Windows 11 melhora gráficos de jogos com Auto HDR e DirectStorage

Microsoft revela novidades para jogos no Windows 11, como gráficos melhores com Auto HDR e DirectStorage, e Xbox App nativo

Murilo Tunholi
Por
• Atualizado há 2 anos e 2 meses
Jogos no Windows 11 (Imagem: Reprodução / Microsoft)
Jogos no Windows 11 (Imagem: Reprodução / Microsoft)

A Microsoft revelou o Windows 11, nesta quinta-feira (24), e mostrou as novidades para jogos no sistema operacional. A nova versão da plataforma terá suporte a recursos que antes eram exclusivos dos Xbox Series X|S, como Auto HDR e DirectStorage. Além disso, o novo Windows vai usar o Xbox App de forma nativa para acessar não só os títulos instalados no computador, como também o catálogo do Game Pass.

O Auto HDR do Windows 11 vai funcionar da mesma forma que no Xbox Series X|S — ou seja, será ativado de forma automática. Segundo a Microsoft, a tecnologia é capaz de gerar cores mais vivas e iluminação com maior qualidade, mesmo em jogos mais antigos, como The Elder Scrolls V: Skyrim.

A Microsoft prometeu incluir o Auto HDR em mais de 1.000 jogos, como Age of Empires: Defintive Edition, Rocket League, DayZ e Doom 64. Em computadores que suportam HDR, esses títulos serão otimizados automaticamente no Windows 11, sem precisar baixar atualizações.

Auto HDR em jogo no Windows 11 (Imagem: Reprodução / Microsoft)

Auto HDR em jogo no Windows 11 (Imagem: Reprodução / Microsoft)

Enquanto isso, o DirectStorage é outro recursos do Xbox Series X|S que chega aos computadores com Windows 11. Com a ferramenta, os jogos podem renderizar os gráficos diretamente pela placa de vídeo, aliviando a carga de trabalho do processador.

De acordo com a Microsoft, a tecnologia permite carregar mundos virtuais detalhados em alta velocidade, com tempos de carregamento quase nulos. Para usar o DirectStorage, porém, será preciso instalar os jogos em um SSD NVMe de 1 TB ou maior e rodar os games em uma placa de vídeo compatível com DirectX 12 Ultimate e com o driver “Standard NVM Express Controller”.

Windows 11 vai usar Xbox App de forma nativa
O Windows 11 vai passar a usar o Xbox App de forma nativa para acessar os jogos instalados no PC e o catálogo do Game Pass. O aplicativo também será a nova loja de games da Microsoft no Windows. Isso significa que os usuários não irão precisar recorrer à Microsoft Store.

O Xbox App ainda conta com suporte ao Xbox Cloud Gaming, o serviço de streaming de jogos da Microsoft. Com isso, os jogadores podem rodar os títulos mais pesados em qualquer PC, mesmo em máquinas com componentes mais fracos. Contudo, será necessário ter conexão com a internet de alta qualidade para usar a ferramenta.

Por fim, a Microsoft pretende continuar investindo em cross-play e cross-save. Assim, os usuários podem jogar os títulos no PC e em consoles Xbox com amigos em plataformas diferentes, enquanto mantêm suas progressões e conquistas nos games.

Com informações: Xbox.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Canal Exclusivo

Relacionados