Início » Negócios » Como conseguir emprego usando as redes sociais

Como conseguir emprego usando as redes sociais

Avatar Por

Dia após dia, as empresas de recursos humanos e os departamentos de RH de grandes empresas aterrissam no universo das redes sociais divulgando vagas e processos de seleção. Mas antes mesmo de enviar o seu currículo ou aderir a um recrutamento on-line, vejamos algumas dicas de como se tornar um candidato em potencial para os headhunters à solta.

Qual é o seu slogan? A construção da imagem pessoal

Se você fosse um produto, que frase o definiria melhor? Essa pergunta pode soar estranha, mas pode ocorrer na entrevista de emprego mais próxima. Qualquer profissional de RH um pouco mais atualizado tem como buscar seu nome no Google ou nas redes de relacionamento. Então, por que você não começa fazendo esse exercício e analisando os resultados de busca e das redes sociais?

Eu tenho muitos homônimos. Ok, esta uma é possibilidade recorrente e eu posso lhe dizer uma coisa acerca disso: eles produzem mais conteúdo do que você. Bom ou ruim, mas produzem.

Experimente outras buscas:

  • Seu nome + sua área de interesse. Ex: Patrícia Moura * mídias sociais
  • Sua área de interesse. Ex: “agência de mídias sociais” ou “agência * mídias sociais”

SMO de si mesmo: a construção de conteúdo relevante

O termo Social Media Optimization corresponde a um conjunto de técnicas para gerar publicidade através das plataformas sociais. O foco está em direcionar o tráfego a partir de outras fontes que não os mecanismos de busca.

Mas o que raios isso quer dizer? Que produzir conteúdo sobre a área de interesse é uma boa técnica, principalmente divulgando o seu nome e gerando links para o seu site pessoal ou principal rede social.

Por exemplo: suba para uma rede de conteúdo (Scribd, Slideshare, Issuu, entre outras) o seu TCC ou uma apresentação que tenha feito sobre a área, deixando claro seu nome, data de apresentação e seus contatos. Não esqueça de taggear tudo usando as palavras-chave correspondentes.

Isso pode

Preciso criar um blog para conseguir um emprego? Não. Sou o exemplo vivo disso: colaboro com alguns blogs, mas nunca tive um blog pessoal para me ajudar na carreira. Comecei a divulgar minha monografia em comunidades, redes sociais, por e-mail e em fóruns onde as pessoas se interessavam pelo assunto.

Seu perfil depõe sobre você: posicionamento em redes sociais

Isso não pode

Você certamente está no Orkut, Facebook, Twitter e outras redes de relacionamento para estar lendo este texto. Mais uma dica: faça uma análise fria do seu perfil, fotos compartilhadas e comunidades onde interage.

Seu posicionamento pessoal é muito importante (quase branding!). Portanto, remova comunidades como “Eu odeio trabalhar” ou fotos da choppada em que você aparece trêbado. Frases de ódio, preconceito ou qualquer coisa que possa denegri-lo também não devem fazer parte dos seus comentários ou tweets. Trancar o perfil não vai ajudar na sua vida profissional, já que qualquer criança de 5 anos consegue dar um print na sua frase infeliz e passar adiante.

Experimente:

  • Redes de negócios: criar um perfil no LinkedIn ou rede profissional semelhante, como o Via6.
  • Redes de nicho: pesquise fóruns e redes no Ning que tenham relação com a sua área de interesse e mantenha-se ativo.

Moço, me dá uma oportunidade: contato com empresas ou gestores

Aqui sim vale uma regra de ouro: não seja intrusivo! Mas também não deixe de dizer a que veio. Mandar 5 replies para o Eike Batista pedindo emprego não vai lhe ajudar em nada, mas enviar um link sobre um projeto inovador talvez sim.

Pode parecer meio louco, mas eu consegui minha primeira oportunidade na área de mídias sociais pelo Fale Conosco da agência. E vale tentar: um e-mail criativo, com um link sobre um conteúdo interessante produzido por você ou, até mesmo, seu linkedin, pode lhe render uma entrevista.

No mais, boa sorte! E um último teste: o que diz a sua Bio mesmo?

Patrícia Moura | Coordenadora de Mídias Sociais da agência Binder – Visão Estratégica, Professora da Pós-Graduação de Gestão Estratégica de Marketing Digital da FACHA/IGEC e usuária ativa das redes sociais digitais, onde é conhecida como @MissMoura. Palestras no Slideshare e artigos no Scribd.

Aviso | As opiniões do autor do texto não refletem necessariamente as do Tecnoblog.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Cintia Marinho

Vagas para Promotor de vendas!
Atenção!! Proposta de Emprego Totalmente Online
Você que se encontra desempregado,já cansou de procurar emprego,já enviou seu currículo,
para várias empresas e nada?
NÓS TEMOS A SOLUÇÃO PARA OS SEUS PROBLEMAS!
Venha ser Promotor da Imagem Folheados,uma empresa que está situada em Limeira SP,e está no mercado desde 1999.
A Imagem Folheados fabrica,semi jóias,de altíssima qualidade e de fácil,aceitação no mercado.
Basta se cadastrar gratuitamente,como afiliado e divulgar os produtos que existem.
A cada venda realizada,você ganha 10% e 5% além disso,você pode cadastrar várias pessoas,em sua rede.
Fazendo,com que o lucro seja maior podendo ganhar até R$ 3.000 por mês.

Acredite no seu SUCESSO,AFLIE SE JÁ: http://bit.ly/negocioperfeitoo

Marcos Jahn
Post legal, porém um pouco superficial :(
cristina
Muito útil, principalmente para quem, como eu, está aprendendo a usar as redes sociais. Ainda estou meio perdida em minha área, a psicologia.
alessandra
alguem pode me dizer como me cadastro no Linkdin? Obrigado
Matheus
Por isso que separo minha vida "social" da minha vida de trollagem (problem?)
7megas
Eh Fake neles...!
daniel nunes
Nós aqui do informatizado tmb, criamos oportunidades via web, pesquisamos e procuramos emprego, é a nova buasca por novos profissionais
Hernani
Existe um grande problema em tudo isso, e existe uma discussão sobre o tema. Redes Sociais, são um lugar para você se comunicar com pessoas que possuem interesses parecidos com os seus, algo descontraído, sem ficar medindo 100% das palavars que você fala. Eu tenho perfil em diversos sites, se fosse iniciar a moderação de tudo que falo, seria muito complicado. A empresa pode até pesquisar sobre você, mas dificilmente encontrará uma pessoa 100% formal em um perfil de rede social. Eu em dias de jogos do meu time (Vai Corinthians) tenho mania de comentar no mesmo nível que converso com amigos, mando o juiz para aquele lugar, reclamo do jogador, etc. A consulta por parte das empresas sobre uma pessoa pode ser muito perigoso, você pode perder um excelente profissional, por achar que o twitter dele é muito "rude"
Turdin
Já consegui trabalhos pelas redes sociais, por isso que é bom sempre ter controle e saber bem o que fala =)
kylefurtado
Ainda bem que sei ser discreto, acho que seria contratado.
Missmoura
Olá, Marcos; Durante a redação do post, eu fiquei em dúvida entre colocar SEO e SMO e acabei misturando os termos. Obrigada por avisar :) Vou pedir ao pessoal do blog para corrigir. Um abraço!
Bruno Gall
Legal, eu acho que eu não seria contratado xD
@marcoscorreia1
Legal o artigo, mas SMO significa Social Media Optimization e NÃO Search Marketing Optimization. Além de SMO, também é utilizado o termo Social SEO.
@Swdezerbelles
Atualmente manter perfis em redes sociais requer que a gente realmente pense nessa parte do marketing pessoal. Bom, pelo menos os que pretendem conquistar alguma coisa através desta. Acho super válido alertar as pessoas para o que ocorre na rede, pois muitas vem perdendo oportunidades por gafes bobas cometidas. Ótimo post.
Augusto
Realmente, depois que fui contratado fiquei sabendo que o pessoal do RH aqui deu um google no meu nome, achou minhas redes sociais e leram opiniões no twitter, viram fotos do facebook... Gostaram do meu perfil e me contrataram, não sei se excluiram candidatos por rede social, mas na dúvida...
Exibir mais comentários