Início » Jogos » Como jogar Warframe [Guia para iniciantes]

Como jogar Warframe [Guia para iniciantes]

Protetores do universo; saiba como jogar Warframe e controle esses membros da raça com o objetivo de proteger o espaço

Leandro Kovacs Por

Um dos títulos free-to-play mais populares do mercado, com cerca de 50 milhões de contas registradas em todas as plataformas disponíveis. Entenda como jogar Warframe, seja enfrentando missões de história, navegando no mapa estelar ou atualizando mods, felizmente, não é preciso absorver tudo o que o jogo tem a oferecer para praticar o combate em ritmo acelerado.

Como jogar Warframe (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Como jogar Warframe (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

1. Piruetas e controles básicos

A primeira coisa que os novos jogadores notam sobre Warframe é a velocidade de jogo em comparação com outros títulos. Este jogo tem tudo a ver com velocidade e agilidade. Aprender como se mover com eficiência no mapa deve ser sua primeira prioridade. O primeiro passo nesta jornada, porém, é dominar o salto espiral.

É abordado brevemente no tutorial do jogo, então preste muita atenção e faça um uso contínuo dele ao longo das partidas. Em essência, o salto espiral permite que o personagem se impulsione para frente muito mais rápido que se estivesse correndo. É uma manobra fácil de realizar também – basta correr, deslizar e pular!

Como jogar Warframe (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Serve para movimentação, ataque e fuga (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Configurações adicionais

Depois de executar algumas missões e saber como se mover, dê uma olhada no menu “Configurações” e ajuste seus controles conforme necessário. Existem muitas maneiras de ajustar a experiência, mas a maioria dos jogadores se beneficiará com esses pequenos ajustes:

  • Alternar Sprint (Corrida): ON;
  • Alternar agachamento: LIGADO;
  • Campo de visão: MAX.

    Como jogar Warframe (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

    As configurações devem facilitar a vida do jogador (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

2. Star Chart e missões de história

As primeiras missões que se jogam no Warframe irão apresentá-lo ao Star Chart – uma extensa rede de planetas e outros locais celestiais que abrigam todas as missões do jogo. Percorrer o Mapa Estelar é uma excelente oportunidade para se familiarizar com todas as facetas do game.

Como jogar Warframe (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

O jogo se passa em diversos planetas conhecidos e ocultos (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

No entanto, também é importante começar a limpar as missões da história. São desbloqueadas periodicamente à medida que navegam no Star Chart e o recompensam com itens exclusivos.

Ter uma missão liberada não significa que deve-se fazer. Diversas missões podem ser angustiantes para o equipamento atual do jogador, separei boas missões para o início.

  • Vor’s Prize (Prêmio de Vor);
  • Once Awake (Uma vez acordado);
  • The Archwing;
  • Stolen Dreams (Sonhos roubados);
  • The New Strange (O novo estranho);
  • Natah;
  • The Second Dream (O segundo sonho);
  • The War Within (A guerra interior).
    Como jogar Warframe (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

3. Construir itens em Warframe

À primeira vista, o sistema de crafting do Warframe parece uma bagunça complicada. Existem armas para construir, componentes para fabricar, recursos para reunir e um mercado que oferece um número absurdo de itens.

O que se deve focar é na essência da construção dentro do jogo.

  1. Precisará adquirir um Blueprint (receita) para o item escolhido. Eles podem ser comprados no Marketplace com Créditos e Platina, ou encontrados durante o tempo de jogo no Warframe;
  2. Com a receita já em posse, vá para a forja em sua nave. Poderá olhar o Blueprint e determinar quais recursos são necessários para fabricar o item;
  3. Muitos itens valiosos exigem que se crie outros componentes antes de construir. Por exemplo, Frames exigem que você crie seus sistemas, chassi e neurópticos, que por sua vez exigem seus próprios projetos e recursos;
  4. Os recursos variam de acordo com a localização, mas as quedas de recursos comuns são listadas no “Mapa Estelar” antes de iniciar uma missão.

Com todos os requisitos já alcançados, pode-se iniciar a construção na forja e esperar que o item seja construído. Os tempos variam enormemente com base em seu valor individual. Algumas armas podem levar apenas alguns segundos para serem fabricadas, enquanto outras ficarão na fila por dias. Não adianta, tem que ter paciência.

Como jogar Warframe (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Dependendo do item, a criação pode levar horas (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

4. Cuidado com o nivelamento do jogador

Resumindo, um Nível de Maestria de 5 não significa que o jogador é uma boa combinação para inimigos de nível 5. Outros aspectos devem ser levados em conta, para fugir um pouco da tentativa e erro comuns.

Classificação de Maestria

Este é o número que aparece ao lado do ícone do jogador. Ele aumenta à medida que se torna mais proficiente com todos os tipos de armas, equipamentos no jogo e avança no Mapa Estelar. Não impacta diretamente o quão poderoso seu personagem é – porém, concede acesso a novas armas, equipamentos e conteúdo de história.

Classificação de arma

Cada vez que se usa uma arma, ganha-se um pouco de “Afinidade” ou pontos de experiência. Ganhe afinidade suficiente e poderá evoluir a arma. A maioria dos equipamentos pode ser classificada em até 30, e cada vez que sobe, torna-se mais poderosa – e contribui para o seu Nível de Maestria.

Isso dá aos jogadores um incentivo para desbloquear todo o equipamento do jogo, pois assim que atingir o Rank 30, não acumulará mais pontos para a maestria. É por isso que algumas vezes topará com um jogador com um alto “Nível de Maestria” mas incrivelmente fraco – ele pode estar subindo de nível um novo conjunto de armas inferiores.

Mods

São componentes inseridos em armas e equipamentos para melhorar suas habilidades. Os próprios mods podem ser aumentados usando dois tipos de moeda: Créditos e Endo. Alguns mods são melhores do que outros, mas suas primeiras horas devem ser gastas atualizando os que você gosta de usar.

Existem muitas maneiras diferentes de aprimorar os mods, mas não se prenda aos detalhes, basta aumentar o nível de mods que curte e vender os indesejados.

Como jogar Warframe (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Mods ampliam a força do personagem além da Maestria (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Página oficial: Warframe.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando