Início » Aplicativos e Software » O que significa o selo Apple Digital Master?

O que significa o selo Apple Digital Master?

Garantia de qualidade; saiba o que significa o selo Apple Digital Master e como essa tecnologia influencia no som

Leandro Kovacs Por

A Apple tem o compromisso de oferecer músicas com a qualidade pensada pelos artistas e engenheiros de som. Veja abaixo, o que significa o selo Apple Digital Master e como pode-se buscar essa certificação, além da garantia de qualidade para os usuários das ferramentas. Importante lembrar que Apple Digital Master é diferente do áudio lossless (que não contém perdas).

O que significa o selo Apple Digital Master (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)

O que significa o selo Apple Digital Master (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)

O que é o selo Apple Digital Master

O processo de codificação de resolução garante que a música seja distribuída de forma transparente e fiel da maneira que os produtores gostariam de oferecer. O selo garante que a masterização da faixa passou pelas práticas e processos requisitados para otimizar a qualidade no iTunes.

Como funciona a certificação?

A distribuição digital não é mais algo a ser pensado no fim do trabalho de criação. Atualmente, é o meio dominante de consumir música e, como tal, precisa ser tratado com o máximo cuidado e atenção.

Por décadas, o padrão para áudio digital de consumo tem sido o disco compacto, e a maior parte da masterização foi feita com os CDs em mente.

Nos últimos anos, a qualidade da entrega de música digital aumentou muito, assim como o número de vendas das versões digitais da música, o iTunes é um dos principais impulsionadores desse formato.

Com mais de 16 bilhões de downloads codificados como AAC em todo o mundo, o AAC é o padrão para música digital. Só faz sentido criar masters especificamente para este formato.

O que significa o selo Apple Digital Master (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)

AAC é o formato padrão da Apple, mas contém perdas (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)

Como alcançar os parâmetros do Apple Digital Master

Qualidade

Para aproveitar ao máximo os codificadores recentes da Apple, deve-se enviar o arquivo mestre de maior resolução possível, adequado ao meio e ao projeto. Uma master ideal terá resolução de 96kHz de 24 bits.

Esses arquivos contêm mais detalhes a partir dos quais os codificadores podem criar maior precisão sonora. No entanto, qualquer resolução acima de 44,1 kHz de 16 bits, incluindo taxas de amostragem de 48 kHz, 88,2 kHz, 96 kHz e 192 kHz, já está apta ao processo de codificação.

Resumindo o Apple Digital Master

Ser “Masterizado para iTunes”, o nome anterior do Apple Digital Master, nunca foi sobre taxa de bits ou áudio de alta resolução. A Apple continua a aderir ao formato AAC com perdas, já que outros concorrentes de streaming colocam ênfase no áudio sem perdas.

Os ouvintes ainda conseguem distinguir entre o conteúdo Apple Digital Master quando comparado a outros lançamentos de música digital e CDs mais antigos, o que torna os lançamentos da Apple mais dinâmicos e detalhados.

Em geral, não deve-se preocupar em ficar preso a alguma transferência digital antiga de qualidade ultrapassada ou uma remasterização excessivamente alta, no caso de ter o emblema do Apple Digital Master.

Com informação: Apple.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando