Positivo lança seu 1º roteador Wi-Fi em kit com rede mesh

Smart Roteador Mesh é o lançamento da Positivo para concorrer no mercado de redes domésticas; produto tem versão com porta Fast Ethernet ou Gigabit

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Positivo Smart Roteador Mesh

Positivo Smart Roteador Mesh (Imagem: Divulgação)

A Positivo entrou para a concorrência do segmento de redes domésticas e lançou dois novos roteadores mesh. O Smart Roteador Mesh será vendido a partir de 21 de junho e tem versões com portas Fast Ethernet ou Gigabit. A fabricante afirma que o produto é capaz de expandir o sinal Wi-Fi de residências e pequenos comércios para até 400m².

Os roteadores fazem parte da família Positivo Casa Inteligente, que possui lâmpadas inteligentes, alarmes, vídeo porteiro, câmeras e tomadas. O kit do Smart Roteador Mesh inclui dois equipamentos, para expandir o sinal do Wi-Fi com maior qualidade no ambiente.

Ao contrário do que estamos acostumados em kits mesh, o lançamento da Positivo tem design característico dos roteadores tradicionais. A fabricante afirma que cada unidade tem duas antenas com 5 dBi de ganho e funcionam no padrão Wi-Fi 5 (802.11 ac), com velocidade nominal de até 300 Mb/s na frequência de 2,4 GHz e 867 Mb/s na rede de 5 GHz.

Outro diferencial do Smart Roteador Mesh é que cada unidade possui uma porta WAN e três portas LAN – a maioria dos produtos dessa categoria traz apenas uma porta livre para a rede doméstica, enquanto a outra fica dedicada à conexão com o modem da operadora de internet banda larga.

Positivo Smart Roteador Mesh (Imagem: Divulgação)

Positivo Smart Roteador Mesh (Imagem: Divulgação)

Dentre as funções, o Positivo Smart Roteador Mesh faz mais do mesmo: há suporte a rede de convidados, controle parental e QoS, que permite priorizar o tráfego para dispositivos determinados pelo usuário. Também é possível configurar uma agenda para disponibiildade do sinal Wi-Fi e ocultar o nome da rede.

De acordo com a fabricante, é possível expandir a rede mesh com até quatro dispositivos. Cada equipamento é capaz de sustentar até 64 conexões, e o Smart Roteador Mesh tem suporte a Beamforming e WPS. A configuração e manutenção é feita através do app Positivo Casa Inteligente, disponível para Android e iOS.

Smart Roteador Mesh da Positivo tem versão Fast Ethernet e Gigabit

A Positivo lançou duas versões do Smart Roteador Mesh.

  • A primeira delas é mais simples, com portas Fast Ethernet. Ela é adequada para quem tem conexão de banda larga com velocidade inferior a 100 Mb/s, e custará R$ 549 no kit com duas unidades.
  • A segunda versão tem portas Gigabit Ethernet, o que permite um funcionamento mais adequado para quem tem banda larga com velocidades maiores que 100 Mb/s. O preço é mais caro, e o kit com duas unidades será comercializado por R$ 849.

De acordo com a Positivo, o Smart Roteador Mesh estará disponível na Amazon com exclusividade a partir de 21 de junho de 2021. A fabricante também informa que venderá equipamentos unitários, o que favorece quem quer expandir o sinal de um kit já existente.

É difícil recomendar a compra do modelo com portas Fast Ethernet, exceto se não houver qualquer perspectiva de melhoria na conexão de banda larga nos próximos anos. As grandes operadoras estão investindo na expansão de fibra óptica, enquanto pequenos provedores têm feito um bom trabalho ao popularizar velocidades acima de 100 Mb/s em regiões má atendidas pelas principais empresas.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados