Windows 11 dá estimativa de tempo necessário para instalar atualizações

Microsoft quer facilitar atualizações no Windows 11 com updates menores e previsão de tempo necessário para instalação

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Windows 11 terá estimativa de tempo necessário para atualizações (Imagem: Reprodução/XDA Developers)

Windows 11 terá estimativa de tempo necessário para atualizações (Imagem: Reprodução/XDA Developers)

Uma das promessas da Microsoft com o lançamento do Windows 11 é de que o sistema irá se adaptar à rotina dos usuários. Isso inclui as atualizações, que além de terem menor tamanho, poderão ser realizadas em segundo plano. Agora, há outra novidade nesse sentido: a plataforma vai dar uma estimativa de tempo necessário para a instalação de cada atualização.

Como reportou o XDA Developers, a previsão irá aparecer no menu Iniciar, entre as opções de desligamento do PC, e no aplicativo de Configurações, dentro do Windows Update. O tempo deve compreender todo o processo de reinicialização do PC e instalação da atualização.

Ainda não se sabe com certeza qual será a base utilizada para o cálculo da estimativa, mas provavelmente o processo irá levar em conta os atributos de hardware e o tipo de atualização que será instalada.

Windows 11 terá estimativa de tempo necessário para atualizações (Imagem: Reprodução/XDA Developers)

Windows 11 terá estimativa de tempo necessário para atualizações (Imagem: Reprodução/XDA Developers)

Segundo a Microsoft, aprendizado de máquina é um dos conceitos-chave do Windows 11, o que esperançosamente deve ajudar a tornar as previsões de tempo necessário para atualizações mais precisas.

Atualizações no Windows 11 devem ser até 40% menores

Durante a apresentação do Windows 11, o chefe de produto Panos Panay afirmou que o sistema proporcionará atualizações 40% menores. É possível que, de forma geral, a Microsoft realize a maior parte da instalação enquanto você pode executar outras tarefas, requisitando a reinicialização apenas para finalizar o processo — algo semelhante ao que acontece no Android, por exemplo.

Nesse cenário, a estimativa de tempo necessário para a instalação deve ser especialmente útil em casos de atualizações maiores. Mas teremos que esperar para ver o recurso em ação. Por enquanto, a atualização disponível na prévia para desenvolvedores parece estar mostrando uma previsão de cinco minutos para a maioria das pessoas. Resta saber o quão precisa a função pode ser ao considerarmos um ecossistema diverso de dispositivos compatíveis.

Com informações: XDA Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados