Início » Aplicativos e Software » Windows 11 deve chegar em outubro com novos PCs; atualização fica para 2022

Windows 11 deve chegar em outubro com novos PCs; atualização fica para 2022

Imagens do Windows 11 divulgadas pela Microsoft mencionam data de 20 de outubro; empresa diz que atualização nos PCs com Windows 10 fica para o ano que vem

Felipe Ventura Por

A Microsoft disse que o Windows 11 será lançado de graça no final de 2021, sem dar uma data específica, mas a empresa vem dando vários indícios de que o novo sistema operacional chegará em outubro. No entanto, ela deixou claro que a atualização para PCs atualmente rodando Windows 10 virá só ao longo de 2022 – pelo visto, a ideia é estimular a venda de novos computadores.

Imagem oficial do Windows 11 menciona data 20 de outubro (Imagem: Divulgação / Microsoft)

Imagem oficial do Windows 11 menciona data 20 de outubro (Imagem: Divulgação / Microsoft)

Fontes dizem ao The Verge que a Microsoft planeja lançar o Windows 11 em outubro, pronto para novos dispositivos de fabricantes parceiras. Além disso, a maioria das imagens do sistema divulgadas à imprensa incluem a data de 20 de outubro na barra de tarefas.

Em outra das imagens da Microsoft, há uma mensagem do Teams – agora integrado ao Windows 11 – dizendo “animado para chegar ao 11… mal posso esperar por outubro!”.

Essa mensagem vem acompanhada pelo nome de Stevie Bathiche, engenheiro que trabalha em dispositivos Surface. É geralmente em outubro que a empresa anuncia novos produtos Surface, e liberar o sistema finalizado para OEMs parceiras seria ideal para as vendas de final de ano.

Mensagem do Teams indica que Windows 11 chega em outubro (Imagem: Reprodução / Microsoft)

Mensagem do Teams indica que Windows 11 chega em outubro (Imagem: Reprodução / Microsoft)

Além disso, a varejista Walmart promete uma “atualização gratuita para o Windows em outubro de 2021 quando disponível” nos notebooks atualmente à venda:

Walmart diz que atualização para Windows 11 chega em outubro (Imagem: Reprodução)

Walmart diz que atualização para Windows 11 chega em outubro (Imagem: Reprodução)

Atualização para Windows 11 em 2022

No entanto, talvez você precise esperar um pouco mais para instalar a atualização no seu PC atual. “O Windows 11 está previsto para o final de 2021 e será entregue ao longo de vários meses; o lançamento da atualização para dispositivos Windows 10 em uso hoje começará em 2022, indo até o primeiro semestre do mesmo ano”, avisa uma conta oficial da Microsoft no Twitter.

Claro, você poderá testar o Windows 11 em breve: uma prévia será lançada para usuários no programa Insider ainda esta semana, provavelmente nesta segunda ou terça-feira.

No entanto, isso indica que o foco do Windows 11 realmente será vender novos PCs, em vez de manter atualizados os computadores atuais. Tivemos outras pistas nesse sentido: a Microsoft disse que processadores Intel e AMD fora da lista de modelos compatíveis não poderiam instalar o update. Isso acaba excluindo CPUs lançados antes de 2017, e até mesmo alguns que chegaram ao mercado em 2018.

Windows 11 em 20 de outubro? (Imagem: Divulgação / Microsoft)

Windows 11 em 20 de outubro? (Imagem: Divulgação / Microsoft)

Com informações: Windows Latest.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
9 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

² (@centauro)

Pode ser que a MS tenha forçado pra cima os requerimentos de processador pra aumentar os seus ganhos com a venda de licenças OEM pras fabricantes parceiras?
Sim, pode.

Mas também pode ser que a MS tenha forçado pra cima os requerimentos de processador pra aumentar a segurança e a performance do sistema como um todo?
Também pode.

Pode ter sido os dois? Também pode. Pode ser que um tenha levado ao outro.

Independente, eu espero que o Windows 11 seja realmente mais seguro por causa desses requerimentos porque pelo menos a MS vai ter uma justificativa decente.

² (@centauro)

Se isso também gerar um sistema melhor pro usuário, não vejo problemas.
Você pode fazer algo bom por motivos ruins.

Mickey Sigrist (@Mickey)

Essa atualização pro Windows 11 está rendendo pano pra manga. Ela parece dar indícios de uma guinada na política de atualizações da Microsoft, não? Exclusão de vários computadores não tão antigos (modelos lançados em 2018), exigindo especificações de hardware e chips e agora adotando uma estratégia que privilegia a venda de equipamentos.

De qualquer forma, se essa espera significar uma build de lançamento mais estável e com menos bugs, prefiro assim.

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

só dela não ter exigido pelo menos 100 gb de espaço de armazenamento já me mostra que nas exigências não são tão altas assim, ela só não tá afim de testar hardware velho no primeiro momento, mantendo o foco em PCs que foram projetados já para o windows 10 e devem rodar bem o 11.

Ou ela vai liberar tudo daqui uns 2 anos ou o windows 10 vai virar um XP da vida, que ela não consegue matar nunca pq os PCs não rodam o 11.

Danílio Costa da Silva (@Daniliocs)

Foi dito que o Windows 11 vai ter apenas um grande update por ano (contra 2 no Windows 10 atualmente). Então isso me parece um indicio que a MS vai buscar dar mais estabilidade para a plataforma.

João M. (@RonDamon)

Na vdd é mais pra ter menos hardware com que lidar em updates e patches. Se já era difícil eles fazerem correções na época do XP, imagine hj em dia com bem mais hardware no mercado que na época.

Isso ao meu ver trará mais robustez pro windows, até pq ele virou meme nos últimos anos por updates bugados. Querem parar isso.