Nvidia vai remover suporte de drivers para Windows 7 e 8.1

A partir do fim do ano, Nvidia não vai mais oferecer atualizações com melhorias e novos recursos aos drivers para Windows 7, 8 e 8.1

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
GeForce RTX 3080 Ti (imagem: divulgação/Nvidia)
GeForce RTX 3080 Ti (Imagem: Divulgação/Nvidia)

A Nvidia vai encerrar o suporte aos drivers da GeForce ao Windows 7, 8 e 8.1. Nesta sexta-feira (11), a fabricante informou aos consumidores que vai oferecer atualizações do Game Ready Driver exclusivamente ao Windows 10 a partir de outubro deste ano. Os updates de segurança, por outro lado, serão disponibilizados aos sistemas operacionais mais antigos da Microsoft até a segunda metade de 2024.

As informações foram detalhadas em uma página no site da companhia. No comunicado, ela explica que a Microsoft encerrou o suporte ao Windows 7 e 8, incluindo o Windows 8.1. Além disso, ainda de acordo com a fabricante, a grande maioria dos usuários de placas de vídeo GeForce já migraram para o Windows 10.

“Para garantir que os proprietários de GeForce experimentem a melhor segurança, suporte e funcionalidade possíveis, a Nvida agora se concentrará no sistema operacional Windows 10”, afirmaram.

Nvidia: suporte será encerrado a partir de outubro

A mudança entrará em vigor em outubro de 2021. A partir deste mês, os updates com melhorias em desempenho, novos recursos, correções de bugs e afins, serão liberados apenas para o Windows 10. A Nvidia diz que o último pacote com os aprimoramentos, de versão R470 GA5, chegará ao Windows 7, 8 e 8.1 em 31 de agosto de 2021.

Já a primeira atualização sem suporte aos sistemas mais antigos, de versão R495 GA1, será liberada ao Windows 10 em 4 de outubro de 2021. Depois, as correções de segurança aos softwares serão mantidas por mais alguns anos. “As atualizações críticas de segurança estarão disponíveis em sistemas que utilizam Windows 7, Windows 8 ou Windows 8.1 até setembro de 2024”, explicaram.

O fim do suporte não tende a comprometer a experiência de jogos já existentes. Mas, como observado pelo BleepingComputer, a companhia costuma a lançar novas versões de seus drivers que otimizam a reprodução de novos títulos. Com a mudança, as versões mais antigas do Windows não devem mais receber estas atualizações.

Com informações: BleepingComputer e Nvidia (Suporte)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados