Telegram prepara compartilhamento de tela e de vídeos dentro dos grupos

Telegram vai habilitar recurso para transmitir vídeos e compartilhar tela em grupo, o que o aproxima de serviços como Zoom e Google Meet

Pedro Knoth
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Aplicativo do Telegram (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Aplicativo do Telegram (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O Telegram resolveu entrar no febril cobiçado de Zoom, Google Meet e Microsoft Teams: a versão beta 7.8 do aplicativo permite transmissão por vídeo em grupos. A novidade está disponível para Android, Windows, Linux e MacOS; a plataforma tem um programa de colaboração de testagem e feedback em seus canais oficiais.

Compartilhamento de vídeo só é visível a quem baixar beta

De acordo com o Android Police, a versão beta 7.8 do Telegram habilita a opção do usuário compartilhar sua tela de celular a um grupo de amigos ou transmitir vídeos. Antes, só era possível ter conversas por voz com vários usuários em um canal ou grupo da plataforma.

É preciso adicionar "#vid" ao nome do grupo (Imagem: Android Police/Reprodução

É preciso adicionar “#vid” ao nome do grupo (Imagem: Android Police/Reprodução)

Para testar a ligação por vídeo na versão 7.8, o usuário precisa adicionar a hashtag “#vid” ao nome do grupo. Em seguida, ele deve clicar em um botão de três pontos no canto superior direito da tela, que deve abrir as opções de começar a transmitir ou compartilhar tela.

Isso pode ser feito em qualquer grupo, mas pessoas que não estiverem usando a mesma versão do Telegram vão conseguir apenas ouvir a voz de quem transmite, e não o vídeo.

Além do novo recurso de transmissão, a nova versão beta do Telegram traz mudanças ao fundo gradiente. Com a mudança, a cor do fundo vai mudar conforme novas mensagens são enviadas. Se o usuário escolher um fundo colorido e tocar no botão da cor, ele poderá acrescentar novos tons ao papel de parede.

Mudança na cor do fundo conforme o usuário digita mensagens (Imagem: Android Police/ Reprodução

Mudança na cor do fundo conforme o usuário digita mensagens (Imagem: Android Police/ Reprodução)

Para que o recurso funcione, será preciso ter ao menos três cores selecionadas. O Telegram não deu a data de lançamento para a versão 7.8 do app, que está disponível no canal de testes do app na plataforma.

Telegram oferece chamadas via desktop

Em agosto de 2020, o Telegram lançou chamadas de vídeo no Android, iOS e desktop. O recurso ainda está em alpha no Windows e macOS – e portanto tem alguns bugs – mas já funciona. O WhatsApp, por sua vez, trouxe as videochamadas a PCs e Macs em março de 2021.

O distanciamento, dentre outras medidas de limitação de contato social, levou a um rápido avanço do mercado de plataformas de videoconferência, como o Zoom e o Google Meet. Como não há previsão de quando essas restrições devem cair no Brasil, devido ao descontrole da pandemia de Covid-19, a nova atualização do Telegram tenta acompanhar o WhatsApp, esperando ganhar usuários na recente migração gerada por problemas de privacidade no app do Facebook.

Com informações: Android Police. Atualizado em 18/06.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Pedro Knoth

Pedro Knoth

Ex-autor

Pedro Knoth é jornalista e cursa pós-graduação em jornalismo investigativo pelo IDP, de Brasília. Foi autor no Tecnoblog cobrindo assuntos relacionados à legislação, empresas de tecnologia, dados e finanças entre 2021 e 2022. É usuário ávido de iPhone e Mac, e também estuda Python.

Canal Exclusivo

Relacionados