CEO da Microsoft, Satya Nadella, é eleito presidente do conselho da empresa

Antes de Satya Nadella ocupar os cargos de CEO e presidente da Microsoft, Bill Gates estava nos dois postos até o ano 2000

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Satya Nadella, CEO e Presidente da Microsoft (Imagem: divulgação/Microsoft)

Satya Nadella, CEO e Presidente da Microsoft (Imagem: divulgação/Microsoft)

A Microsoft anunciou nesta quinta-feira (17) que o CEO Satya Nadella foi eleito como presidente da empresa. A escolha para um diretor executivo ocupar estes dois cargos ao mesmo tempo dentro da gigante do software não acontece desde a saída de Bill Gates, 21 anos atrás.

Satya Nadella até 2014 era a cabeça responsável pelos serviços em nuvem da Microsoft, com o Azure. A partir deste ano ele tomou o lugar do carismático Steve Ballmer e iniciou uma revolução dentro da empresa, ao ponto de estar no poder da companhia quando ela passou a ser uma das mais valiosas do mundo inteiro.

Foi justamente durante seu trabalho como CEO que a Microsoft mudou o rumo do Windows e transformou seu mais conhecido produto em um serviço com o Windows 10, rumo que certamente será seguido pelo Windows 11 a partir do dia 24 de junho deste ano.

“Nessa função, Nadella liderará o trabalho para definir a agenda do conselho, aproveitando seu profundo conhecimento de negócios para elevar as oportunidades estratégicas corretas e identificar os principais riscos e abordagens de mitigação para análise do conselho”, diz a Microsoft em comunicado distribuído para a imprensa.

Satya Nadella foi escolhido por unanimidade do conselho da Microsoft e essa é a primeira vez desde o ano 2000 que um presidente da gigante do software também ocupa o cargo de CEO. Antes dele, Bill Gates esteve nos dois postos ao mesmo tempo.

Presidente anterior continuará na Microsoft

A presença de Nadella dentro de dois cargos importantíssimos dentro da Microsoft é um sinal claro de que sua liderança continuará movendo a empresa por muito tempo. Antes do novo presidente, essa função estava nas mãos de John Thompson, que ficou na cadeira entre 2014 e junho de 2021.

Thompson já foi vice-presidente da IBM e também chefiou a Symantec no passado. Segundo a Microsoft, o executivo “manterá autoridade significativa, incluindo fornecendo contribuições em nome dos diretores independentes nas agendas do conselho, convocando reuniões dos diretores independentes, definindo agendas para sessões executivas e conduzindo avaliações de desempenho do CEO”.

Com informações: Microsoft.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados