TSE vê Telegram como desafio em combate à desinformação nas Eleições 2022

Com grupos de até 200 mil participantes, o mensageiro rival do WhatsApp é potencialmente perigoso quando o assunto é fake news

Ana Marques
Por
• Atualizado há 7 meses
Aplicativo do Telegram (Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)
Aplicativo do Telegram (Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)

O Telegram vem ganhando popularidade no Brasil, principalmente após os problemas de privacidade enfrentados pelo seu maior rival, o WhatsApp. Com uma base crescente de usuários e alguns recursos específicos, o mensageiro pode ser um desafio no que diz respeito ao combate à desinformação nas próximas eleições – quem afirma isso é a secretária-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Aline Osorio, em uma entrevista à Folha publicada no domingo (13).

Aline, que também é coordenadora do Programa de Enfrentamento à Desinformação, acredita que a falta de moderação de conteúdo do Telegram pode ser um problema nas Eleições de 2022.

O aplicativo de mensagens permite a criação de grupos com até 200 mil participantes e de canais que podem facilmente transmitir uma informação em massa. Entretanto, a empresa não parece estar preocupada com o potencial risco que essas ferramentas oferecem sem a moderação adequada – especialmente ao nosso país, onde faltam representantes da companhia.

“O Telegram é um grande desafio, nós temos buscado canais, ainda não conseguimos chegar no Telegram. Atualmente a moderação de conteúdo que é feita, ou que praticamente não é feita pelo Telegram, é mais com base em preocupações de terrorismo. Estamos usando caminhos diplomáticos para chegar em representantes do Telegram”, afirmou Aline Osorio à Folha.

TSE tem parceria com WhatsApp, Google e mais empresas

Diversas empresas de tecnologia já se uniram ao TSE para ajudar a desarticular movimentos que propagam desinformação por meio de redes sociais – é o caso do WhatsApp, do Google e do Twitter.

Aline avalia que o programa foi bem-sucedido e atribui o resultado ao protocolo de ação para cada incidente, que proporcionou resultados rápidos em uma parceria com plataformas e checadores de fatos.

Nas Eleições de 2020, o WhatsApp afirma ter banido mais de 360 mil contas no Brasil em apenas três meses por realizar disparos em massa de mensagens. Em maio de 2021,  o projeto de lei que prevê até cinco anos de prisão pelo disparo em massa de fake news foi aprovado pela Câmara dos Deputados.

Receba mais sobre Telegram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados