Início » Negócios » Voos da United terão Bluetooth para ouvir séries e filmes no Boeing 737 Max

Voos da United terão Bluetooth para ouvir séries e filmes no Boeing 737 Max

Restrições de isolamento nos EUA seguem diminuindo, e a United Airlines quer atualizar sua frota de jatos com o novo sistema Bluetooth para o pós-pandemia

Pedro Knoth Por

Como parte de sua nova frota de aeronaves 737 Max 8, a companhia aérea americana United Airlines disponibilizou conexão Bluetooth para que clientes assistam filmes e séries durante voos. Passageiros podem conectar seus aparelhos wireless para aproveitar a viagem — mudança que acompanha a tendência de abandonar gadgets com fio de grandes empresas de tecnologia.

Avião da United Airlines (Imagem: raymondclarkeimages/ Flickr)

Avião da United Airlines (Imagem: raymondclarkeimages/ Flickr)

United vai atualizar aviões antigos com Bluetooth até 2025

Com vacinação em ritmo avançado nos EUA, muitos americanos estão retomando a frequência de voos que faziam antes da pandemia. Em um país de dimensões continentais, isso significa horas de viagem que companhias precisam preencher com entretenimento.

A United Airlines adotou a conexão Bluetooth para os recém-encomendados Boeing 270 Max e para sua nova frota de aeronaves 737 Max 8 e 737 Max 10. A companhia reforçou que deve fazer o upgrade de conexão remota a aviões mais antigos até 2025. O plano de melhorias tem nome: United Next.

Jason Rabinowitz, jornalista especializado em aviação, listou as mudanças feitas nos novos jatos da United no Twitter. O sistema de áudio Bluetooth para passageiros é desenvolvido em parceria com a divisão de entretenimento de voo da Panasonic.

Conexão simultânea de Bluetooth pode ser um problema

No Brasil e em outros lugares do mundo, companhias aéreas oferecem um sistema de áudio para ver filmes ou séries durante o voo que que funciona à base de fios. Os conectores de 3,5 mm (P2) geralmente dão para o gasto, mas podem ser insuficientes — especialmente agora que marcas como Apple focam em fones sem fio, como os AirPods.

A mudança pode levar ao resto do mercado de aviação a se adaptar para levar ao Bluetooth dentro de suas aeronaves. O The Verge escreve que as telas localizadas na traseira da poltrona oferecem um áudio ultrapassado — problema presente em aviões de concorrentes da United Airlines, como Delta Airlines e JetBlue.

Contudo, um Boeing 737 Max 8 pode ter de 138 a 204 assentos a depender da classe da aeronave. Isso significa que voos podem ter, simultaneamente, centenas de pessoas tentando conectar seu aparelho Bluetooth ao mesmo tempo — imagine escolher seu aparelho precisamente para a sua tela sensível ao toque. A United diz que os modelos Max 8 e 10 vão decolar das pistas para realizar viagens comerciais a partir de 2023.

No Brasil, a Azul Linhas Aéreas anunciou no dia 17 deste mês um serviço de Wi-Fi gratuito a bordo de seus aviões. É uma quebra paradigma no mercado — Gol e Latam oferecem a rede de graça por um determinado período, e depois passam a cobrar pelo consumo.

A Azul disse em comunicado que o Wi-Fi grátis está presente em 17 aeronaves, mas que pretende ampliar o serviço para mais aviões até o final do ano.

Com informações: The Verge e Engadget

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

² (@centauro)

Eles não removendo a entrada P2 tá bão.

LekyChan (@LekyChan)

isso vai dar um lag