Início » Telecomunicações » SpaceX quer usar internet Starlink em lançamento da nave espacial Starship

SpaceX quer usar internet Starlink em lançamento da nave espacial Starship

Para SpaceX, de Elon Musk, satélites Starlink podem fornecer dados de telemetria em voo orbital do foguete Starship

Emerson Alecrim Por

A SpaceX pretende realizar em julho ou, talvez, agosto, o primeiro voo orbital da gigantesca nave Starship. O lançamento pode ser acompanhado por uma tecnologia que, assim como o veículo, está em desenvolvimento: a companhia pediu autorização à FCC para usar a rede de dados dos satélites Starlink como apoio ao procedimento.

Foguete Starship SN9 (imagem: Flickr/SpaceX)

Foguete Starship SN9 (imagem: Flickr/SpaceX)

Os satélites Starlink foram desenvolvidos com o intuito de oferecer acesso à internet em todas as partes do mundo. Hoje, o serviço consegue alcançar taxas de transferência de dados que superam 150 Mb/s (megabits por segundo), mas o objetivo é atingir 1 Gb/s (gigabit por segundo) em uma fase mais consolidada.

Com base nisso, o serviço pode ser interessante para áreas rurais, localidades com infraestrutura de telecomunicações precária, missões em alto-mar, regiões atingidas por desastres naturais e assim por diante.

Essas são possibilidades um tanto triviais. A SpaceX entende que a rede Starlink também pode ser útil para outros fins, incluindo fornecimento de dados para apoio a missões espaciais.

Na autorização solicitada à FCC — uma espécie de Anatel dos Estados Unidos —, que pede para que terminais de comunicação com os satélites possam ser instalados na Starship, a companhia destaca que a rede deve facilitar o envio de dados entre o foguete e a infraestrutura em solo tanto no lançamento ao espaço quanto no retorno da aeronave à Terra.

Ainda de acordo com a SpaceX, a rede Starlink pode fornecer “volumes [de dados] de telemetria sem precedentes e permitir comunicação durante a reentrada atmosférica”.

Durante as fases de lançamento e reentrada, a comunicação com o foguete pode ser perdida por alguns instantes. A expectativa da empresa liderada por Elon Musk é a de que os satélites Starlink possam não só fornecer dados em tempo real relacionados ao procedimento como também atenuar esse problema.

Antena da Starlink (Imagem: divulgação/SpaceX)

Antena da Starlink (Imagem: divulgação/SpaceX)

Primeiro voo orbital da Starship

A Starship é um projeto que a SpaceX está desenvolvendo para realizar missões tripuladas à Lua e Marte. A aeronave também poderá ser usada em outras missões, como no transporte de satélites Starlink.

De acordo com Gwynne Shotwell, presidente da SpaceX, o primeiro voo orbital da Starship pode acontecer em julho, embora o procedimento dependa de uma autorização da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) que ainda não foi emitida.

Por conta disso, há boas chances de que o teste seja realizado, na verdade, a partir de agosto. Outro fator que reforça essa possibilidade é o fato de o pedido para testes com os satélites Starlink indicar como data inicial para esse fim o dia 1º do mesmo mês.

Com informações: TechCrunch, Space.

Tecnocast 193 – Uma constelação de internet

A internet via satélite vem passando por grandes transformações. Mas, apesar dos avanços, essa tecnologia ainda não é para todos. Você provavelmente não vai trocar a sua fibra ótica por uma conexão via satélite num futuro próximo.

Pra explicar melhor essa questão, conversamos com Rafael Guimarães, presidente da Hughes do Brasil. Dá o play e vem com a gente.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando