Design confuso da Google Play Store chega a mais usuários de Android

O Google também inseriu na Play Store um contador para mostrar o espaço da memória recuperado ao apagar apps selecionados

André Fogaça
Por
• Atualizado há 3 meses
App da Google Play Store no Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
App da Google Play Store no Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O Google começou a distribuir para todos os usuários um novo visual dentro da Google Play Store, loja oficial de apps e games, além de livros e filmes para o Android. A novidade pretende esconder a lista de programas com atualizações disponíveis, tornando a experiência no local mais confusa.

Lembra da área “Meus aplicativos” que existia dentro do menu lateral da Google Play Store, onde todas as atualizações disponíveis e os apps atualizados recentemente apareciam? Então, ela deixará de ser exibida para todos os usuários de Android em pouco tempo. Um update liberado pelo lado do servidor do gigante das buscas moveu o local para um número maior de toques na tela e dividiu a exibição em duas áreas diferentes.

Antes disponível no canto superior esquerdo, a área passou recentemente para dentro do ícone com o rosto do perfil conectado, mas ainda era fácil de chegar. Agora você precisará tocar neste mesmo local, depois em “Gerenciar apps e dispositivos” e ver se existe alguma atualização. Logo de cara a lista de aplicativos que receberam algum update não é mais exibida e o usuário precisa tocar em uma aba na parte superior, com nome “Gerenciar” e lá poderá voltar a ter todos os nomes.

Se alguma atualização estiver disponível e ainda não foi baixada automaticamente, a Google Play Store diz na primeira aba, oferece a opção de realizar todos os updates e de ver a lista de apps – neste local aparecem apenas os que podem ser atualizados, não os instalados.

Nova interface na Google Play Store (Imagem: reprodução/Google)
Nova interface na Google Play Store (Imagem: reprodução/Google)

Google Play Store ajuda a economizar espaço

Se por um lado o caminho até a lista de aplicativos atualizados recentemente ficou menos claro, mais confuso, por outro a Google Play Store inseriu um recurso que facilita a economia de dados para quem está com o armazenamento praticamente cheio, ou precisa liberar uma quantidade específica em megas ou gigas.

Chegando até a lista exibida na aba “Gerenciar”, uma caixa de seleção aparece ao lado de cada nome. Tocando em uma, o tamanho do aplicativo selecionado é exibido no topo da tela e se você adicionar outros este número aumenta. A ideia é mostrar quanto espaço da memória será recuperado com a desinstalação destes apps, além de permitir que uma seleção inteira seja removida do celular, sem apagar um por um.

Neste mesmo local também é possível listar os aplicativos instalados por ordem alfabética, de mais ou menos utilizados, por tamanho ou então em atualizados recentemente.

A nova interface da Google Play Store já estava aparecendo em um Android por aqui, mas não no aparelho de uma pessoa conhecida. Aparentemente a partir de agora mais usuários começaram a receber a nova interface, mas aquele outro celular continua com o visual anterior, onde toda a lista de apps fica visível e ela mescla instalados com atualizados recentemente.

Com informações: Android Police.

Receba mais sobre Google Play na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados