Windows 11 é grátis para PCs com Windows 10 e terá um grande update por ano

Windows 11 de graça exige PC compatível rodando Windows 10, incluindo 4 GB de RAM e processador de 64 bits; atualização chega para todos no final de 2021

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 2 meses
PC rodando Windows 11 (Imagem: Divulgação / Microsoft)

PC rodando Windows 11 (Imagem: Divulgação / Microsoft)

Você poderá baixar o Windows 11 de forma legítima sem pagar nada: para isso, basta ter um PC compatível que esteja rodando o Windows 10 – o computador deverá ter pelo menos 4 GB de RAM e processador de 64 bits, entre outras exigências. A atualização gratuita entrará em teste público na semana que vem, e será distribuída para todos entre o final de 2021 e começo de 2022.

Como instalar Windows 11 de graça no PC

Se você tem um PC com Windows 7 ou 8.1, pode instalar o Windows 10 nele – a Microsoft não divulga isso, mas essa atualização continua sendo grátis. Daí, será possível obter o Windows 11 de graça, desde que o dispositivo seja compatível.

Essas são as principais especificações mínimas para rodar o Windows 11:

  • processador de 1 GHz com dois ou mais núcleos de 64 bits
  • 4 GB de RAM
  • 64 GB de armazenamento
  • tela HD (720p) maior que 9 polegadas
  • compatível com UEFI, Secure Boot e TPM (Trusted Platform Module) na versão 2.0

É possível ver agora mesmo se seu computador atende a essas exigências baixando o aplicativo PC Health Check da Microsoft. Se você não puder instalar o Windows 11, saiba que o Windows 10 continuará a receber suporte até outubro de 2025.

Mas, se você instalar o Windows 11 no seu PC e se arrepender, pode voltar para o Windows 10 dentro de dez dias. Após esse prazo, será necessário fazer backup dos seus arquivos e reinstalar o W10 do zero.

Modo escuro no Windows 11 (Imagem: Divulgação / Microsoft)

Modo escuro no Windows 11 (Imagem: Divulgação / Microsoft)

Até quando o Windows 11 ficará gratuito? Essa oferta ainda não tem uma data de término específica, mas a Microsoft avisa que vai mantê-la por pelo menos um ano a partir da disponibilidade geral – ou seja, no mínimo até o final de 2022.

Se você estiver interessado em testar o Windows 11 o quanto antes, poderá fazer isso na semana que vem, quando será liberada uma versão inicial do sistema através do programa Insider – saiba aqui como participar.

Windows 11 terá uma grande atualização por ano

As atualizações frequentes do Windows 10 já causaram dores de cabeça e até apagaram arquivos dos usuários. Felizmente, a Microsoft decidiu reduzir o ritmo com o Windows 11: ele ainda terá correções de segurança todo mês, mas os grandes updates de recursos chegarão só no segundo semestre de cada ano.

Este será o ciclo de suporte para as diferentes versões:

  • as edições Home, Pro, Pro for Workstations e Pro for Education do Windows 11 receberão 24 meses de suporte a partir da data de disponibilidade geral;
  • as edições Enterprise e Education do Windows 11 terão suporte por 36 meses a partir da data de disponibilidade geral.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados