Início » Aplicativos e Software » Windows 11 traz design renovado no Explorador de Arquivos, Paint e mais

Windows 11 traz design renovado no Explorador de Arquivos, Paint e mais

A Microsoft mostrou um pouco mais do que vem pela frente em termos visuais para aplicativos tradicionais no Windows 11

Ana Marques Por

As mudanças visuais do Windows 11 vão bem além da área de trabalho, com o novo menu Iniciar e a barra de tarefas atualizada. A Microsoft mostrou alguns teasers no evento desta quinta-feira (24) que dão uma noção do que esperar para apps tradicionais do sistema, como o Explorador de Arquivos, o Paint e o Bloco de Notas. Reunimos algumas das novidades que podem ter passado despercebidas para que você dê uma olhada mais de perto.

Explorador de Arquivos no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Microsoft)

Explorador de Arquivos no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Microsoft)

Explorador de Arquivos com Fluent Design

Um dos aplicativos mais tradicionais do Windows, o Explorador de Arquivos também está sendo atualizado com a chegada do Windows 11. A interface baseada no Fluent Design traz visual minimalista, com cantos arredondados e ícones coloridos.

Além disso, a barra de ferramentas, na parte superior do Explorer, foi redesenhada para parecer mais moderna, ainda que alguns recursos legados não possam ser substituídos. O botão “Nova Pasta” foi reformulado e ficará sempre à vista, permitindo o acionamento rápido, assim como as ferramentas “recortar”, “colar”, “renomear”, “excluir” e “compartilhar”.

Explorador de Arquivos no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Microsoft)

Explorador de Arquivos no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Microsoft)

Painel de Configurações do Windows 11

Outra mudança está no app Configurações do sistema, que ganha ícones coloridos e com cantos arredondados, além de um modo escuro aprimorado. O painel também exibe um novo menu de navegação à esquerda, com ícones para ilustrar cada opção, reforçando a ideia de que tudo está muito mais visual no Windows 11.

O menu de navegação deve permanecer visível mesmo ao transitar entre páginas de configurações diferentes. O Painel de Configurações do Windows promete ainda entregar melhor desempenho e abrir mais opções de personalização do sistema, incluindo o fundo e o tamanho das teclas do teclado sensível ao toque.

Configurações no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

Configurações no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

Paint, Bloco de Notas e mais

O MS Paint foi literalmente o primeiro programa do Windows que eu usei na vida, em meados dos anos 90, e ele também está recebendo uma roupa nova nesta atualização para o Windows 11.

Não há novos recursos — e o programa também não vai perder nenhuma ferramenta. A mudança aqui parece ser apenas estética, com os mesmos ícones novos de cabeçalho vistos nos demais aplicativos do sistema, como o Bloco de Notas.

Paint no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Microsoft)

Paint no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Microsoft)

Vale lembrar que a Microsoft Store também está passando por uma reformulação completa, tanto de diretrizes quanto em termos visuais. Além disso, os aplicativos do Office devem ganhar uma nova roupagem — é possível que tenhamos mais imagens na próxima semana, quando a primeira prévia do Windows 11 será liberada para Insiders.

Com informações: Windows Latest.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
9 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno (@Unknown)

Estou gostando do que estou vendo.

João Almeida (@Joao_Almeida)

POderei dormir em paz agora

Mickey Sigrist (@Mickey)

Parece que ficou bonito, hein? Isso é subjetivo, claro, mas tô curtindo o que foi mostrado até agora. O problema de novas builds é sempre a estabilidade e bugs, vamos ver como será no lançamento do 11.

Gabriel Garcia (@Gabriel_Garcia)

Esse video da propria MS da um parecer bem interessante do design. Ainda mais sobre o App Settings. Se for assim, gostei.