Início » Aplicativos e Software » Como funciona o PayPal?

Como funciona o PayPal?

Carteira virtual de pagamentos; saiba como funciona o Paypal, os métodos para inserir valores e vantagens do serviço

Leandro Kovacs Por

Segurança de proteção aos dados de cartões de crédito e recebimento rápido de recursos. Veja abaixo, como funciona o PayPal, quais são os métodos aceitos para pagamentos, adição de créditos, retiradas, seguros e proteções que estão vinculadas ao serviço de carteira digital com mais de 20 anos de atuação no mercado.

Como funciona o Paypal? (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)

Como funciona o PayPal? (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)

O que é o PayPal?

Basicamente, o PayPal é uma carteira digital que foi lançada no século passado, no ano de 1998 na Califórnia. Funciona como um intermediário para pagamentos e recebimentos digitais.

É possível pagar como quiser: adicionando cartões de crédito na carteira do PayPal, créditos por boletos ou transferências bancárias. Quando precisar pagar algo, basta acessar a conta com o nome de usuário e senha e escolher a forma de pagamento.

Como funciona o PayPal?

São duas formas principais de funcionamento: os pagamentos podem ser feitos através do saldo da conta PayPal ou utilizando crédito de cartões vinculados à conta.

Pagamento com saldo

O pagamento com saldo é feito após ter créditos inseridos na conta do PayPal, o que pode ser feito com cartão de crédito ou boleto. Lembrando, como estamos no Brasil, o saldo através de boleto é, normalmente, com Reais e não serve para pagamentos internacionais.

Pagamento com cartão de crédito

O usuário pode cadastrar seu cartão de crédito na conta PayPal, o que permitirá fazer compras mesmo que não tenha saldo disponível. O cartão sendo internacional já libera compras em sites internacionais feitos com moedas estrangeiras.

Pagamento com cartão de débito

Além do cartão de crédito, pode-se vincular a conta do PayPal um cartão de débito, da conta que está vinculada ao serviço ou de outra conta na qual será cobrado o valor da aquisição de produto ou serviço com a plataforma.

Recebimento no PayPal

O usuário pode receber transferências nacionais através da sua conta do PayPal e resgatar para sua conta corrente vinculada a conta da plataforma. Pode-se receber transferências internacionais, sim, mas como envolve câmbio de moedas, existe uma taxa que será descontada.

Quais são as taxas do PayPal

Em alguns casos, são cobradas taxas pelos serviços prestados pela carteira digital. Basicamente, as taxas são cobradas somente quando há conversão de moedas.

Taxas como consumidor

Operação Valor da taxa
Compra online ou em Lojas Sem taxa
Transação Pix Sem taxa
Pagamentos em outra moeda Cobrados acima da taxa de câmbio base [+3,5% (pagamentos em lote) e +4,5% (demais pagamentos)
Retiradas do PayPal (saque para conta corrente) Sem taxa

Taxas como vendedor (comerciais)

Operação Valor da taxa
Transações domésticas (taxa + valor fixo na moeda recebida) 4,79% + Tarifa fixa (em real são R$ 0,60)
Transações internacionais (taxa + valor fixo na moeda recebida 6,40% + Tarifa fixa (em dólares americanos é US$ 0,30)
Recebimentos parcelados Taxa de transação + 1,92%
Transações por Pix Sem taxa
Retiradas do PayPal (saque para conta corrente) Sem taxa

Onde posso usar o PayPal?

Muitos sites e lojas online em todo o mundo aceitam PayPal. Além disso, algumas instituições de caridade utilizam o PayPal para arrecadar fundos.

Com PayPal, pode-se enviar pagamentos para praticamente qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, só precisa ter o e-mail da pessoa que vai receber o pagamento. O remetente não paga nada pela operação, o destinatário do pagamento é quem paga as tarifas, se existirem.

Existe cashback ou programa de pontos PayPal?

Infelizmente, essa opção não existe no PayPal, pelo menos até agora. Mas, é bom lembrar que no caso do seu cartão de crédito ter um programa de pontos na qual está cadastrado, continuará acumulando seus pontos. O fato de ser utilizado no PayPal não impede seu acúmulo de pontos com o cartão em outros programas de milhagem.

Com essas informações dá pra entender um pouco como funciona o PayPal, ele foi concebido para dar segurança aos compradores virtuais no “boom” da internet no início dos anos 2000. Ainda é uma opção das mais seguras para fazer pagamentos digitais, principalmente em sites que o usuário desconhece. Boa sorte.

Com informação: PayPal.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando