Início » Jogos » Como jogar Darkest Dungeon [Guia para iniciantes]

Como jogar Darkest Dungeon [Guia para iniciantes]

Veja dicas de como jogar Darkest Dungeon, um desafiante RPG por turnos sobre os estresses psicológicos vivenciados em aventuras

Diego Melo Por

Darkest Dungeon é um jogo de RPG que coloca o jogador para gerenciar equipes de aventureiros durante expedições em masmorras, florestas e criptas arruinadas. Além de lidar com monstros e outros desafios, os exploradores também devem lutar contra o estresse, a fome, a doença e a escuridão sempre crescente, que podem afetar suas habilidades e, até mesmo, suas personalidades. Quer se dar bem no game e não perder seus heróis favoritos? Então confira algumas dicas de como jogar Darkest Dungeon.

Como jogar Darkest Dungeon / Reprodução / Red Hook

Darkest Dungeon (Imagem: Divulgação/ Red Hook)

Como jogar Darkest Dungeon

1. Preparação é a chave para o sucesso

Se você quiser que seus heróis tenham mais chances de sobreviver às masmorras, terá que investir em provisões que irão auxiliá-los durante a jornada. Alguns itens são essenciais para uma expedição mais segura, como comida e tochas, enquanto outros são mais específicos para determinados lugares, como ervas e curativos.

A quantidade de itens varia conforme o tamanho da masmorra. Procure sempre ter uma quantidade de comida, itens de cura, pás e chaves suficientes para completar a expedição. Quanto as tochas, a quantidade pode variar de acordo com a sua estratégia. Na escuridão completa, os riscos são muito maiores, mas as chances de encontrar itens raros também aumentam.

Vale lembrar que os itens que sobram ao completar uma expedição não são recuperados; você recebe de volta apenas uma parte do dinheiro investido. Se você não quer descobrir essas quantidades “na marra”, a dica de ouro é consultar a wiki do jogo. Nela você pode consultar quais itens levar para cada tipo de masmorra, além dos perigos que seus heróis encontrarão.

Como jogar Darkest Dungeon / Reprodução / Red Hook

Heróis e monstros se enfrentando (Imagem: Divulgação / Red Hook)

2. Forme a melhor equipe para o seu objetivo

Como em todo bom RPG, os heróis de Darkest Dungeon são divididos em classes, cada uma com suas próprias habilidades e especialidades. Com base nisso, você deve pensar na melhor estrutura de equipe para o seu objetivo antes de enviá-los às masmorras.

Algumas classes são melhores contra determinados tipos de inimigos, enquanto outras são praticamente essenciais para qualquer tipo de exploração – como é o caso do Vestal, que pode curar outros personagens durante a batalha.

Personagens diferentes de uma mesma classe possuem as mesmas estatísticas básicas; eles se diferem pela experiência e, principalmente, pelas características adquiridas durante as atividades na aldeia ou nas explorações – que podem ser boas ou ruins, afetando a “utilidade” do herói.

3. Domine o combate e prepare-se para o estresse

O combate de Darkest Dungeon é feito por turnos; por isso, é importante ter uma equipe balanceada e, se possível, com boas opções de combos de ataque. Outra característica é a posição dos personagens durante a batalha. Alguns ataques só podem ser realizados em monstros que estão mais próximos do herói, enquanto outros podem ser executados em área ou até mesmo alterar a posição do inimigo.

Os heróis são afetados pelo estresse a todo momento enquanto estiverem explorando ou lutando em uma masmorra. Ao ultrapassar o seu limite de estresse, o herói terá sua determinação testada, podendo ganhar, como resultado, um traço de personalidade negativo ou reagir por conta própria, atacando um colega de equipe, por exemplo.

As únicas formas de reduzir o estresse são utilizar personagens que possuem habilidades para isso durante a batalha, ao acampar, ou descansar na cidade participando de atividades como orar na igreja, beber na taverna e se divertir no bordel. No entanto, essas atividades também podem resultar em traços negativos (ou positivos) para o seu herói, além de custar dinheiro e deixar o personagem indisponível por um tempo.

Como jogar Darkest Dungeon / Reprodução / Red Hook

A Aldeia de Darkest Dungeon (Imagem: Divulgação / Red Hook)

4. Gerencie seu dinheiro e melhore as instalações

Gerenciar o dinheiro é essencial para o sucesso em Darkest Dungeon. O ouro é obtido ao completar expedições nas masmorras, vendendo os itens coletados durante a exploração.

Por isso, é sempre importante coletar o máximo de joias, estátuas e quadros que conseguir. Como o espaço do inventário é limitado, saber o que levar e o que descartar durante a aventura também é um desafio.

Com o dinheiro, você pode investir em melhorias nas instalações da aldeia, como a Taverna, Igreja e Bordel, para descansar seus heróis; o Ferreiro e a Guilda para melhorar os equipamentos e armaduras dos personagens; a Carruagem, para encontrar aventureiros mais preparados; e a Carroça Nômade, para comprar itens úteis.

5. Não se apegue aos heróis

Este é um fato que o próprio jogo te informa logo no começo: em Darkest Dungeon, os heróis são descartáveis. O seu único objetivo é vencer o mal presente nas masmorras que assola a sua família, e os aventureiros são apenas ferramentas neste processo.

É claro que, para ter mais chances de sucesso, você precisará de heróis experientes e muito bem treinados – e isso demanda tempo e dinheiro. No entanto, principalmente nas dificuldades mais altas, uma hora ou outra, as coisas darão errado e aquele seu herói favorito não sobreviverá para contar a história.

Quando isso acontecer, respire fundo e não desista. Essa experiência faz parte do design do game. Até lá, você pode ir treinando heróis “de backup”, mantendo um fluxo de aventureiros sempre preparados para substituir da melhor forma possível aqueles que ficarem pelo caminho.

Essas foram apenas algumas dicas para ajudá-lo no início de sua jornada em Darkest Dungeon. Parte da experiência que fez o jogo ser um sucesso está justamente em experimentar e descobrir as melhores formas de superar os desafios – e, é claro, também se dar mal e começar (quase) tudo de novo.

Darkest Dungeon está disponível para PC (Windows, Linux e macOS), Xbox One, PS4, Nintendo Switch e iPad.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando