Início » Aplicativos e Software » Como instalar o Windows 11 [Insider Preview]

Como instalar o Windows 11 [Insider Preview]

Saiba como usuários do programa Windows Insider podem instalar o Windows 11 e descubra se seu PC é compatível

Victor Toledo Por

O Windows 11 já está disponível para usuários que fazem parte do programa Windows Insider. Trazendo alguns dos novos recursos anunciados, o novo sistema operacional da Microsoft pode ser baixado e instalado em máquinas compatíveis com a atualização. Veja, a seguir, como instalar o Windows 11 no seu computador.

Windows 11 (Imagem: Divulgação / Microsoft)

Windows 11 (Imagem: Divulgação / Microsoft)

Antes do passo a passo, para já ter acesso ao Windows 11 é importante lembrar que o usuário precisa fazer parte do Windows Insider. Por isso, se você já fazia parte do programa até 24 de junho de 2021, será possível instalar o Windows 11 mesmo em tendo hardware incompatível.

Se você estiver entrando agora no programa de testes da Microsoft, seu computador deverá ter processador compatível e módulo TPM 2.0. Vamos ao tutorial.

Como instalar o Windows 11

Lembre-se de que esta é uma versão de testes do Windows 11: ou seja, ela pode apresentar bugs e instabilidades constantes, justamente para que a Microsoft receba feedback dos usuários. Por conta disso, evite fazer a instalação no seu computador (ou disco) principal.

Para baixar o Windows 11, você precisa estar usando atualmente o Windows 10 no seu computador. Então, basta seguir estes passos:

  1. Abra as configurações do seu Windows 10 e vá até “Privacidade”;Windows 11 Preview (Imagem: Reprodução/Windows 11)
  2. Em seguida, clique em “Diagnósticos e comentários” e habilite a opção “Dados de diagnóstico opcionais”;Windows 11 Preview (Imagem: Reprodução/Windows 11)
  3. Retorne ao menu de configurações e clique em “Atualização e Segurança”;Windows 11 Preview (Imagem: Reprodução/Windows 11)
  4. Faça login com sua conta Windows Insider (ou crie uma conta) e escolha o “Canal Dev” para receber a atualização;Windows 11 Preview (Imagem: Reprodução/Windows 11)
  5. Na sequência, vá até à aba “Windows Update” e busque por uma nova atualização. Se estiver disponível para sua conta, você verá a instalação do Windows 11 Insider Preview.Windows 11 Preview (Imagem: Reprodução/Windows 11)

Requisitos mínimos para rodar o Windows 11

Como dito anteriormente, para conseguir instalar o Windows 11 é preciso que seu computador atenda a uma série de requisitos mínimos. Confira abaixo quais são:

  • Processador de 1 GHz com dois ou mais núcleos de 64 bits;
  • 4 GB de RAM;
  • 64 GB de armazenamento;
  • Tela HD (720p) maior que 9 polegadas;
  • Placa de vídeo ou chip gráfico compatível com DirectX 12, ou superior e com driver WDDM 2.0;
  • Compatível com UEFI, Secure Boot e TPM (Trusted Platform Module) na versão 2.0

Como ver se meu PC é compatível?

Além disso, caso você tenha dúvidas sobre a compatibilidade do sistema operacional, a Microsoft liberou uma ferramenta chamada PC Health Check para checar se o PC é compatível com a nova atualização. Veja o passo a passo a seguir.

  1. Baixe o software Verificação de integridade do PC (PC Health Check);
  2. Instale o programa;
  3. Ao abrir a ferramenta, clique em “Verificar agora”, no banner de apresentação do Windows 11.Ferramenta da Microsoft diz se seu PC pode rodar Windows 11 (Imagem: Reprodução)

Se estiver tudo certo, uma mensagem aparecerá informando “Este computador pode executar o Windows 11”, como ilustrado abaixo. Caso contrário, o problema pode estar relacionado às configurações da BIOS, com o módulo de segurança Trusted Platform Module (TPM).

pc-compativel-windows 11 (Imagem: Reprodução/Windows)

PC compatível com Windows 11 (Imagem: Reprodução/Windows)

Com informações: Microsoft.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando