Início » Jogos » Como jogar Civilization VI [Guia para iniciantes]

Como jogar Civilization VI [Guia para iniciantes]

Jogo de estratégia em turnos pode confundir bastante no início. Veja dicas de como começar a jogar Civilization VI

Vivi Werneck Por

Civilization VI é um jogo de estratégia em turnos com gameplay similar aos seus antecessores. Seu objetivo é desenvolver uma civilização de simples colonos a um império poderoso. Para isso, é necessário alcançar algumas condições de vitória, como: dominação, tecnologia, cultura e religião. Está perdido em tantas opções? Então dá uma olhada em dicas básicas de como jogar Civilization VI.

civilization-vi

Como jogar Civilization VI (Imagem: Divulgação/2K Games)

Como jogar Civilization VI [Dicas básicas]

1. Ajuste a dificuldade e consulte a Civilopédia

Se esta for sua primeira vez jogando Civilization VI pode ser interessante começar no nível mais básico possível e, assim, se familiarizar com as mecânicas. Para iniciantes, a dica é ajustar a dificuldade para “Colono”. Isso vai te permitir aprender com mais calma sem ter que se preocupar tanto com outras civilizações, controladas pelo computador, ou ataques de Bárbaros (que serão seu principal problema, no início).

Em qualquer momento que tiver dúvidas do que fazer, não deixe de consultar a Civilopédia – clicando na aba com um ponto de interrogação. Você pode encontrá-la na parte superior direita da tela. Neste guia é possível encontrar informações sobre as habilidades dos líderes, unidades, detalhes de cada recurso e etc.

2. Explore o mapa e planeje suas construções

Conhecer e entender o mapa, especialmente nas proximidades do seu território, é crucial para evoluir sua civilização. Você precisa explorar para buscar matéria-prima, fontes de água, locais estratégicos para expandir suas cidades e etc. Envie batedores para os arredores do seu assentamento e aproveite para fazer contato com outras cidades. Assim você já poderá ter uma ideia de potenciais aliados ou inimigos.

Com os recursos que conseguir, tanto explorando o mapa quanto por meio de rotas comerciais, planeje suas construções de forma a não desperdiçar matéria-prima e focando em que rumo pretende dar para sua cidade em ascensão.

Em Civilization VI, você terá a oportunidade de construir distritos, nos entornos da cidade. Posicioná-los bem é muito importante para o rumo que pretende dar à sua civilização. Construir um distrito comercial próximo a rios, por exemplo, gera mais receita. Planejar e especializar suas cidades é primordial para tirar o máximo proveito do seu império.

civilization vi / divulgação / 2k games

Como jogar Civilization VI (Imagem: Divulgação/2K Games)

3. Escolha um líder que combine com seu estilo

No game, você pode jogar com 20 civilizações que possuem bônus, unidades, construções, distritos e upgrades únicos. Cada uma delas também tem um objetivo diferente (exemplo: mais voltada para o militarismo ou com foco em tecnologia).

Se está começando agora, uma dica é escolher um líder com foco em ciência. Escolher um governante que mira em cultura pode ser complicado a longo prazo; dominadores são difíceis porque demandam de grandes exércitos e muita infraestrutura.

Líderes com foco em religião irão quase sempre te levar a guerras. Escolhendo vitórias com foco em ciência permitirá conquistar territórios com uma força militar modesta, enquanto seus investimentos em tecnologia trarão melhorias para seus distritos. Essa é uma forma também de testar o sistema de diplomacia e conquistar aliados.

4. Entenda suas condições de vitória

Como já mencionado aqui, há quatro condições para sua vitória e sucesso como civilização neste sexto jogo da franquia: dominação, ciência, cultura e religião.

Dominação, como já é presumível, necessidade de muito poder militar. Uma vez que conquistar todas as capitais das nações, além da sua, você estará no topo do mundo. Para focar sua vitória na ciência será necessário pesquisar tecnologias específicas, mais para o final do jogo, além de lançar um satélite, chegar à Lua e ter uma colônia em Marte. Cada uma dessas etapas necessitam de projetos de construções especiais.

Vencer com foco em cultura pode parecer mais fácil, mas dá um bocado de trabalho. Você precisará assegurar tratados para manter fronteiras abertas, encontrar artefatos arqueológicos, obras de arte, locais sagrados que permitam a peregrinação, abertura de parques nacionais e etc. Quanto mais o tempo passar, mais difícil será manter um número de visitantes superior que em outras nações.

Por último, Civilization VI traz um novo modo de vitória com foco em religião. Para alcançar este objetivo, busque por locais de adoração e sagrados; crie também agentes religiosos como apóstolos, missionários e inquisidores. A condição de vitória, nestes termos, é converter no mínimo metade de cada outra cidade à sua fé. O divertido desse caminho é que você pode dar o nome que quiser à sua religião.

5. Faça bom uso das rotas comerciais

Na verdade, cuide dessas rotas comerciais como se fossem filhos. Em Civilization VI, o sistema de criação de estradas foi melhorado e não é mais aquela atividade tediosa de enviar trabalhadores para pavimentar o caminho.

Agora, as estradas entre cidades são construídas, automaticamente, ao longo de rotas comerciais. Esse novo sistema acelera o desenvolvimento das coisas e, no caso de uma guerra, essas rotas também podem ser usadas para levar reforços até a área em conflito mais rapidamente.

Se estiver focando numa vitória cultural, por exemplo, você usará bastante esses caminhos para enviar caravanas para outras cidades. Quanto mais aliados conseguir conquistar (e manter) mais proveitosas essas rotas serão também.

Essas foram algumas dicas básicas para dar os primeiros passos em Civilization VI. Há muito o que se fazer, criar e gerenciar no jogo. Tenha atenção às suas estratégias, paciência e boa sorte!

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando