Início » Aplicativos e Software » Caixa fora do ar: Pix e mais serviços continuam indisponíveis nesta terça (15)

Caixa fora do ar: Pix e mais serviços continuam indisponíveis nesta terça (15)

Clientes Caixa não conseguem usar Pix ou consultar extrato – até mesmo cartões estão sendo recusados; site e app ficam fora do ar

Ana Marques Por

O aplicativo e site da Caixa estão passando por problemas desde segunda-feira (14). Clientes relatam dificuldades para realizar transações via Pix e a mensagem “Serviço temporariamente indisponível” aparece no app. De acordo com as reclamações, até mesmo os cartões da Caixa estão sendo recusados. Na manhã desta terça-feira (15), mais reclamações apareceram nas redes sociais.

Agência da caixa (Imagem: Tânia Rego/ Agência Brasil)

Agência da caixa (Imagem: Tânia Rego/ Agência Brasil)

Na apuração do Tecnoblog, constatamos os problemas no sistema da Caixa. No aplicativo do banco, é possível realizar login e ver o saldo em conta, mas ao tentar acessar o extrato, o usuário é levado a uma tela em branco.

O Pix também não está funcionando – seja para receber ou enviar. Ao tentar realizar uma transação pelo sistema de pagamentos partindo do Itaú, o banco retorna a mensagem “Transação não concluída – Parece que o outro banco não está respondendo.”

App da Caixa com serviço indisponível

App da Caixa com serviço indisponível (Imagem: Reprodução/Caixa)

No DownDetector, plataforma que monitora as atividades dos principais serviços online, é possível ver dois picos de reclamações nas últimas 24 horas: no fim da tarde de segunda e no início desta terça-feira.

DownDetector mostra reclamações sobre sistemas da Caixa (Imagem: Reprodução)

DownDetector mostra reclamações sobre sistemas da Caixa na segunda (14) e terça (15) (Imagem: Reprodução)

O problema foi sentido em diversas cidades do Brasil, como São Paulo, Curitiba, Goiânia e no DF.

App e Internet Banking da Caixa ficam fora do ar

De acordo com os clientes da Caixa, o internet banking está fora do ar, assim como os aplicativos para iOS e Android, e os sistemas para autorização de cartões. Alguns usuários ouvidos pela reportagem afirmam que o aplicativo Caixa Tem também apresenta instabilidade.

O Tecnoblog entrou em contato com a assessoria da Caixa na segunda-feira (14) e recebeu o posicionamento no fim da tarde desta terça (15). De acordo com o banco, os problemas nos sistemas de internet banking e cartões foram pontuais e já teriam sido corrigidos. Confira a nota na íntegra abaixo:

A CAIXA informa que os aplicativos de Internet Banking e de Cartões apresentaram intermitências pontuais nesta data, sendo prontamente corrigidas.

Esclarecemos que o problema ocorreu devido ao travamento de um software no mainframe do fornecedor IBM. Estamos aguardando esclarecimentos da engenharia da empresa.

Destacamos que o impacto foi mitigado por meio do processo de contingência estabelecido. Após a estabilização, não foram identificados problemas de acesso aos aplicativos, que se encontram operando dentro da normalidade.

*Matéria publicada originalmente em 14 de junho de 2021 e atualizada em 15 de junho de 2021 às 17:02 para incluir o posicionamento da Caixa.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
14 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vítor Gomes Neves Oliveira (@vctgomes)

Eu acho hilário como isso é possível. Eu nunca vi chegar em um supermercado e o sistema ficar fora do ar… como isso pode acontecer com um banco? Não existe nenhuma redundância de sistemas? É um absurdo.

imhotep (@imhotep)

Tenho pena de quem depende da Caixa e do Bradesco.
Todos dão algum problema eventual, mas esses dois são campeões.