Lenovo ThinkPad X1 Extreme Gen 4 é um notebook robusto com RTX 3080

Lenovo ThinkPad X1 Extreme chega à 4ª geração com processador Core i9 e GPU RTX 3080 na configuração mais avançada

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 3 meses
ThinkPad X1 Extreme Gen 4 (imagem: divulgação/Lenovo)
ThinkPad X1 Extreme Gen 4 (imagem: divulgação/Lenovo)

Que tal ter um laptop para jogar que não tem cara de notebook gamer? Para quem está com essa ideia em mente, o Lenovo ThinkPad X1 Extreme Gen 4 aparece como uma opção: anunciada nesta quarta-feira (23), a nova geração do modelo pode ser equipada com processador Intel Core i9 série H e GPU Nvidia GeForce RTX 3080 em sua configuração mais avançada.

O Lenovo ThinkPad X1 Extreme é um notebook de alto desempenho voltado ao segmento corporativo. Ele pode ser usado em aplicações que exigem muitos recursos gráficos, por exemplo. Isso explica o fato de a nova versão ter as GPUs GeForce RTX 3050 Ti, 3060, 3070 e 3080 como opções.

Como a Lenovo não dificulta a venda do modelo para consumidores finais, nada impede o usuário doméstico de comprar o ThinkPad X1 Extreme para jogar. Para quem, por outro lado, não faz questão de alto desempenho gráfico, o notebook pode contar apenas com a GPU integrada Intel Iris Xe.

A tela também merece destaque. O componente tem 16 polegadas de tamanho, brilho máximo de 600 nits, suporte a HDR400 e resolução que pode chegar a 4K. A Lenovo só não informou a tecnologia do painel, mas o modelo Gen 3 tem visor OLED ou IPS LCD, logo, é de se presumir que essas opções também estejam disponíveis aqui.

Os demais itens de hardware também são dignos de nota. O ThinkPad X1 Extreme Gen 4 conta com até 64 GB de RAM (LPDDR4), até dois SSDs que totalizam 2 TB de armazenamento e chip Intel de 11ª geração.

No quesito processador, a Lenovo não especificou nenhum modelo, mas afirma que a opção mais avançada é um Core i9 série H vPro. Muito provavelmente, a companhia se refere ao octa-core Core i9-11950H.

Já a bateria tem 90 Wh e pode alcançar autonomia de até dez horas, de acordo com a Lenovo.

ThinkPad X1 Extreme Gen 4 (imagem: divulgação/Lenovo)
ThinkPad X1 Extreme Gen 4 (imagem: divulgação/Lenovo)

Acabamento, conectividade e outros atributos

Como este é um notebook para uso profissional, a Lenovo incluiu nele recursos relevantes para esse segmento. Entre eles estão uma webcam full HD com infravermelho e trava de bloqueio, leitor de impressões digitais no botão de liga / desliga compatível com Windows Hello e, claro, o item que simboliza a família ThinkPad: o icônico TrackPoint.

No aspecto da conectividade, o novo ThinkPad X1 Extreme chama a atenção por trazer uma conexão HDMI 2.1, duas portas Thunderbolt 4 (USB-C), Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2, além de slot nano-SIM opcional para 5G.

O design externo pouco mudou de uma geração para outra. Mas, quando observamos o acabamento, o detalhe que mais interessa é a robustez. O notebook tem corpo de fibra de carbono que garante boa proteção ao equipamento, mas sem deixá-lo excessivamente pesado.

Internamente, a Lenovo implementou um novo sistema de resfriamento com tubos de calor e câmara de vapor para manter o bom funcionamento do laptop mesmo durante a execução de aplicações gráficas pesadas.

Visão interna do ThinkPad X1 Extreme Gen 4 (imagem: divulgação/Lenovo)
Visão interna do ThinkPad X1 Extreme Gen 4 (imagem: divulgação/Lenovo)

ThinkPad X1 Extreme Gen 4: disponibilidade e preço

Segundo a Lenovo, o ThinkPad X1 Extreme Gen 4 vai chegar aos primeiros mercados em agosto. Na Europa, o modelo custará a partir de € 2.099.

Para variar, não há previsão de lançamento no Brasil.

ThinkPad X1 Extreme Gen 4 — ficha técnica

  • Processador: Intel Core de 11ª geração até o Core i9 vPro
  • RAM: até 64 GB de DDR4 de 3.200 MHz
  • Armazenamento: até 2 TB de SSD
  • GPU: Intel Iris Xe ou Nvidia GeForce RTX até o modelo 3080
  • Tela: 16 polegadas, resolução até 4K, proporção 16:10, HDR400, brilho de 600 nits
  • Bateria: 90 Wh (autonomia de até dez horas)
  • Conectividade: HDMI 2.1 (1), Thunderbolt 4 (2), USB 3.2 tipo A (2), conexão para fones de ouvido, 5G (opcional), Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2
  • Outros: webcam 1080p com bloqueio, alto-falantes Dolby Atmos, leitor de impressões digitais, trava Kensington, certificado MIL-STD 810H, leitor de cartão SD, chip de segurança TPM 2.0
  • Sistema operacional: Windows 10 Pro
  • Dimensões: 359,5 x 253,8 x 17,7mm
  • Peso: 1,82 kg

Receba mais sobre GPU na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados