Psiquiatra questiona recurso do WhatsApp: “essa pressa é justificada?”

Função para reproduzir áudio mais rápido acende alerta; para a médica Regiane Bereza, é preciso refletir sobre “a necessidade de acelerar tudo”

Ana Marques
Por
• Atualizado há 1 ano e 6 meses
WhatsApp (Imagem: Webster2703/Pixabay)
WhatsApp (Imagem: Webster2703/Pixabay)

Um recurso muito esperado chegou ao WhatsApp recentemente: a possibilidade de acelerar áudio no mensageiro. O novo botão permite que você ouça mensagens até duas vezes mais rápido, e foi recebido com alvoroço pelos usuários. Mas para a médica psiquiatra Regiane Kunz Bereza, a pressa e a necessidade de acelerar tudo pode ser motivo de alerta.

“O que a gente precisa pensar é que, apesar da vantagem, se não é mais uma forma de mostrar que tentamos acelerar tudo. Essa pressa é justificada?”, questiona Regiane. A psiquiatra incentiva que as pessoas analisem se a ansiedade está fazendo com que os bons momentos sejam menos aproveitados. “Muitas vezes precisamos que as coisas durem o tempo que elas precisam durar. Qual a necessidade dessa pressa toda?”, reforça.

Uma das preocupações de Regiane é que haja falha na comunicação. Quando ativamos o recurso de aceleração de áudio no WhatsApp, não somente a duração da mensagem é alterada, como também a entonação de voz do remetente, o que pode fazer com que certas nuances passem despercebidas durante a fala.

Brasil tem o povo mais ansioso do mundo, segundo a OMS

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgados em 2020, o Brasil é o líder no ranking de países com mais pessoas diagnosticadas com transtornos de ansiedade no mundo – um cenário que vem sendo reportado desde 2017.

Os fatores que contribuem para esses casos raramente podem ser vistos de forma isolada, e a necessidade de resolver tudo de maneira acelerada pode ser um sintoma de que as coisas não estão tão bem como deveriam.

Equilíbrio é a chave, no fim das contas

Fazendo a advogada do diabo, devo dizer que fui uma das pessoas que ficou animada com a possibilidade de acelerar mensagens de voz no WhatsApp. Mas tudo tem sua hora, é claro.

O mensageiro é o mais popular do país – e é usado tanto para lazer quanto para trabalho. O novo recurso tende a ser um alívio para quem precisa resolver rapidamente algumas questões imediatas com pessoas mais prolixas, mas certamente pode ser desligado para uma conversa descontraída com amigos ou com a família.

No fim do dia, a opção de acelerar ou não o áudio no WhatsApp é muito bem-vinda, e o que não pode faltar é o equilíbrio.

E você, o que acha sobre o recurso? Tem usado o botão de acelerar no WhatsApp? Conta pra gente na Comunidade do Tecnoblog.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados