Como diria a música de Bob Dylan, os tempos estão mudando. A Nintendo foi pelos últimos anos a número um em vendas no mercado mundial de videogames, mas depois de três anos de recordes de lucro, a empresa relatou seu primeiro prejuízo em sete anos: uma perda de 25 milhões de dólares no semestre fiscal que se encerrou no dia 30 de setembro.

No caso do Wii, por exemplo, junte a “saturação” do mercado do qual o console é o líder há anos com os pesados investimentos da concorrência em formas de controle que tornam o maior diferencial do Wii algo muito menos revolucionário do que parecia de início e o que você tem é uma diminuição de 14% nas vendas neste semestre.

Nintendo está apanhando nas finanças…

As vendas do DS caíram 43%, fora os 23% de queda na venda de jogos para o portátil. Junte a tudo isso a valorização do iene (80% das vendas da empresa são internacionais) e temos o cenário que levou a Big N a ficar com o saldo da mesma cor do Wii comemorativo dos 25 anos do Mario.

A previsão para o próximo semestre também não é das mais animadoras: o lucro do ano fiscal que termina em março deve ser o menor dos últimos seis anos e as vendas do Wii devem continuar na descendente.

Pois é, Nintendo, eu sei que o 3DS promete e que suas franquias de sucesso e base de público extremamente fiel são grandes diferenciais em relação à concorrência, mas acho que vai ser preciso mais que isso para virar essa mesa.

Com infomações: The Wall Street Journal.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@gutoblauth
A Hype do Wii tanto ia passar que o PS3 e o X360 tão usando as mesmas coisas ._. (ironia) Se a venda de PS3 e X360 aumentar, é só pq tão usando o Hype do Wii só agora oficialmente, ou seja, terminou não ;)
Renato
O que faltou mencionar é que nos gastos desse último período estão inclusos gastos com Pesquisa e Desenvolvimento do 3DS, que nunca é barato. E possivelmente gastos com novas instalações para iniciar a produção em massa do 3DS, ou seja, esse período de transição costuma ser um período de gastos elevados mesmo, não acho que seja nada alarmante, pelo contrário, parece um indicativo de que o 3DS está chegando.
Hernani
Vou pegar meus comentários lá atrás, eu afirmei isso, o hype do Wii iria passar, e o PS3 e XBOX360 iriam tomar a dianteira
Guilherme Reis
A análise foi boa, mas faltou um ponto que não foi abordado: As aquisições da Nintendo este ano. Eu não tenho comigo aqui a lista, mas me lembro bem que foram 3 aquisições. Uma delas foi de uma produtora de games que já estava a beira da falência. A Nintendo a comprou para incorporar os desenvolvedores e títulos da empresa. Vou achar a reportagem aqui e volto a postar.
@rmarcon
Imagino que os lançamentos de Donkey Kong Returns, Sonic Colors, Kirby's Epic Yarn e Epic Mickey vão dar uma ajudada nas vendas do wii nos próximos meses, depois ainda vai ter o Zelda novo, com motion pls e tudo mais. Mas espero que isso dê uma apressada no lançamento do Wii2, WiiHD, SuperWii ou qualquer que seja o nome
@CapJSheridan
E assim os analistas continuam completamente perdidos sobre o que faz o Wii vender ou deixar de vender. Saturação? Concorrência? Há!
kylefurtado
Que bad.
bryan
cara, a nintendo lucra BILHOES ... portanto uma vez ou outra sofrer um prejuizo de meros milhoes nao faz nem cosquinha neles ( em mim faz muito kkkkk =D)
bryan
augusto... o preco dele sera o mesmo de quando foi lancado o primeiro modelo do ds.... portanto nao vai estar caro( vai chegar por uns 250-300 dolares), a nao ser no brasil, que alem de provavelmente chegar depois vai custar no minimo uns mil e pouco =D
cinza
É claro que as vendas do DS e dos jogos de DS diminuiram, os nintendolas tão esperando o 3DS, uma pena que ele ta custando mais que um PS3 no Japão.
Leonardo
É só lançar o Pokemon no resto do mundo que o lucro vai lá nas estrelas de novo. E o lançamento de Zelda aumentará mais as vendas. Falta ela fazer um Pokemon rpg pra Wii, q venderia mais q agua no deserto. E a queda do DS é totalmente previsivel, e acredito que a Nintendo já esperava. Qse td mundo que compraria, já tem, e quem ainda nao tem vai esperar o lançamento do 3DS, não é nada preocupante.
@nelson_integra
7 anos de lucro e 1 de prejuízo. Também não é o fim do mundo. Como há público fiel e o lançamento do 3DS está próximo, tem tudo para se recuperar.
Marcell Almeida
A Nintendo ganhou MUITA grana nesses anos todos. Acredito que 25milhoes nao tenha sido nem 1/4 do que eles ja lucraram. Portanto estou confiante que eles possam lancar um console Next-Gen em breve, juntamente com o "xbox 720" e "ps4".
Augusto
Ainda estou com um pé atrás quanto ao preço do 3DS, principalmente quando chegar ao Brasil, mas acho que mesmo assim vai alavancar a Nintendo.
@rooockz
antecipa o Wii HD brou...
Exibir mais comentários