Windows 10

Problemas com algum update no seu PC? Confira como desinstalar uma atualização do Windows 10 que possa ter causado conflitos

Alvaro TeixeiraPor

O Windows Update é o recurso do sistema operacional da Microsoft que mantém o seu PC atualizado com as últimas correções e melhorias de segurança. Entretanto, se logo após ter concluído uma atualização, o seu computador apresentar algum problema ou incompatibilidade com algum componente, é recomendado que você a remova e aguarde um nova. Veja a seguir como desinstalar uma atualização do Windows 10.

Se teve algum problema depois do update, veja como desinstalar uma atualização no Windows 10 (Imagem: Clint Patterson / Unsplash)

Se teve algum problema depois do update, veja como desinstalar uma atualização no Windows 10 (Imagem: Clint Patterson / Unsplash)

Como desinstalar uma atualização do Windows 10

Se você acabou de instalar uma atualização e percebeu que o computador apresenta problemas de performance ou algum componente não funciona direito, a solução pode ser desinstalar o último update e aguardar novas versões. Veja como fazer:

  1. Clique no botão Iniciar;
  2. Selecione “Configurações”;
  3. Clique em “Atualização e segurança”;
  4. Escolha a opção Windows Update;
  5. Clique em “Exibir histórico de atualização”;
  6. Escolha, por fim, “Desinstalar atualizações”;

Basta selecionar a última atualização, clicar com o botão direito do mouse e, em seguida, clicar em Desinstalar.

Desinstalar a última atualização pode resolver algum conflito (Imagem: Reprodução / Windows 10)

Desinstalar a última atualização pode resolver algum conflito (Imagem: Reprodução / Windows 10)

Algumas outras opções podem ser úteis, caso haja alguma atualização malsucedida. Confira a seguir quais são elas.

Restaurar o sistema

Restaurar o sistema é reverter o computador para o estado que estava em algum momento passado. Por exemplo, se você fez alguma instalação de software ou driver, geralmente é criado um ponto de restauração automaticamente. Caso haja algum problema após ter instalado algum produto, é possível restaurar o PC ao estado anterior, quando o ponto foi configurado.

Também é possível criar um ponto de restauração manualmente e os seus arquivos pessoais não são afetados pela restauração.

Restaurar o computador a partir de uma mídia de instalação

Se o problema chegar ao ponto de impedir o computador de iniciar, não entre em pânico (ainda)! É possível restaurar o PC através de uma mídia de instalação. O download é feito no site da Microsoft.

Baixe a ferramenta e siga os passos recomendados para criar uma mídia de instalação para outro computador. Quando concluir, ligue o PC com problemas e conecte a mídia. Na configuração inicial, selecione “Reparar computador”, “Solução de problemas” e “Restauração do sistema”.

O sistema tentará restaurar e iniciar a partir do momento escolhido.

Caso os problemas persistam, você pode encontrar algumas soluções na página de opções de recuperação do Windows 10. Vale tentar estas opções antes de partir para a famigerada formatação. Boa sorte!

Com informações: Microsoft.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando