Início » Jogos » Como jogar Alex Kidd in Miracle World DX [Guia para iniciantes]

Como jogar Alex Kidd in Miracle World DX [Guia para iniciantes]

Clássico do Master System está de volta e resgata os mesmos desafios de antes. Veja dicas de como jogar Alex Kidd in Miracle World DX

Vivi Werneck Por

Alex Kidd in Miracle World DX é o remake de um clássico do Master System. A versão DX traz a opção de jogar tanto com um visual todo redesenhado, mas também no modo old-school. Para os fãs do primeiro mascote da Sega, o gameplay continua com a mesma dose de desafio e até os mesmos “macetes”. É novo no game? Então dá uma olhada em dicas iniciais de como jogar Alex Kidd in Miracle World DX.

Alex Kidd in Miracle World DX será lançado no Brasil (Imagem: Divulgação/Merge Games)

Como jogar Alex Kidd in Miracle World DX (Imagem: Divulgação/Merge Games)

Como jogar Alex Kidd in Miracle World DX [Dicas básicas]

1. O modo retrô pode ajudar em algumas fases

Uma das novidades deste remake de Alex Kidd é a possibilidade de alternar entre o visual totalmente refeito do jogo e o clássico. Tudo isso apenas apertando um botão e sem precisar ir no menu. Além de dar uma ideia de como os cenários e personagens eram antes, o modo retrô pode te ajudar em algumas fases.

Não que o jogo vá ficar mais fácil com o visual clássico, mas certos elementos de cenários – criados na versão DX – podem atrapalhar um pouco a visualizar ataques dos inimigos ou armadilhas no mapa. Você notará, com o visual no modo DX, que o game agora tem planos diferentes e as coisas não ficam chapadas em uma camada só (como no visual clássico).

Em certos momentos, há planos que sobrepõem onde está acontecendo a ação do gameplay. Por exemplo: na fase da floresta, algumas árvores (em primeiro plano) escondem momentaneamente a visão que se tem de Alex e dos inimigos. Se não estiver atento, você pode ser atingido por algum coco que “passou por trás da árvore”.

Quando notar que algum elemento do cenário está tapando a sua visão, ou mesmo que esteja em dúvida se pode pisar em um determinado tipo de chão ou não, basta alternar para o modo retrô e ter uma visão mais clara das coisas.

2. Acostume-se com a movimentação

As mecânicas de movimentação de Alex Kidd DX são exatamente as mesmas da versão original. Como os controles de movimento do Master System eram limitados ao direcional em cruz, você notará que os pulos do personagem são bem lineares.

Dito isso, um dos maiores desafios (se não for o maior) do gameplay é aprender a lidar com os saltos do príncipe orelhudo, ou melhor, onde ele vai aterrissar. Infelizmente, não há fórmula mágica aqui; é erro e acerto mesmo. Se você tem o costume de jogar games de plataforma retrô, como Super Mario Bros e afins, é provável que tenha um pouco mais de facilidade neste quesito.

Alex Kidd in Miracle World DX

Como jogar Alex Kidd in Miracle World DX (Imagem: Divulgação/Merge Games)

3. Corra e deslize para passar por baixo

O jogo não te dará essa dica (na verdade, ele não te dá dica alguma), mas é possível deslizar por baixo de alguns obstáculos, onde Alex normalmente não passaria simplesmente andando. Como o personagem não tem uma ação de “dash”, ou deslizada, nativa é necessário improvisar.

É interessante dar uma olhada além desses blocos “intransponíveis”, pois geralmente há alguma sala bônus, consumíveis ou dinheiro para ser coletado. Ao avistar algum bloco que não tenha como passar andando, tome um pouco de distância, vá em direção ao obstáculo e pouco antes de bater nele pressione, enquanto se movimenta, o direcional para baixo.

Você pode não conseguir de primeira, mas continue tentando que pegará o jeito. Uma vez que Alex conseguir passar um pouco por baixo do bloco, você terá a impressão que ele “bugou” no lugar, mas é isso mesmo. Continue pressionando o direcional para a direção que deseja ir e o personagem passará por baixo do obstáculo. Para voltar é só refazer o procedimento.

4. Não guarde dinheiro, vá às compras!

Em Alex Kidd in Miracle World DX há inúmeras oportunidades de coletar dinheiro, que será necessário para comprar itens nas lojas do jogo (localizadas no início de algumas fases). Você terá sempre três opções de compra e alguns itens, como a moto e o helicóptero, só podem ser encontrados nestes exóticos estabelecimentos.

Se tiver dinheiro para isso, limpe a loja toda. Até porque se perder todas as vidas, e recomeçar a fase, todo o seu dinheiro será perdido (seus itens também, mas ao menos terá tido a oportunidade de usá-los). Outros consumíveis, como vida extra e o anel (que faz com que Alex atire com socos) também podem ser encontrados quebrando blocos com um sinal de interrogação.

Não tenha medo de usar as vidas infinitas em Alex Kidd in Miracle World DX (Imagem: Divulgação/Merge Games)

Como jogar Alex Kidd in Miracle World DX (Imagem: Divulgação/Merge Games)

5. Aprenda o comportamento dos inimigos

Tanto os inimigos comuns (como escorpiões, peixes e abutres) quanto os chefes de fase têm movimentos e ataques padronizados. Isso, inclusive, é uma das marcas do gameplay de plataforma mais old school. A parte boa disso é que decorar o comportamento dos adversários te dará uma vantagem para enfrentá-los e até qual item usar contra eles, se for o caso.

De uma forma geral, e quando não for apenas uma disputa de pedra, papel e tesoura, os inimigos alternam sua posição da direita para a esquerda – ou pulando de um lado para o outro ou correndo. Atenção para alguns objetos que eles podem lançar em direção a Alex. Esses projéteis também têm movimentos pré-determinados.

Se mesmo assim sentir que está sofrendo mais do que gostaria para passar de um boss, não se sinta mal em ativar a opção de vidas infinitas, no menu do jogo. Tenha atenção apenas que, uma vez que ativar essa ajuda, só poderá desativá-la se começar um save todo de novo.

Alex Kidd in Miracle World DX é um jogo muito bonito visualmente, mas não se engane pelos coloridos. Ele continua sendo tão desafiador quanto o clássico do Master System.

Espero que essas dicas iniciais possam te ajudar na sua aventura. Boa sorte!

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando