Início » Computador » Lenovo ThinkPad X1 Extreme Gen 4 é um notebook robusto com RTX 3080

Lenovo ThinkPad X1 Extreme Gen 4 é um notebook robusto com RTX 3080

Lenovo ThinkPad X1 Extreme chega à 4ª geração com processador Core i9 e GPU RTX 3080 na configuração mais avançada

Emerson Alecrim Por

Que tal ter um laptop para jogar que não tem cara de notebook gamer? Para quem está com essa ideia em mente, o Lenovo ThinkPad X1 Extreme Gen 4 aparece como uma opção: anunciada nesta quarta-feira (23), a nova geração do modelo pode ser equipada com processador Intel Core i9 série H e GPU Nvidia GeForce RTX 3080 em sua configuração mais avançada.

ThinkPad X1 Extreme Gen 4 (imagem: divulgação/Lenovo)

ThinkPad X1 Extreme Gen 4 (imagem: divulgação/Lenovo)

O Lenovo ThinkPad X1 Extreme é um notebook de alto desempenho voltado ao segmento corporativo. Ele pode ser usado em aplicações que exigem muitos recursos gráficos, por exemplo. Isso explica o fato de a nova versão ter as GPUs GeForce RTX 3050 Ti, 3060, 3070 e 3080 como opções.

Como a Lenovo não dificulta a venda do modelo para consumidores finais, nada impede o usuário doméstico de comprar o ThinkPad X1 Extreme para jogar. Para quem, por outro lado, não faz questão de alto desempenho gráfico, o notebook pode contar apenas com a GPU integrada Intel Iris Xe.

A tela também merece destaque. O componente tem 16 polegadas de tamanho, brilho máximo de 600 nits, suporte a HDR400 e resolução que pode chegar a 4K. A Lenovo só não informou a tecnologia do painel, mas o modelo Gen 3 tem visor OLED ou IPS LCD, logo, é de se presumir que essas opções também estejam disponíveis aqui.

Os demais itens de hardware também são dignos de nota. O ThinkPad X1 Extreme Gen 4 conta com até 64 GB de RAM (LPDDR4), até dois SSDs que totalizam 2 TB de armazenamento e chip Intel de 11ª geração.

No quesito processador, a Lenovo não especificou nenhum modelo, mas afirma que a opção mais avançada é um Core i9 série H vPro. Muito provavelmente, a companhia se refere ao octa-core Core i9-11950H.

Já a bateria tem 90 Wh e pode alcançar autonomia de até dez horas, de acordo com a Lenovo.

ThinkPad X1 Extreme Gen 4 (imagem: divulgação/Lenovo)

ThinkPad X1 Extreme Gen 4 (imagem: divulgação/Lenovo)

Acabamento, conectividade e outros atributos

Como este é um notebook para uso profissional, a Lenovo incluiu nele recursos relevantes para esse segmento. Entre eles estão uma webcam full HD com infravermelho e trava de bloqueio, leitor de impressões digitais no botão de liga / desliga compatível com Windows Hello e, claro, o item que simboliza a família ThinkPad: o icônico TrackPoint.

No aspecto da conectividade, o novo ThinkPad X1 Extreme chama a atenção por trazer uma conexão HDMI 2.1, duas portas Thunderbolt 4 (USB-C), Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2, além de slot nano-SIM opcional para 5G.

O design externo pouco mudou de uma geração para outra. Mas, quando observamos o acabamento, o detalhe que mais interessa é a robustez. O notebook tem corpo de fibra de carbono que garante boa proteção ao equipamento, mas sem deixá-lo excessivamente pesado.

Internamente, a Lenovo implementou um novo sistema de resfriamento com tubos de calor e câmara de vapor para manter o bom funcionamento do laptop mesmo durante a execução de aplicações gráficas pesadas.

Visão interna do ThinkPad X1 Extreme Gen 4 (imagem: divulgação/Lenovo)

Visão interna do ThinkPad X1 Extreme Gen 4 (imagem: divulgação/Lenovo)

ThinkPad X1 Extreme Gen 4: disponibilidade e preço

Segundo a Lenovo, o ThinkPad X1 Extreme Gen 4 vai chegar aos primeiros mercados em agosto. Na Europa, o modelo custará a partir de € 2.099.

Para variar, não há previsão de lançamento no Brasil.

ThinkPad X1 Extreme Gen 4 — ficha técnica

  • Processador: Intel Core de 11ª geração até o Core i9 vPro
  • RAM: até 64 GB de DDR4 de 3.200 MHz
  • Armazenamento: até 2 TB de SSD
  • GPU: Intel Iris Xe ou Nvidia GeForce RTX até o modelo 3080
  • Tela: 16 polegadas, resolução até 4K, proporção 16:10, HDR400, brilho de 600 nits
  • Bateria: 90 Wh (autonomia de até dez horas)
  • Conectividade: HDMI 2.1 (1), Thunderbolt 4 (2), USB 3.2 tipo A (2), conexão para fones de ouvido, 5G (opcional), Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2
  • Outros: webcam 1080p com bloqueio, alto-falantes Dolby Atmos, leitor de impressões digitais, trava Kensington, certificado MIL-STD 810H, leitor de cartão SD, chip de segurança TPM 2.0
  • Sistema operacional: Windows 10 Pro
  • Dimensões: 359,5 x 253,8 x 17,7mm
  • Peso: 1,82 kg

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando